Cidadeverde.com

A proposta

Pela proposta, a prática deve ser enquadrada no crime de extorsão indireta cuja pena prevista no Código Penal é detenção de um a três anos e multa. Segundo Biscaia, o objetivo da proposta é impedir que os motoristas tornem-se "reféns da ação injustificada e desordenada de guardadores clandestinos, conhecidos como flanelinhas, que controlam as vias públicas sem possuir qualquer autorização do poder público". O deputado lembra que as pessoas que se recusam a pagar as quantias exigidas, "têm seus veículos furtados, danificados ou sofrem agressões físicas".

 
 

Integração

O Sindicato e Associação dos Auditores Fiscais (Sinaffepi/Aaffepi) realizam segunda,09, e terça,10, um Seminário de Integração entre auditores fiscais ativos, aposentados e pensionistas. Durante o Seminário acontecerão palestras e oficinas com os temas “Entendendo a SEFAZ: a estrutura ontem e hoje”, “Educação Fiscal: a contribuição do aposentado”, “ Inserção digital do aposentado”, “Vida saudável: os cuidados que devemos ter” e  “ Finanças Pessoais: eu faço assim”. A abertura do evento deve contar com a presença do secretário de Fazenda Antônio Neto.  O Sinaffepi é dirigido pelo auditor Phillipe Salha.

Mão Santa divide PMDB

A simpatia do senador Mão Santa por uma eventual candidatura de João Vicente Claudino numa aliança de oposição em 2010 divide, mais uma vez, o PMDB piauiense. É que as duas alas do partido (governistas e oposição) sonham com o PMDB reunificado numa candidatura própria de governador. Mão Santa parece fazer vistas grossas ao projeto do partido.

Des. Edvaldo Moura e o MP

A seguir, mensagem de leitora sobre declarações do desembargador Edvaldo Moura acerca do Ministério Público: "Muito simplória a conclusão do ilustre desembargador Edvaldo Moura sobre a culpa do Ministério Público (e do ócio dos promotores de justiça!) em relação à impunidade e os problemas da justiça piauiense. Por isso mesmo, não reflete a dura realidade. Diante de uma crise tão séria e com tão poucas chances de solução como a que ora vive a justiça de nosso estado, que, mais uma vez, é alçado ao ridículo e ao absurdo pela grande mídia nacional, a única coisa que não se deve fazer é lavar as mãos, imputando a culpa a outrem. Hitler começou assim e o resto da história a gente já conhece e se ressente de seus efeitos até os dias de hoje! Nosso umbigo não é o centro do universo, mas o umbigo alheio também não é o único foco da infecção! O sistema, ilustre desembargador, infelizmente é metastático!!!

A pré campanha petista

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores segue neste final de semana a série de encontros regionais com a meta de preparar o candidato próprio para a sucessão do governador Wellington Dias. No sábado, o encontro será em Picos e domingo, em Floriano. O pré candidato Antônio Neto participará dos encontros no interior.

Mais encontros

A série se completa com os encontros das Macro-Regiões de Bom Jesus, onde também estarão os regionais de Corrente e Canto do Buriti, reunindo mais de 30 municípios; e o de São Raimundo Nonato,  junto com o regional de São João do Piauí, com mais de 20 municípios. Segundo o Secretário de Organização Estadual, Antonio Marcos, o PT está conseguindo atingir seus objetivos nos encontros de Macro-Regionais: “É muito bonito ver a militância animada, trazendo suas sugestões e se colocando na linha de frente para proteção do nosso projeto político. Estamos animados.”

O impasse continua

Petistas e pmdebistas continuam no impasse sobre o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Pelo PMDB, o candidato a presidente é o deputado João Mádison Nogueira, que já presidiu a CCJ; pelo PT, o deputado Paulo Martins é o indicado para dirigir a comissão.

Themítocles vai decidir

Está nas mãos do presidente da Assembléia Legislativa a decisão sobre a presidência da  Comissão de Constituição e Justiça, a principal  do parlamento estadual. O desafio de Themístocles Filho é conciliar os interesses do PMDB e do PT, que disputam o comando da CCJ. 

Robert Rios não será candidato à reeleição

O deputado estadual Robert Rios Magalhães (PC do B) está firme no projeto de disputar uma das duas vagas do Piauí  no Senado Federal. Só admite um caminho para 2010: candidatura de senador. A esposa, Betânia Rios Magalhães,  poderá ser  candidata a deputada estadual pelo PTB.

Mundo de horrores

Trecho de um voto proferido pelo ministro Gilmar Mendes, durante sessão do Supemo Tribunal Federal:  "Eu tenho dados decorrentes da atividade no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que são impressionantes. Apesar dessa inefetividade (da Justiça), o Brasil tem um índice bastante alto de presos. São 440 mil presos, dados de 2008, dos quais 189 mil são presos provisórios, muitos deles há mais de dois, mais de três anos, como se tem encontrado nesses mutirões do CNJ. E se nós formos olhar por estado, a situação é ainda mais grave. Nós vamos encontrar em alguns estados 80% dos presos nesse estágio provisório [prisão provisória]".

Posts anteriores