Cidadeverde.com

Marina Silva coleta assinaturas em Teresina para novo partido

A ex-ministra Marina Silva virá a Teresina na segunda semana de junho para acompanhar a coleta de assinaturas da Rede Sustentabilidade no Piauí, que acontece em ritmo acelerado na capital e no interior. Segundo o coordenador estadual, Luter Gonçalves, os mobilizadores do novo partido estão otimistas para atingir a meta das 10 mil assinaturas até o dia 15 de junho.

Wellington Dias abre o jogo e diz que governistas podem lançar dois candidatos

O senador já admite publicamente o cenário de disputa para o governo do Estado com dois candidatos da situação: Zé Filho (PMDB), se assumir o governo em abril do próximo ano, e o próprio Wellington Dias (PT). "O ideal seria uma candidatura única, mas se o vice-governador assumir o poder em 2014 será um cenário muito difícil de ocorrer", avalia Wellington Dias, que lembra a eleição de 2010, em que o bloco governista se dividiu em dois palanques: o do senador João Vicente (PTB) e o do governador Wilson Martins (PSB), que venceu a eleição no segundo turno.

Candidatura do PT não tem volta

Segundo lideranças petistas no Piauí, a direção nacional da legenda encara o Estado com as melhores condições políticas para vencer a eleição de governador. A análise, segundo um dirigente do PT piauiense, faz da candidatura do senador Wellington Dias projeto irreversível.

Petebista quer Elmano disputando mandato de deputado federal



O ex-prefeito segue com o nome disponível para o PTB decidir seu rumo político em 2014. Comenta-se possível candidatura majoritária, mas Elmano Férrer deseja uma vaga na Assembleia Legislativa. No entanto,  existe uma tendência no partido que defende o ex-prefeito da capital concorrendo a uma vaga na Câmara Federal. Por se tratar de um voto mais livre, as chances de vitória seriam maiores.

O recado duro de Wilson Martins

Um deputado da base governista na Assembleia informou à coluna  que o governador Wilson Martins fez um discurso duro durante a Exposição Agropecuária de Oeiras, que terminou no final de semana. O governador valorizou repasses de recursos financeiros às prefeituras como forma de permitir autonomia e agilidade na aquisição de medicamentos. E mais: Wilson Martins também justificou a medida alegando que estanca irregularidades na compra de remédios, como existiam no passado. Só faltou determinar que "passado" o governador se referiu. Mas o recado foi dado.

Correção

O deputado estadual Robert Rios esclareceu à coluna que não se envolveu na eleição suplementar de Simões. Portanto, nem ganhou, nem perdeu.

Aliado de Wilson Martins vence eleição em Simões

Deu Wilson Martins no pleito suplementar do município de Simões, realizado domingo,02. Francisco Dogizete (Dogi), mesmo filiado ao DEM, foi apoiado pelo governador Wilson Martins, que venceu um grupo com presenças de governistas, como Flávio Nogueira (PDT) e Robert Rios.

Piauí pode ficar sem as nascentes do rio Parnaíba



O alerta é de produtores rurais instalados em área de litígio com o Estado do Tocantins, no extremo sul do Piauí. Há dois mapas: um feito pelo IBGE, que segundo produtores exclui do Piauí as nascentes do rio Parnaíba,  e outro elaborado pelo Exército Brasileiro, que mantém intactas as divisas do Estado. Os produtores que investem na região asseguram que o mapa do IBGE foi feito sem estudos de campo, ao contrário do minucioso estudo desenvolvido pelo Exército. A pendência está no STF (Supremo Tribunal Federal), que nesta terça-feira, 04, em Brasília,  reúne representantes do Piauí e Tocantins para discutir o assunto. O ministro Luiz Fux é o relator do processo.

Governador passa no teste da pressão arterial



Sob o olhar atento do prefeito de Oeiras, Lucano Sá, a funcionária da secretaria municipal de saúde mede a pressão arterial do governador Wilson Martins. Apesar das labutas administrativas, e principalmente, das desavenças políticas causadas pela antecipação da corrida sucessória, que coloca em conflito partidos até agora aliados, a pressão do governador está ótima: 12 por 08".

DNOCS libera água de barragens no semi-árido


A direção do DNOCS no Piauí autorizou, com aval da ANA (Agência Nacional de Água) e SEMAR (Secretaria do Meio Ambiente do Estado), a liberação de água das barragens de Bocaina e Piaus para atender produtores rurais irrigantes no vale do rio Guaribas, no município de região de Picos. As duas barragens vão liberar 500 litros/segundo. As represas, localizadas nos municípios de Bocaina e São Julião, estão com níveis  bastante reduzidos por causa da seca, situação que levou o DNOCS  a suspender a liberação da água armazenada. Mas um encontro realizado na comunidade Torrões, zona rural de Picos, com produtores, técnicos e dirigentes do DNOCS, SEMAR e ANA,  decidiu pela reabertura das válvulas dispersoras das barragens. 


"Nosso esforço é para atender os produtores de frutas da região e impedir o fechamento de agroindústrias", disse José Carvalho, coordenador do DNOCS no Piauí, que avalia o papel das represas no sertão do Piauí como fundamental para evitar calamidade generalizada em razão da maior seca dos últimos 50 anos.

Posts anteriores