Cidadeverde.com

Sindicato elege lista tríplice para Delegacia Geral e tentará convencer W.Dias

Imprimir
  • _MG_2482.jpg Andrea Magalhães, presidente do Sindepol, vai trabalhar para que governo aceite resultado da eleição
    Raoni Barbosa/Cidade Verde
  • _MG_2497.jpg Lúcio Tadeu, da OAB-PI, acompanhou o processo de votação e a apuração
    Raoni Barbosa/Cidade Verde
  • IMG_4197.jpg Edvan Botelho foi um dos nomes mais votados na lista tríplice
    Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • IMG_4178.jpg Josimar Brito está na lista tríplice do Sindepol
    Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

O Sindicato dos Delegados de Carreira do Estado do Piauí apurou na tarde desta segunda-feira (8) os três nomes indicados pela categoria para ocupar o cargo de Delegado Geral. A lista será entregue ao futuro governador, Wellington Dias (PT), para que ele faça a indicação a partir dos nomes escolhidos.

Os três mais votados foram os delegados Christian Mascarenhas, Edvan Botelho e Josimar Brito. Na apuração estavam presentes alguns candidatos, a presidente do Sindepol, Andrea Magalhães, e o presidente da Comissão de Segurança da OAB/PI, Lúcio Tadeu Santos.

Segundo Andrea, o objetivo de selecionar três delegados da categoria é contribuir para a escolha da melhor opção para a segurança do Estado. "Nossa intenção é apenas apontar para o governador a melhor opção baseada no voto de quem lida diariamente com a segurança do Estado. Dessa forma, ele pode ter um leque de opções que atenda melhor às necessidades do setor", completou a delegada.

Lúcio Tadeu Santos destacou que o sindicato está fazendo sua parte e considera que a ação não deve ser vista como uma imposição. "É um processo legítimo e deve ser visto como uma sugestão da classe, que vai para a avaliação do governador". 

O advogado informou ainda que ficou surpreso com o comparecimento dos delegados. "Cerca de 80% compareceu e votou. Isso mostra o compromisso da categoria com a segurança do Estado. O governador não deve deixar de observar isso", concluiu.

A presidente do Sindepol explicou que agora eles vão agendar uma reunião com o governador eleito para entregar a indicação. "A intenção é garantir mais imparcialidade por parte do delegado geral, para que ele possa trabalhar melhor as deficiências na área da Segurança", afirmou.

Indicação de Riedel Batista

O Sindicato dos Delegados classificou como precipitada a indicação feita pelo capitão Fábio Abreu, já confirmado para a Secretaria de Segurança Pública, para o cargo de Delegado Geral. O nome apontado pelo futuro gestor foi o do delegado da Polinter, Riedel Batista. A presidente do Sindepol acredita que qualquer indicação neste momento é precipitada. "O governo só começa a partir do dia 1º de janeiro e ainda há tempo de conversamos com ele [capitão Fábio Abreu] e com o governador Welington Dias para que eles entendam que a categoria quer contribuir com essa escolha", ressaltou.

A presidente do sindicato informou ainda que o delegado Riedel Batista tinha os requisitos para se candidatar, mas não apresentou uma proposta de gestão para a categoria. "O que está em jogo é o cargo e por isso precisamos que essa escolha seja de alguém que tenha um bom plano para ocupar a vaga", ressaltou a delegada Andrea Magalhães.

 

Flash de Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais