Cidadeverde.com

Serviços e comércio impulsionam crescimento de Floriano

Imprimir
  • shopflo5.jpg Divulgação
  • shopflo4.jpg Divulgação
  • shopflo2.jpg Divulgação
  • shopflo1.jpg Divulgação
  • shopflo.jpg Divulgação

O Piauí é um estado em completa expansão econômica, populacional e comercial. De acordo com os últimos números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pela Fundação Cepro, em parceria com o IBGE, o Piauí vem ganhando importância e dinamismo seja em função do aumento da produção agrícola, da diversificação de culturas, mas, principalmente, pelo avanço na produtividade. Em 2011 - último PIB lançado pelos pesquisadores - houve acréscimo de 6,1% em comparação ao ano anterior, segundo Joana D’arc, pesquisadora responsável pelo estudo. “No ano de 2011 o Piauí obteve uma taxa de crescimento quase duas vezes e meio a mais que a experimentada pelo País, observando-se crescimento em todos os setores econômicos: Agropecuária, Indústria e Serviços”, explica. De acordo com a pesquisa, nos últimos quatro anos o Estado cresceu em média 6,32% ao ano, enquanto que o Brasil no mesmo período cresceu 3,92%.

Dentre as áreas de maior crescimento, destaca-se a região sul do Piauí. Cidades como Floriano, Bom Jesus, Uruçuí, São Raimundo Nonato dentre outros; apresentam crescimento acima da média nacional. “Os vetores econômicos do Sul do Piauí são fortes não apenas para ele, mas para todo o Brasil. Se nos organizarmos na iniciativa pública e privada o Piauí pode ser uma das regiões que mais vai crescer, principalmente na agricultura, mineração e energia”, explica o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no estado, André Baia.

Segundo ele, esses três setores já são realidade na região Sul do estado e complementa economicamente áreas como: serviços, comércio, educação, dentre outras. “Apostamos muito na região sul do Piauí, e o mais importante é essa sintonia que tem que haver entre os setores público e privado para, definitivamente, transformarmos toda essa potencialidade em emprego, desenvolvimento e renda para a população”, conclui ele. 

Um dos investidores presentes no sul do Estado, o gaúcho Bob Ziegert, está há 11 anos no Piauí atuando no plantio de grãos no cerrado e mineração de ferro e ouro no semiárido, além de um trabalho de reflorestamento em Canto do Buriti e um resort no litoral. Segundo afirma, a escolha do sul do estado, por ele e pelos sócios, para a construção dos seus empreendimentos se deu pelas riquezas e potenciais existentes na região. “Essa, hoje, é uma realidade clara, as riquezas do sul do Piauí são espetaculares e ainda há muito por se fazer”, explica. Para ele, a entrega da Transnordestina e da Transcerrados crescerá ainda mais essa realidade econômica da região devido à melhoria estrutural e da logística de distribuição.

Números 

De acordo com o PIB Municipal, em 2011 o município de Floriano, que é conhecido como a porta de entrada do desenvolvimento econômico do sul do Piauí, esteve na quinta posição no ranking das economias municipais. Somente o setor Serviços teve participação de 81,8% na formação dos recursos municipais, seguido pelo setor industrial com 15,4% e agropecuária com 2,8%. As principais atividades foram: Comércio, APU, Aluguel e Intermediação Financeira.

“Hoje Floriano corresponde ao quinto maior PIB do Piauí (quase 600 milhões) sendo considerada como cidade-polo nas áreas de saúde e educação.   Sua situação geográfica é privilegiada, bastando dizer que, como ponto central de um raio de 800 a 1100 kms pode confluir interesses estratégicos economicamente em capitais como Teresina, São Luís, Fortaleza, Recife, João Pessoa, além de várias outras cidades importantes do Nordeste. Possui ainda uma atividade comercial intensa que atrai diretamente a população de cerca de 30 cidades vizinhas”, descreve empolgado o prefeito de Floriano, Gilberto Guerra Junior.

Para ele, a cidade de Floriano tem sido reconhecida como grande centro de desenvolvimento. “Além de um novo terminal rodoviário, um aeroporto reformado e com balizamento noturno, a cidade se prepara para um incremento maior ainda na saúde (com a construção de um hospital regional de alta resolutividade), o que possibilitará igual avanço na educação com a instalação de um curso de medicina, além de muitas outras iniciativas”, destaca o prefeito. 

Floriano Princesa do Sul

Floriano está entre as maiores cidades do Piauí em população e área urbana. A cidade conquistou sua condição de Portal de entrada do Sul e Sudeste do Piauí – exercendo forte influência em 25 municípios maranhenses e piauienses que se desenvolvem em torno. É umas das regiões que mais deve se desenvolver no Piauí e no Brasil nos próximos anos e será o escoadouro das riquezas minerais e da produção de grãos dos cerrados piauienses.

Nessa perspectiva de crescimento a Construtora Estrela da Manhã está construindo o primeiro Shopping Center da região. Moderno, arrojado e funcional, será um marco no desenvolvimento comercial e de serviços. “Floriano está estrategicamente localizada dentro do Estado, é a porta de entrada do Sul piauiense; uma região rica”, declara Jorge Riso, responsável pelo planejamento e marketing do Shopping Floriano.

O prefeito da cidade, Gilberto Guerra Junior, explica que a visão empreendedora de um complexo comercial moderno, como o Shopping Floriano, será mais um grande incremento para a tradição mercantil da cidade. “O IDH (índice de desenvolvimento humano) de Floriano, segundo dados recentes do PNUD, é o segundo maior dentre as cidades do Piauí. Isso prova que possui excelentes expectativas para o sucesso de um empreendimento voltado para demanda de consumidores socioeconomicamente mais exigentes”, pontua.

O empreendimento terá um espaço para restaurante de 541,18 m², com acesso interno e externo, duas lojas âncora, sendo uma de 581,61m² e outra de 1.548,00m², praça de alimentação refrigerada com 12 lojas, parque de brinquedos com 436,00 m², três cinemas refrigerados, dois Bancos, Mall com 8 metros de largura e 276 metros de extensão.

O Shopping Floriano será localizado no meio do polo educacional, na BR-343 (trecho Floriano-PI a Jerumenha-PI), no bairro Rede Nova, dispondo de uma área de 39.120,06 m². Sua localização permitirá maior lucratividade para o lojista e fácil acesso para compradores e fornecedores. 

 

Rosa Rocha (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais