Cidadeverde.com

Pro Jovem Urbano

Começam nesta segunda-feira (06) as aulas do Pro Jovem Urbano nos pólos de Picos e Parnaíba. Ao todo, 6.400 jovens, de 18 a 29 anos, terão a oportunidade de elevar a escolaridade, ter uma iniciação profissional, ter acesso à informática e ainda contarão com um auxílio financeiro de R$100,00 mensais durante os 18 meses do programa. As cidades beneficiadas são: Picos, Oeiras, Valença, Demerval Lobão, Jaicós, Paulistana e Elesbão Veloso, no pólo de Picos, e Parnaíba, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Piracuruca, Luzilândia, Esperantina e Cocal, no pólo de Parnaíba.

O programa

 No Piauí, o programa é executado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (SETRE), por meio de gestão intersetorial e compartilhada, envolvendo também a Sasc, a Seduc e a Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude. O Pro Jovem Urbano é um projeto do Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude, que atende, em todo o país, jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

 

Acreditar em você

No último sábado (04/04), atendendo a convite do empresário Silvio Leite, a diretora do Grupo Claudino,  Cláudia Claudino, participou do programa “Acreditar em Você”, um ciclo de palestras realizado semanalmente pelo Pag Contas, para promover a troca de experiências entre seus funcionários. Na palestra, a executiva falou sobre sua trajetória profissional, marcada pela experiência na direção de empresas do Grupo Claudino. Detalhe: o empresário Silvio Leite faz questão de realizar o ciclo de palestra sempre a partir de 07 horas da manhã. Silvio Leite justifica o horário com a frase: "Quem madruga, Deus ajuda".

 

Meio século da Sudene

O Estado de Minas Gerais sediará, nesta segunda-feira, 06, com a presença do presidente Lula, o X Fórum de Governadores do Nordeste e a 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que marca a comemoração dos 50 anos da Superintendência. O encontro, em Montes Claros, contará com a participação dos  governadores do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os governadores definirão ações para acelerar o desenvolvimento sustentável, promover a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda para uma população estimada em 55 milhões de habitantes que vivem na área de abrangência da Sudene. O governador Wellington Dias confirmou presença ao Fórum da Sudene. 

Pauta

Durante o encontro serão discutidos quatro temas principais: Energias alternativas – fronteiras e oportunidades; Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) – estratégias para o desenvolvimento socioeconômico dos estados; Transnordestina – trilhos para o futuro do desenvolvimento econômico e social; malha área do Nordeste.

O ataque do DEM

No encontro que empossou o deputado federal Mainha na presidência do DEM-PI, o presidente do diretório nacional, Rodrigo Maia, declarou que o ciclo petista de governo estaria chegando ao fim, taxou os petistas de incompetentes por conta da crise financeira mundial e ainda criticou a ministra Dilma Roussef pelo andamento "lento" das obras do PAC.

A resposta do PT

Para o deputado estadual Fábio Novo,presidente do PT piauiense, o presidente nacional do Democratas presta um desserviço ao seu partido e ao Piauí quando desfere ataques gratuitos. "A oposição não deve ser raivosa e odienta como um cão acometido pela raiva. Criticar para aparecer na mídia não constrói", responde o petista.
 

Estabilidade

 O prefeito Sílvio Mendes, acompanhado dos secretários municipais de Finanças, Felipe Mendes, e de Governo, Charles Silveira, participou na manhã de sábado (04), da 17ª edição da Convenção Lojista do Piauí. O evento abordou os efeitos da crise econômica mundial sobre os municípios brasileiros.
De acordo com Sílvio Mendes, a prefeitura está preparada para enfrentar a crise graças ao equilíbrio financeiro. “Hoje, apenas 6% da nossa receita está comprometida com empréstimo”, disse o prefeito, referindo-se aos recursos que o município tomou emprestado para ser revestido em melhorias para a cidade, entre elas, o projeto Lagoas do Norte.

As menores sofrerão mais

O economista Raul Velloso falou sobre a crise mundial e suas conseqüências. Para o economista, os municípios que mais sofrerão com a crise econômica são aquelas que para se manter dependem de repasses do Governo Federal, uma vez que a tendência é que haja uma queda na arrecadação tributária ligada à produção de bens de consumo.

Arrecadação

Teresina possui  receita mensal estimada em pouco mais de R$ 800 mil. Para o economista, o fato de apenas 20% deste total ser proveniente da União é o principal motivo que garantirá à capital piauiense atravessar a crise sem grandes arranhões. Raul Velloso é natural  de Parnaíba, graduou-se em economia pela UERJ e é PH.D pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
 

Posts anteriores