Cidadeverde.com

Teatro de Arena recebe o Festival de Violeiros do Norte/Nordeste

Imprimir

Violeiros de todo o Norte-Nordeste do Brasil estão em Teresina para um grande evento que tem início hoje (22), no Teatro de Arena.

No mês do aniversário de cidade, uma das ações que marcam as festividades da capital é o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, que chega à sua 41ª edição. A abertura acontecerá nesta sexta-feira, às 19h e a programação segue até o dia 24 de agosto.

O festival é considerado o maior do gênero no mundo. A expectativa é que em 2014 o evento conte com a participação de cerca de 200 violeiros. Quem ainda deseja participar deve procurar a Casa do cantador, na Rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina.

O 41º Festival de Violeiros vai contar com apresentações de duplas, entre elas nomes novos e antigos do repente, além da participação da pesquisadora francesa Sylvie Debs. O evento também vai promover uma homenagem aos violeiros já falecidos, com placas que serão colocadas em árvores.

O primeiro festival ocorreu em 1971, já o segundo ocorreu logo no ano seguinte, em Fortaleza. Estes despertaram a consciência nacional e, a partir disso, todos os estados começaram a fazer festivais e dinamizar a cultura do repente e do cordel.  

Em 1973 ocorreu o segundo festival no Piauí, mas só a partir de 1975 foi incluído na programação de aniversário de Teresina. Em 2013, um dos destaques foi o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca, considerado o maior repentista de todos os tempos.

Outro destaque do festival foi a apresentação da declamadora Mariana Telles, convidada especial do festival. Durante os três dias, além de muito repente, o público pode adquirir exemplares de livros, CDs e DVDs dos maiores violeiros do país que estão sendo comercializados no local.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais