Cidadeverde.com

Semjuv discute propostas de enfrentamento à violência no Promorar

Imprimir
  • IMG_9609.jpg Wilson Filho
  • IMG_9606.jpg Wilson Filho
  • IMG_9604.jpg Wilson Filho
  • IMG_9602.jpg Wilson Filho
  • IMG_9599.jpg Wilson Filho
  • IMG_9595.jpg Wilson Filho
  • IMG_9582.jpg Wilson Filho

A Secretaria Municipal de Juventude de Teresina (Semjuv) reuniu jovens e a comunidade dos bairros Promorar e Vila Santo Antônio, zona Sul de Teresina, na manhã desta sábado para discutir estratégias de enfrentamento à violência. O Promorar foi uma das regiões de Teresina onde foi registrado o maior número de casos de violência no levantamento divulgado pela polícia dos primeiros seis meses de 2014. 

A coordenadora de monitoramento da Semjuv, Tâmara Feitosa, explica que a oficina faz parte de uma ação do comitê gestor Juventude Viva que tem o objetivo ouvir as demandas dos jovens em relação ao enfrentamento da violência. "O comitê gestor é um grupo formado por pessoas da sociedade civil organizada e organizações não governamentais que estão discutindo a construção de um plano, que deve ter ações estratégicas de enfrentamento a violência". 

Os dados mostram que a violência tem atingido, principalmente, a juventude negra, pobre e que mora na periferia, não só no Piauí, mas em todo o país. "O Juventude Viva é federal e Teresina aderiu em dezembro do ano passado. O primeiro passo foi implementar o comitê gestor e o próximo é a construção do plano. E como o plano é para juventude, estamos hoje ouvindo os jovens". 

Morador do Promorar, Cledilson Araújo, disse que ouvir os jovens é importante para conhecer a realidade do bairro. "É importante para saber a nossa realidade, as dificuldades e o que acontece dentro da nossa comunidade. Vivemos numa comunidade totalmente violenta, aonde o crime impera e há muitos conflitos de gangues. Temos que criar uma responsabilidade dentro da nossa comunidade para solucionar esse problema, porque hoje a situação ta difícil. Queremos que sejam realizados cursos, atividades de esporte e lazer, coisa que aqui não tem. Concordo com a vinda da polícia, porque é necessário a população se sentir segura, mas queremos algo além disso, por isso reivindicamos mais políticas publicas".  

O Promorar foi uma das regiões de Teresina onde foi registrado o maior número de casos de violência, sobretudo com envolvimento dos jovens. O bairro chegou, inclusive, a receber uma ação mais ostensiva da Polícia Militar para reduzir os índices de criminalidade e violência da região.

Esse é o segundo encontro pormovido pela Semjuv. O primeiro aconteceu na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. "Nós levaremos esses encontros a outras regiões da cidade para que as estratégias possam ser definidas e constarem no Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra os Jovens. As sugestões serão utilizadas para embasar as ações do poder público no enfrentamento da violência”, frisou o secretário municipal de Juventude, Allan de Miranda Cronemberger.

Entre os grupos que participaram estão “A Irmandade”, jovens de terreiros, jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Pastoral da Juventude da Igreja Católica, grupos de hip hop, moradores e demais entidades assistidos por meio da Fundação Viver com Dignidade. 

Estão previstos encontros ainda no Satélite, Alto da Ressureição e Vila Irmã Dulce. “Esses cinco bairros foram selecionados porque, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública são as regiões onde foram registrados os maiores índices de violência, sobretudo envolvendo a juventude. Queremos ter o diagnóstico da situação e ouvir da juventude propostas para o enfrentamento da violência”, pontua Tâmara Feitosa.

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)

[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais