Cidadeverde.com

Servidores denunciam falhas de gestão na Evangelina Rosa

Imprimir
Atualizada às 11h50
 
A vereadora Teresa Britto (PV) apresentou, durante audiência pública na Câmara de Vereadores, as fotos que tirou na maternidade Evangelina Rosa, no mês passado. 
 
 
As imagens denunciam sujeira e falta de estrutura do local. A parlamentar, ao se pronunciar, declarou que os funcionários da maternidade reclamam também da falta de médicos e denunciam a falta de vagas para atender a demanda.
 
 
"Temos uma série de reclamações sobre a diretoria da maternidade. É lixo nos corredores, infiltrações nos banheiros, problemas na alimentação, sujeira nas enfermarias. São muitos problemas e observamos que é culpa da gestão. Estamos ouvindo as explicações e vamos cobrar mais uma vez mudanças naquela maternidade", afirmou Teresa.
 
A assistente social da maternidade, Joana D'arc da Cruz, reforçou os problemas de gestão. A classificação de risco acontece de forma capenga. O acolhimento não acontece. Estas coisas que acontecem colocam a maternidade nessa situação atual. Afirmo que falta gestão, competência e vontade", argumentou.
 
 
Segundo a vereadora, os servidores alegam que há um problema de gestão no órgão. Ela acrescentou ainda que no ano de 2013, o Ministério Público contabilizou 13 mortes na Evangelina Rosa.
 
 
Em seu discurso, o diretor da maternidade, Francisco Martins, rebateu as críticas. Ele garantiu que a instituição tem à disposição permanente uma equipe de pedreiros, marceneiros e encanador. 
 
 
Disse ainda que já solicitou que os médicos, especialmente pediatras, fiquem, com exclusividade na maternidade, já que atualmente são enviados para o Hospital Infantil, o que prejudica os atendimentos na Evangelina Rosa.
 
De acordo com o diretor, a maternidade realiza entre mil e 1.100 partos por mês e 14% dos bebês nascem prematuramente.
 
Postada às 8h45
 
A Câmara de Vereadores de Teresina realiza nesta quarta-feira (25) uma audiência pública para discutir os problemas de atendimento da Maternidade Dona Evangelina Rosa. 
 
 
Também será dado destaque às condições físicas do local. Recentemente a vereadora Teresa Britto (PV) visitou a maternidade e divulgou fotos da estrutura precária, especialmente dos banheiros usados pelas pacientes.
 
 
Confirmaram presença no evento representantes do Ministério Público Estadual, da OAB-PI, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e diretores da maternidade. A audiência é proposta pela vereadora Teresa Britto, presidente da Comissão de Saúde.
 
Jordana Cury
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais