Cidadeverde.com
Suzane Jales

Como mudar o foco de forma imediata

Um amigo contou-me sobre um professor dele que tinha um hábito muito interessante: procurar erros de português nas provas dos alunos. E olhe que ele era professor de matemática.

Meu amigo diz que ele às vezes nem conseguia enxergar a forma que os alunos haviam resolvido a questão: conferia se o resultado estava certo… e se concentrava na parte escrita da resposta para ver se tinham erros. Aí ele marcava com caneta vermelha e colocava ao lado a forma correta de escrever.

Sabendo disso, os alunos aproveitavam para “colar” a resposta final e faziam um cálculo qualquer para disfarçar. Alguns, até cometiam erros de português de forma proposital, para atrair o foco do professor…

Entenda, não acho que querer que os alunos escrevam de forma correta seja algo ruim, muito pelo contrário: é louvável. O problema se dá na forma como isso era feito e que tornou-se o foco exclusivo do professor.

Lendo essa história pode-se pensar que esse professor era muito bobo, não é verdade? Mas, quantas vezes não agimos dessa mesma forma?

Você não acredita?

Então, lembre-se de quantas vezes você ficou com o seu foco nos problemas e nem sequer conseguia ver as soluções que existiam…

E aí vem o medo de não conseguir resolver o problema, a tristeza, a ansiedade… Enfim, o problema vai aumentando e vira uma grande bola de neve que se retroalimenta.

Estranho pensar que tem gente que age assim, mas é a pura verdade. E muitas vezes nós agimos assim!

Mas, o que fazer para melhorar o foco?

Já abordei esse tema outras vezes e dei dicas de como faço isso. Hoje, tenho mais uma dica bem interessante para compartilhar com você: mudar o foco para os pés.

Isso mesmo!

A autora do livro “The Charisma Myth” (O mito do carisma), Olivia Fox Cabane, dá como sugestão para melhorar o foco e a concentração algo bem simples: colocar nosso foco nos dedos de nossos pés na hora que sentirmos que estamos “divagando” à ermo…

Parece brincadeira, mas é isso mesmo. Ela diz que esse gesto aparentemente simples ajuda a colocar rapidamente a nossa atenção no “agora”, o que melhora o nosso foco.

Eu faço algo parecido quando estou meditando: quando sinto que começo a ser levada pelos pensamentos, trago meu foco para a entrada/saída de ar nas minhas narinas. Volto a minha conexão no mesmo instante.

Se você quer fazer algo a mais, eu tenho um curso express que ensina uma técnica que vai ajudar você a ter mais presença, centramento e consciência das diversas partes de seu corpo, o que ajuda muito a melhorar o foco e a concentração: Minicurso Relaxamento e Consciência Corporal.

Ele é acessado através de uma Área de Membros Exclusiva na Internet e tem uma vídeo-aula e um  áudio em MP3. Esse áudio você pode baixar e ouvir onde quiser (inclusive no celular). Tudo muito prático e de fácil assimilação. O curso express custa R$ 27,00 e pode ser pago em até duas vezes no cartão.

É isso! Aproveita e deixa o seu comentário aí embaixo.

Se gostou, compartilha com os amigos!

Beijos mil e até o próximo!

Suzane Jales,
sua coach