Cidadeverde.com

Fora da pauta

A polêmica sobre a regularização do transporte intermunicipal ganhou mais um capitulo nesta terça-feira (14). A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi retirada da pauta pelo governo do Estado. De acordo com secretário de Transportes, Luciano Paes Landim, o objetivo é analisar cada uma das emendas apresentadas ao projeto.

Alerta

A Prefeitura de Teresina está monitorando todas as áreas de risco da cidade, com prioridade para as margens de rios e lagoas, onde  casas apresentam estrutura precária, com possibilidade de desabamento. A meta é garantir a segurança dos moradores, com a possibilidade de transferência  para habitações provisórias, através do Projeto Família Acolhedora.

PMDB segue dividido

São dois pré-candidatos a governador: Marcelo Castro e Neto Sambaíba. O ex-ministro João Henrique enfrenta a oposição de quatro deputados estaduais do PMDB que defendem a candidatura do senador Mão Santa à reeleição. Continuando a situação, o partido chegará à convenção de 2010 dividido em candidaturas para o governo e senado.

Aula inaugural

O deputado Antônio Félix(PPS) participa da aula inaugural do curso de graduação em Administração Pública, oferecido pela Escola do Legislativo, o primeiro oferecido no Estado. 

Dilma cancela agenda no Piauí

A ministra-chefe da Casa Civil cancelou agenda no Piauí na próxima sexta-feira. O governo e a ministra planejam agora outra data para visita de Dilma Rousseff em Teresina e Luis Correia. O cancelamento foi confirmado no final da manhã desta terça-feira por assessores do governador Wellington Dias.

Candidaturas ameaçadas

Os três deputados estaduais da ala dissidente do DEM podem não disputar a reeleição em 2010. Fernando Monteiro, Leal Júnior e Juraci Leite precisam mudar de partido para viabilizar candidaturas no próximo ano. Um dos parlamentares já admite a desistência. Sem legenda eleitoralmente viável e fora da base governista, os dissidentes do Democratas piauiense não terão chances de vitória nas urnas.  

As alternativas

Os dissidentes do DEM admitem três caminhos para 2010: a expulsão do partido, saída negociada ou o risco da punição pela Justiça Eleitoral.  O problema da saída negociada é que o Ministério Público Eleitoral pode ignorar acordo político e bancar ação de infidelidade partidária.

Sem janela

Os deputados não acreditam na tal "janela" que o Congresso Nacional poderia abrir para facilitar mudanças de partido. As regras de fidelidade partidária para a eleição de 2010 deverão levar em conta o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral que cassou inúmeros políticos em 2008.

Ana Paula quer qualidade das estradas

Paulo Pincel
A deputada estadual Ana Paula (PMDB) pediu agilidade do governo na recuperação da malha viária na região sul do Estado, especialmente envolvendo o município de Bertolinia. Com o forte período chuvoso, a deputada defende  ações emergenciais em rodovias sob a responsabilidade do governo estadual.

O tamanho do prejuízo

O governo do Piauí deixou de arrecadar R$ 67 milhões no primeiro trimestre deste ano. A frustração financeira está relacionada à redução nos repassses do FPE (Fundo de Participação do Estado) e queda na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Apesar do prejuízo nos três primeiros meses do ano, o secretário de Fazenda, Antônio Neto, assegura que o calendário anual de pagamento dos servidores está mantido e não sofre ameaça. 

Posts anteriores