Cidadeverde.com

Teatro de Arena recebe Festival de Violeiros do Norte/Nordeste

Imprimir

Violeiros de todo o Norte-Nordeste do Brasil estão em Teresina para um grande evento que tem início nesta sexta-feira (22), no Teatro de Arena. No mês do aniversário da cidade, uma das ações que marcam as festividades da capital é o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, que chega à sua 41ª edição. A abertura acontecerá nesta sexta-feira, às 19h, e a programação segue até o dia 24 de agosto.

O festival é considerado o maior do gênero no mundo. A expectativa é que, em 2014, o evento conte com a participação de cerca de 200 violeiros. Quem ainda deseja participar deve procurar a Casa do Cantador, na Rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.

O 41º Festival de Violeiros terá apresentações de duplas, entre elas nomes novos e antigos do repente, além da participação da pesquisadora francesa Sylvie Debs. O evento também vai promover uma homenagem aos violeiros já falecidos, com placas que serão colocadas em árvores.

O primeiro festival ocorreu em 1971, já o segundo ocorreu logo no ano seguinte, em Fortaleza. Estes despertaram a consciência nacional e, a partir disso, todos os estados começaram a fazer festivais e dinamizar a cultura do repente e do cordel. Em 1973, ocorreu o segundo festival no Piauí, mas só a partir de 1975 foi incluído na programação de aniversário de Teresina. 

Em 2013, um dos destaques foi o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca, considerado o maior repentista de todos os tempos. Outro destaque do festival foi a apresentação da declamadora Mariana Telles, convidada especial do festival. Durante os três dias, além de muito repente, o público pode adquirir exemplares de livros, CDs e DVDs dos maiores violeiros do país que estão sendo comercializados no local.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais