Cidadeverde.com

Sílvio quer parceria com cidadão para melhorar a área da segurança pública

Imprimir

Fazer uma segurança pública avançando para a compreensão sobre as causas da violência é a principal meta do plano de governo do candidato a reeleição Zé Filho (PMDB) e o candidato a vice-governador, Sílvio Mendes (PSDB). A parceria com a comunidade e o cidadão é o foco da proposta da coligação "Piauí no Coração", que entende a segurança pública como uma área complexa e multidimensional.

 No plano de governo da coligação Piauí no Coração existem iniciativas voltadas para a ampliação de mecanismos de prevenção primária como a difusão da cultura de paz nas escolas públicas e privadas. "O aspecto principal é compreender as causas da violência, com um combate a droga que seja eficiente, ações sociais de base e o combate à desigualdade social com a compreensão do crescimento e desenvolvimento econômico", frisa o candidato a vice-governador.
 


Um dos focos do plano de governo seria o fortalecimento das forças policiais do Estado. “É preciso reavaliar o efetivo da Polícia Civil e da Polícia Militar que vem de muito tempo sem ser reposto”, analisa Sílvio Mendes. As ações passam também pela interiorização das atividades de perícia criminal bem como a implantação de políticas de valorização profissional e a ampliação de serviços de tecnologia da informação e comunicação das instituições de segurança pública.
 
É prevista ainda difusão da filosofia comunitária nas instituições policiais, assim como a ampliação do Ronda Cidadão e a expansão do Pelotão Mirim. Estas inciativas feitas em conjunto visam a aproximação das polícias com o cidadão, bem como o fortalecimento da estratégia de repressão à criminalidade representada, principalmente, pela criação de um programa de patrulhamento e ocupação da zona rural da capital e dos municípios no interior do Piauí. 
 
Entre as iniciativas previstas no plano de Governo está o reaproveitamento dos espaços públicos para o estímulo de atividades culturais e de lazer, assim como o apoio a formação de associações locais para, em parceria com a população, realizar políticas integradas que focalizem os três domínios da vida social: rua, comunidade e escola. “A essência é basicamente isso, garantir para as pessoas a sua preservação física ao sair de casa”, arremata Sílvio Mendes.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais