Cidadeverde.com

Presos acusados de matar taxista são transferidos sob escolta do Rone e Bope

Imprimir
  • IMG_6828.jpg Wilson Filho
  • IMG_6825.jpg Wilson Filho
  • IMG_6818.jpg Wilson Filho
  • IMG_6814.jpg Wilson Filho
  • IMG_6808.jpg Wilson Filho
  • IMG_6805.jpg Wilson Filho
  • IMG_6802.jpg Wilson Filho
  • IMG_6800.jpg Wilson Filho
  • IMG_6797.jpg Wilson Filho
  • IMG_6787.jpg Wilson Filho
  • IMG_6780.jpg Wilson Filho
  • IMG_6777.jpg Wilson Filho
  • IMG_6772.jpg Wilson Filho
  • IMG_6769.jpg Wilson Filho
  • IMG_6762.jpg Wilson Filho
  • IMG_6759.jpg Wilson Filho
  • IMG_6758.jpg Wilson Filho
  • IMG_6753.jpg Wilson Filho
  • IMG_6750.jpg Wilson Filho
  • IMG_6747.jpg Wilson Filho
  • IMG_6739.jpg Wilson Filho
  • IMG_6737.jpg Wilson Filho
  • IMG_6736.jpg Wilson Filho
  • IMG_6735.jpg Wilson Filho
  • IMG_6733.jpg Wilson Filho
  • IMG_6723.jpg Wilson Filho
  • IMG_6716.jpg Wilson Filho

Atualizado às 18h48

 Viaturas da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), fizeram a escolta dos dois suspeitos de assassinar na manhã desta sexta-feira, o taxista Carlos Alberto de Sousa. A transferência dos suspeitos aconteceu por volta das 18h40. 

Os suspeitos foram escoltados por seis viaturas. Segundo o tenente Tanaka, do Rone, não houve nenhuma resistência nem confronto durante a transferência. "Por motivos de segurança, os dois serão levados para a Casa de Custódia, inclusive o menor". 

Atualizada às 16h55

Os taxistas prometem fechar a avenida Frei Serafim, principal corredor de tráfego da cidade, para protestar contra a morte do colega Carlos Alberto de Sousa, que foi sequestrado e morto por criminosos na manhã desta sexta-feira (29). O movimento está sendo organizado para iniciar por volta das 17h50. Eles vão sair de carreata da sede do Greco, avenida Gil Martins, em seguida para a Frei Serafim. Os motoristas pedem segurança e justiça pela morte dos dois taxistas em menos de um mês. 

Atualizada às 16h15

Dois taxistas foram escolhidos pela policia para entrarem na sede do Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) para conversarem com o acusado de assassinar o taxista  Carlos Alberto de Sousa. Duas pessoas foram presas, uma delas é um adolescente de 17 anos.

 

Erikles Gomes, acusado preso na sede do Greco

O taxista Moura Fé teve contato com um dos acusados, o Erikles Gomes, e perguntou o porquê do crime. Segundo o taxista, Erikles apenas baixou a cabeça e disse que está arrependido. "Ele disse que a intenção não era matar ele [o taxista], mas na hora não sei o que aconteceu", relatou o taxista.

Moura Fé afirma que saiu do local emocionado e pediu que o acusado pensasse na família do taxista morto. "Você está aqui dentro e está seguro. Pense nesse momento na família que está desamparada", afirmou o taxista ao acusado.

Moura Fé reuniu os colegas que integram o protesto e relatou o ocorrido. "O que nós queremos é ter a certeza de que os acusados vão ser levados para a penitenciária e vão pagar pelo que fizeram", disse.

Ficou acertada para a próxima terça (02) uma reunião entre taxistas, mototaxistas e frentistas de postos de combustíveis para discutir medidas de segurança e confrontar as autoridades sobre uma solução para os casos de violência contra as três categorias.

A reunião ocorrerá às 09h, na sede da Superintendência Municipal de Tranportes e Trânsito.

Atualizada às 15h48

A Tropa de Choque e policiais do 1º Batalhão isolam a entrada da Greco com cones para tentar retirar três veículos, frutos de apreensões em operações da polícia civil, e encontra resistência da parte dos taxistas que protestam contra a morte do colega Carlos Alberto de Sousa, 42 anos, ocorrida na manhã de hoje (29), no centro de Teresina.

Alguns integrantes do movimento foram eleitos para entrar no estacionamento doprédio e fazer uma vistoria nos carros, a fim de se certificarem de que o suspeito da morte do taxista não está escondido em um dos veículos. Por conta do acirramento dos ânimos, os policiais pedem a compreensão dos taxistas.

O coronel Alberto Menezes, comandante do policiamento da capital, tenta negociar com os taxistas. Quatro integrantes do movimento já entraram no prédio da Greco para verificarem os carros.

Os três veículos foram retirados do estacionamento com os bagageiros abertos para que os taxistas pudessem ter certeza de que os presos não estavam sendo transportados.

Atualizada às 14h40

A tropa de choque da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) atirou balas de borracha contra os taxistas que fazem protesto em frente à sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Dois taxistas foram atingidos e encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Por conta dos ânimos alterados, o colégio localizado em frente ao Greco liberou os alunos. Os tiros de bala de borracha foram deflagrados exatamente quando os estudantes estavam saindo da Unidade Escolar Professor Tomaz Leão Filho.

"Estávamos saindo porque fomos liberados, mas quando ouvimos os disparos, saímos correndo. Minha amiga quase desmaia com o cheiro forte das bombas de gás", contou a aluna Érica Islane, 16 anos.

Os dois taxistas atingidos foram Tales Marcelo Evangelista Alves Ferreira e Fábio da Silva Araújo. Além das balas de borracha, a Tropa de Choque também está usando spray de pimenta e bombas de gás de efeito moral para dispersar as pessoas. Entretanto, os taxistas se recusam a sair do local.

"A categoria está revoltada e não está mais com medo. O que queremos é ver o assassino do nosso companheiro. Não queremos invadir o Greco. Mas o Rone está machucando os trabalhadores para proteger bandidos", declarou o taxista Maurício Carneiro, que está no local.

A categoria está discordando entre si. Alguns defendem que o protesto deve ser pacífico, outros querem entrar na sede do Greco e ameaçam atacar qualquer carro que sair do local. O coronel Alberto Meneses tenta negociar com os manifestantes. "Mesmo acusado de matar, a polícia tem o dever de proteger a todos", justificou o coronel.

Os taxistas pedem punição para os policiais que balearam os dois colegas. Eles questionam o coronel Alberto sobre o que aconteceria se os tiros tivessem partido de um dos taxistas. "Teríamos saído daqui algemados", completa. 

Os taxistas identificaram dois policiais da tropa de choque, que eles acreditam que estejam abusando do poder, e pediram ao coronel que os afaste porque eles afirmam que estavam apenas pedindo explicações, quando os policiais já saíram atirando e atingiu os dois colegas. Um deles foi atingido na barriga e outro na perna. 

Os taxistas continuam bloqueando a avenida e ainda não há expectativa de consenso. O Bope foi acionado.

Atualizada às 12h30

O clima continua tenso em Teresina após a morte do taxista Carlos Alberto de Sousa, 42 anos, ocorrida na manhã desta sexta-feira (29). A Polícia Civil confirmou a prisão de dois suspeitos do assassinato. Um deles seria Erikeles Gomes, de 18 anos, que teria completado maioridade recentemente. O segundo é um menor de iniciais F.J.S.O, de 17 anos.  Os taxistas prometem paralisação e vão continuar fazendo vigílias nos Distritos. 

Após a reunião na Secretária de Segurança, um grupo de taxistas se deslocou para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), localizado na avenida Gil Martins. A categoria ameaça invadir a instituição por que teria recebido informações de que o segundo acusado de matar o taxista Carlos Alberto de Sousa estaria no local. A via está interditada.

O coordenador do Greco, delegado Menandro Pedro, e o coordenador da delegacia de Homicídios, Francisco Costa, o Barêtta, estão conversando com os taxistas na tentativa de conter os ânimos. Policiais Militares estão no local auxiliando na manutenção da ordem.

A via pública está fechada para o trânsito de veículos. Haverá uma reunião entre taxistas na tarde de hoje para que sejam programadas novas manifestações. Há grandes possibilidades de que haja uma paralisação geral da categoria. "O sentimento é de revolta. Estamos a mercê da bandidagem e não podemos mais ficar assim. O crime não tem mais hora para acontecer. Não vamos trabalhar hoje, vamos ficar nas delegacias esperando uma resposta, lutando pelos nossos direitos", declarou um dos taxistas que está no local.

 

Atualizada às 11h43

A Secretaria Estadual de Segurança do Piauí convocou reunião de emergência nesta sexta-feira (29) após a segunda morte de taxista em Teresina em menos de 15 dias. De acordo com o titular da pasta, Luís Carlos Martins, o preso acusado da morte já possuía passagens por roubos e estava em liberdade há menos cerca de um mês.

“Sabemos que há uma comoção por parte da categoria dos taxistas, mas há um tecido social podre e uma falha na criação desses indivíduos. Nosso trabalho está sendo feito que é prender, processa e entregar para a justiça”, defendeu o secretário.

Fotos: Calos Lustosa Filho

Carlos Alberto de Sousa foi morto no início da manhã de hoje após pegar um passageiro na avenida Marechal Castelo Brando. Durante a corrida, outro passageiro entrou no carro. A dupla estaria utilizando o veículo e o taxista para realizarem furtos. 

O taxista ainda tentou fugir, mas após confronto físico foi derrubado e atingido com disparo de arma de fogo. Este foi o segundo caso de assassinato contra taxistas em Teresina. No dia 16 de agosto deste ano Raimundo Francisco do Carmo foi morto com requintes de crueldade. 

Erikles Gomes, preso acusado do homicídio do taxista

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lídio Filho, que também participou da reunião, disse que nunca “se prendeu tanta gente como agora”. “A Central de Flagrantes está cheia de presos. Isso é resultado do trabalho da PM. Vamos continuar trabalhando até prender todos os autores desse grave crime”, disse.


Momento da prisão de Erikles, no Morro da Esperança

 

Já o representante dos taxistas, Raimundo bezerra, disse que o novo crime só aumentou o sentimento de revolta na categoria. “Fizemos reunião com o secretário e com a polícia e nos disseram que estava tudo sob controle. Pediram para gente ficar calmo, mas não d á para uma pessoa matar outra e continuar livre”, analisou.

Participaram do encontro, ainda, o coronel Albuquerque e o comandante de Policiamento da Capital, Alberto Menezes. 

Flash de Carlos Lustosa Filho e Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno e Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais