Cidadeverde.com

Servidores técnico-administrativos da Ufpi iniciam greve nesta quinta (28)

Imprimir

A categoria dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) estará reunida em assembleia geral extraordinária nesta quinta-feira (28), às 9:30, na praça da Prefeitura Universitária, Campus Ministro Petrônio Portella, para deflagrar greve por tempo indeterminado no Piauí.

O presidente do Sintufpi comentou sobre o movimento paredista da categoria e declarou que a greve será iniciada devido aos repetidos descumprimentos de acordos por parte do governo federal. 

"Também tempos perdas salariais acumuladas de 2011 para 2016, que já somam mais de 27%; a discrepância salarial entre os três poderes e a falta de concurso público, estão entre os vários fatores que causaram o descontentamento dos técnico-administrativos do Brasil. Há um sentimento de frustração na nossa categoria em relação à política econômica do governo atual", disse.

Outros Sindicatos dos trabalhadores técnico-administrativos das Instituições Federais também vão dar início ao movimento paredista nesta quinta-feira.

As pautas nacionais da categoria dizem respeito ao índice de 27,3% no piso da tabela considerando as perdas de janeiro de 2011 a julho de 2016; oprimoramento da Carreira com correção das distorções, levando em consideração a racionalização, piso e step, o reposicionamento dos aposentados e concurso público via RJU para todas as classes.

Além disso, pedem turnos contínuos com redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e sem redução salário; creches nas Universidades; cobrar do governo a efetivação da Política Nacional de Capacitação; educação tem de ser prioridade – suspensão imediata dos cortes nas Instituições de Ensino e recomposição do orçamento;

As pautas locais estão relacionadas à solicitação de uma política de Capacitação e Qualificação para os TAES; fim do assédio moral; contra os desvios de função e pedido imediato de concurso público. 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais