Cidadeverde.com

Sesapi anuncia implantação de 4 centros para tratamento de câncer

Imprimir
  • DSC_5245.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5228.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5216.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5215.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5212.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5210.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5203.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5195.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5192.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5188.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5183.jpg Márcio Sales/ Sesapi
  • DSC_5162.jpg Márcio Sales/ Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde lançou na manhã desta quarta-feira (27) o Plano Estadual de Oncologia que deve descentralizar o atendimento a pacientes com câncer. Atualmente, apenas Teresina possui unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender esses pacientes. O plano prevê a expansão da cobertura assistencial no Piauí, com a implantação de uma Unidades de Alta Complexidade em Oncologia nas cidades de Parnaíba, Picos, Bom Jesus, além de mais um centro para a capital Teresina. 

Para o secretário de saúde Mirócles Veras, a descentralização do serviço deve melhorar o atendimento aos pacientes. “Eu tenho certeza que com um plano desses, nós vamos salvar muitas vidas. Vamos conseguir fazer o diagnóstico preventivo e evitar o óbito. Com a descentralização da oncologia de Teresina haverá uma qualidade aos pacientes da região norte e na região sul. A cidade de Parnaíba já tem um serviço pronto. Ele não está ainda habilitado e credenciado, mas está pronto. A prefeitura vem há muito tempo tentando viabilizar a oncologia em Parnaíba, mas precisávamos desse plano estadual para discutir essa ação. Até o final do ano estaremos fazendo cirurgias oncológicas e quimioterapia”, afirmou.

Segundo a coordenadora de saúde da mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé, a estimativa  para 2014 é que cinco mil novos casos de câncer sejam diagnosticados no Piauí. O câncer de mama é o que mais acomete pacientes. De 2008 a 2013 foram 3.242 registrados. Destes, 467 pertencem ao Maranhão. Os tipos de câncer que mais matam no estado são pulmão, com mais de 10% dos casos, seguido da neoplasia maligna da próstata. Aparecem ainda mama e colo do útero.

Os recursos para operacionalização do plano serão oriundos de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. De acordo com o oncologista Glauto Tuquare, a descentralização vai trazer mais qualidade de vida ao paciente. “Quando o plano tiver totalmente implantado, com as unidades de saúde credenciadas, o paciente vai poder ir e voltar no mesmo dia quando for dar continuidade ao tratamento numa cidade-sede”, afirmou.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, considera a ação importante para alavancar recursos. “É fundamental que nós possamos alavancar recursos a partir desse plano. É fundamental que nós possamos fazer essa descentralização tão necessária no estado. É uma conquista importante da nossa saúde pública”.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do Plano, que aconteceu no Palácio de Karnak, o secretário de governo Freitas Neto, além dos prefeitos de Bom Jesus, Marcos Elvas, de Picos, Kléber Eulálio e de Parnaíba, Florentino Neto.

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais