Cidadeverde.com

Sitricon contabiliza 27 pessoas mortas por acidente de trabalho em 2014

Imprimir

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho diversas categorias se reuniram diante da sede da Superintendência Regional do Trabalho e fizeram um ato por melhorias. De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil (Sitricon), Carlos Magno, somente no ano passado foram 54 acidentes de trabalho, com 27 mortes, sendo as principais por queda e soterramento. 

O presidente destaca que as empresas não investem em equipamentos de proteção individual e nem coletivos, ele diz que hoje no Piauí há cinco pessoas trabalhando na construção civil. 

“É uma das categorias que mais emprega, mas também é uma das que mais mata. Isso sem falar nas incapacitações e mutilações, mesmo com a fiscalização, em toda obra você encontra alguém trabalhando sem equipamento”, lamenta.

O auditor do Ministério Público do Trabalho, o médico do trabalho, Francisco Cruz Lima, reforça que a construção civil é sem dúvida a categoria mais afetada, por apresentar seis causas principais de acidentes: quedas, soterramento e choque elétrico.

“Falta treinamento, qualificação e garantias de equipamentos de proteção individual e coletiva. A queda de um andaime é fatal. Os riscos são altos e há pouca segurança e tem ainda os acidentes de trajeto, ocorridos no trânsito que também ferem e matam”, destacou. 

Estão presentes no ato representantes dos comerciários, rodoviários, dos bancários, do setor hoteleiro e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Flash de Maria Romero
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais