Cidadeverde.com

Sesapi anuncia mamógrafo móvel em lançamento do Outubro Rosa

Imprimir

O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, participou do lançamento do projeto Outubro Rosa 2014, que aconteceu na noite desta sexta-feira (15), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o gestor anunciou novos investimentos em serviços ligados à oncologia, sobretudo, à assistência de mulheres, na prevenção e no tratamento do câncer de mama.

"O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres do mundo inteiro e, infelizmente, no Piauí não tem sido diferente. Por isso a extrema relevância de dar continuidade ao Outubro Rosa, que faz brotar na sociedade o alerta contínuo da prevenção e do tratamento adequado do câncer", pontuou o secretário.

O projeto Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2007, marcando entre as mulheres os cuidados adequados contra o câncer. Durante o mês inteiro, prédios e estruturas públicas de maior representatividade nas capitais de todo o país são iluminadas com lâmpadas de cor rosa: a mais feminina de todas as cores.

Aliado a isso, a iniciativa privada e o poder público unem forças para realizar exames gratuitos, em especial, a mamografia, e outros serviços de saúde e de educação, no sentido de tornar claras as diretrizes necessárias para evitar a doença.

"Neste ano, especialmente, participaremos ativamente das atividades do Outubro Rosa, com a realização de cerca de mil mamografias que serão realizadas em espaços públicos, através de um caminhão totalmente equipado que adquirimos para este fim. Além disso, na próxima semana, lançaremos o Plano de Oncologia do Estado do Piauí, que vai assegurar uma melhor assistência a toda a população. Nós estamos sensíveis a essa causa e dispostos a ajudar como for preciso", disse. Mirócles.

No Piauí o Outubro Rosa 2014 é coordenado pela Fundação Maria Carvalho Santos, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama.

Durante a solenidade houve a troca de faixa entre as madrinhas do Outubro Vânia Guerra (2013) e Anna Andrade, escolhida para 2014. Foram apresentados ainda os kits para caminhada deste ano que acontece no dia 11 de outubro.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais