Cidadeverde.com

E agora Emater?

É inegável o esforço do governador Wellington Dias voltado à recuperação do indispensável serviço de assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar. Quando assumiu o governo, em janeiro de 2003, Wellington Dias encontrou o Emater sucateado, endividado, inadimplente, desmotivado. Só faltava decretar o fechamento. Pouco mais de seis anos depois,a instituição ganha fôlego nas finanças, na estrutura material, no corpo técnico, no apoio governamental. Com a abertura de mais 39 escritórios no interior, só falta agora o Emater justificar sua existência, ou seja, mostrar serviço.

Queixas

Os agricultores instalados nos cerrados do sul do Piauí começam a reclamar das condições de trechos de rodovias que ligam os campos de soja, milho, arroz e algodão ao mercado. Mais uma vez, o escoamento da safra será dificultado pela estradas. Será necessário um mutirão do governo para evitar prejuízos numa fase importantíssima para o agronegócio.

Nova estrada

O  deputado João de Deus (PT), que durante o carnaval esteve verificando o andamento das obras do trecho de 30km entre José de Freitas e Lagoa Alegre, faz uma análise otiminsta do asfaltamento da estrada que liga os dois municípios. O líder do PT na Assembléia  lembrou que falta pouco para concluir a estrada, afirmando que, para evitar estragos, a pista fosse novamente cortada pelas águas, foram construídos  cinco pontes e 35 bueiros.

Ponte velha

O líder do PT na Assembléia Legislativa passou ainda pela PI-339, onde verificou que a ponte de madeira sobre o rio Riachão, também em Lagoa Alegre, está se deteriorando. João de Deus afirmou que “o governador já autorizou a liberação de R$ 200 mil para a construção de uma nova ponte. O canteiro de obras já foi instalado. A obra começa após o período chuvoso”, confirmou. “Vamos trabalhar agora para repor a madeira em alguns pontos para evitar riscos”, afirma João de Deus.

CNA em Campo

O Programa CNA em Campo será lançado em março em Teresina. A presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ), senadora Kátia Abreu (DEM-TO) virá ao Piauí para o lançamento do programa,  no dia 07 de março.  O  CNA em Campo tem como principal objetivo aproximar o produtor rural da entidade que o representa.

Ações

Kátia Abreu e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (FAEPI), Carlos Augusto Carneiro, o Caú, após o lançamento do Programa CNA em Campo,  apresentarão  as novas ações do Sistema CNA e FAEPI para fortalecer a atividade rural no Piauí e no País.

Vereadora quer pesquisa

Sobre o futuro do carnaval teresinense, a vereadora Rosário Bezerra (PT), defende a presença da população opinando. A petista admite até pesquisas para legitimar a presença do povo na elaboração de um novo formato para a festa.

O samba atravessou

Pequeno público nas arquibancadas, escolas de samba que não conseguiram empolgar, barraqueiros sem faturamento, prefeitura disposta a rever o estilo do carnaval teresinense. Para 2010, tudo indica que o refrão "este ano não vai ser igual aquele que passou", marcará o tom da festa popular na capital. Já era tempo.  

Milhagens

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a “Lei das Milhagens” que retira dos servidores públicos a destinação das bonificações de passagens aéreas oficiais e transfere o benefício aos atletas e artistas do Piauí. A Secretaria de Administração já está adotando os procedimentos técnicos para implantar o sistema que permitirá o cumprimento da lei.

Resultado

Segundo o deputado Marden Menezes (PSDB), autor do projeto da lei, a medida deve impulsionar a participação dos piauienses nos eventos esportivos, artísticos e culturais fora do estado. As bonificações serão acumuladas e vão resultar em passagens.

Posts anteriores