Cidadeverde.com

Silvio Mendes participa do plano de governo de Aécio Neves

O ex-prefeito da capital participou, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 23, de seminário técnico para elaboração de proposta do presidenciável Aécio Neves (PSDB) na área de saúde. A equipe é formada por técnicos de alto nível em gestão pública e conhecimentos científicos. A área de saúde é considerada estratégica na campanha eleitoral de Aécio Neves.

Piauiense na Juventude Nacional tucana


O Tucanato piauiense está em alta no PSDB Nacional. Depois de eleger o prefeito Firmino Filho para executiva nacional do partido, os tucanos piauienses emplacaram o segundo cargo mais importante da juventude tucana. O jovem Ridis Santos foi eleito secretário geral da JPSDB Brasil. Ridis é membro da juventude tucana desde 2005 e assíduo militante dos movimentos sociais. Foi diretor do CCEP e é membro da executiva municipal do PSDB em Teresina.

João Vicente comenta esclarecimento da ADAPI

"Sobre a nota de esclarecimento enviada pela ADAPI para a sua coluna, gostaria de destacar que meu pronunciamento no Senado Federal sobre a situação do setor pecuário piauiense foi baseada em relatos de pecuaristas da região Sul do Estado que ressaltaram que, embora o Piauí tenha a instrução normativa de zona livre de febre aftosa, esse trânsito livre efetivamente ainda não foi sistematizado na prática, o que prejudica a atividade econômica na região.

 

Em momento algum desconsiderei a atuação e a importância da ADAPI, órgão que foi criado pelo então governador Wellington Dias que iniciou todo esse processo de combate à febre aftosa no Piauí.  A Agência de Defesa Animal existe há três governos e sua atuação vem sendo reconhecida devido ao trabalho dos técnicos da área que, através de concurso público, foram efetivados e estão atuando eficazmente diante deste grande desafio que é transformar o Piauí em uma região de reconhecida qualidade no setor agropecuário. Aliados aos técnicos estão os criadores e pecuaristas que se empenharam e se dedicaram para que todo esse processo de vacinação tivesse um saldo positivo para o Estado, visto que são os pecuaristas os maiores prejudicados nesta etapa, pois, economicamente, representa uma estagnação no setor.

 

O meu alerta foi uma forma de cobrança ao Ministério da Agricultura, órgão do Governo Federal do qual sou aliado e faço parte e cujo objetivo foi somente destacar uma realidade atual e buscar uma solução efetiva para esta situação posta acima.

 

Sobre o empenho dos parlamentares piauienses para ajudar a ADAPI através de recursos, gostaria de lembrar que sou senador há sete anos e fui coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional durante um ano e, neste período, não recebi nenhum projeto ou solicitação da ADAPI. O Governador Wilson Martins, em reunião com a bancada, na época, nos apresentou uma lista com uma centena de prioridades que necessitavam de atenção especial e a ADAPI não constava neste rol de prioridades.

 

Faço esses esclarecimentos porque sei da determinação dos pecuaristas em realmente tornar o nosso Estado uma zona livre de febre aftosa e me coloco à disposição para contribuir com esta luta que é de todos os piauienses comprometidos com o desenvolvimento do Estado."

 

 

Senador João Vicente Claudino

 

Visita de Eduardo Campos consolida aliança PSB/PSDB/PMDB no Piauí


O presidenciável Eduardo Campos influenciou diretamente na formação de aliança majoritária no Piauí envolvendo PSB/PSDB/PMDB. O passo fundamental foi dado na casa do governador Wilson Martins, num encontro que reuniu os tucanos Silvio Mendes e Firmino Filho, o governador Wilson Martins, o vice, Zé Filho, e o presidenciável Eduardo Campos. Pela ordem, as definições:

1 - A tendência da coligação governista envolve PSB, PSDB e PMDB, contando ainda com apoio do PSD, dos recém-criados PROS e SDD,  e legendas menores, como DEM e PPS.

2 - Wilson Martins deixará o governo em abril para disputar a vaga piauiense no Senado Federal.

3 - Hoje, a chapa teria a seguinte composição: Silvio Mendes (PSDB) - governador; PMDB indica um vice capaz de manter  o partido unido, com Zé Filho no comando do governo até dezembro de 2014.

PSB entrega cargo federal no Piauí

Evaldo Lira,  irmão do deputado federal Átila Lira, não é mais o diretor do escritório piauiense do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). O cargo era indicação do PSB, hoje desligado da estrutura administrativa do governo federal. Comenta-se que a indicação passará à cota petista.

Eduardo Campos e Firmino Filho despertam imprensa nacional

O motivo foi a presença do prefeito da capital na agenda do governador Eduardo Campos durante visita a Teresina. Jornalistas que atuam em veículos de abrangência nacional associaram as ligações pessoais do tucano piauiense com o governador de Pernambuco a apoio político na campanha eleitoral de 2014. Firmino evitou "saia justa" e implicações indesejáveis com o PSDB. O gestor teresinense é amigo pessoal de Eduardo Campos e autoridade que não poderia deixar de cumprir a programação oficial de um chefe de Estado em visita à cidade.

A visita de Eduardo Campos no Piauí

Na repercussão da presença do governador de Pernambuco no Piauí a política foi destaque. Nas entrevistas e na sessão especial em que a Assembleia Legislativa homenageou Eduardo Campos com o título de Cidadão Piauiense, a candidatura do PSB à Presidência da República ganhou visibilidade no Estado. Eduardo Campos deixou Teresina com a missão cumprida nesta fase da pré-campanha, que prioriza a divulgação da imagem do gestor pernambucano. O governador Wilson Martins revelou força política para formar palanque competitivo ao pré-candidato do PSB.

Reitor da UFPI recebe títulos de cidadania

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas, será homenageado nesta quinta-feira, 24, com  Títulos de Cidadão Teresinense e Piauiense. Ele vai receber a homenagem da Câmara Municipal de Teresina e da Assembleia Legislativa do Piauí através de uma sessão conjunta, a partir das 19h30, no auditório da UFPI.  As proposições foram assinadas pelo vereador Carlos Filho (PTB) e a deputada estadual Belê Medeiros (PSB).

Título justo

O gestor é natural de Pindoretama, no Ceará. Possui graduações em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os parlamentares ressaltam que José Arimatéia vem se destacando pela consolidação do crescimento da UFPI.

Antônio José Lira e Karina Araújo disputam direção do DEM na capital

De um lado, o vereador Antônio José Lira, com apoio do novo presidente da executiva estadual, Gustavo Medeiros. Mas o vice-presidente da legenda no Estado, Robert Paulo Landim, lançou a ex-secretária da Juventude de Teresina, Karina Araújo. Pela projeção política e visibilidade pública, Antônio José Lira é favorito para dirigir o DEM em Teresina. Mas se depender das bases do partido na cidade, a vantagem é de Karina Araújo.

Posts anteriores