Cidadeverde.com

Sistema vai reduzir em dois meses o tempo de abertura de empresas em Teresina

Imprimir

Fotos: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

A Prefeitura de Teresina lançará, nesta terça-feira (22), o sistema Teresina Digital, que promete reduzir em dois meses  o tempo para abertura de empresas na capital. A solenidade será às 8h30, no auditódio do Sebrae-PI. O coordenador de arrecadação de receita da Secretaria Municipal de Finanças, Alexandre Castelo Branco, explicou na Rádio Cidade Verde como esse prazo será encurtado. 

O gestor esclareceu que o sistema vem acompanhado de outras atividades desenvolvidas com a integração de órgãos da Prefeitura para facilitar a abertura de novas empresas. 

A expectativa é que a Prefeitura de Teresina possa reduzir gradativamete o tempo médio de abertura de uma empresa de 110 para 45 dias, a partir de 4 de setembro, quando o Teresina Digital começará a ser utilizado. 

O prazo de 110 dias estimado hoje é uma média do que se leva para abrir uma empresa na capital. Existem casos de empresas que podem ser abertas em 7 dias, enquanto outras podem demorar um prazo bem maior. O risco da atividade a ser desenvolvida, quando demanda mais exigências, implica em maior tempo para autorização no funcionamento. 

Com a implantação do sistema, Teresina adere por completo à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada por lei federal em 2007. Ela integra todos os processos com um único envio de documentos. 

Ouça a íntegra da entrevista:

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais