Cidadeverde.com

Adiada

A audiência pública que aconteceria nesta quinta-feira(4), no plenarinho da Assembléia Legislativa, com o objetivo de discutir a implantação de uma estação de tratamento de esgotos no conjunto Saci, zona sul de Teresina, foi adiada para data indeterminada. A Agespisa suspendeu os estudos de viabilidade do terreno que seria destinado à construção da obra naquele bairro.

Vitória

A deputada Flora Izabel(PT), autora da solicitação da audiência, considera a suspensão uma vitória das 225 famílias que seriam prejudicadas com a obra. Para ela, sendo o local uma área de preservação ambiental, a comunidade jamais deveria admitir que a estação fosse construída. "A obra certamente prejudicaria  não apenas as famílias, mas o próprio meio ambiente, num momento em que todos devemos nos unir para preservá-lo", afirmou a deputada.

Estudo revela baixo aproveitamento de Algodões I

O pesquisador Francisco Seixas, da Embrapa de Parnaíba, desenvolveu estudo sobre a bacia hidrográfica do rio Piranji, na área que envolve a barragem Algodões I. A pesquisa revela potencial para exploração racional da região à jusante da represa, com o rio perenizado e beneficiando os municipios de Bom Princípio, Cocal e Buriti dos Lopes. Francisco Seixas constata aproveitamento abaixo do potencial proporcionado pela barragem. "As áreas plantadas 21.462 hectares correspondem a 34% da área da bacia, sendo que na sua quase totalidade é praticada agricultura de sequeiro, apresentando baixas produtividades: feijão – 266 kg/ha, milho – 265 kg/ha, caju – 232 kg/ha, ano de 2004 (IBGE, 2006)", afirma o pesquisador. A pesquisa foi apresentada no XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, realizado em João Pessoa-PB, em agosto de 2006.

A irrigação em Algodões I

A conclusão do estudo desenvolvido pelo pesquisador Francisco Seixas: "Na bacia hidrográfica do Rio Piranji à jusante do Açude Algodões é possível a implantação de 1.205,4 hectares irrigados com as culturas tradicionais da região. A gestão racional da bacia hidrográfica estabelece a necessidade de desenvolvimento de abordagem integrada de planejamento e gerenciamento dos recursos naturais para minimizar os impactos gerados pelas ações antrópicas e garantir o uso e a conservação desses recursos."

 

Fábrica fechada

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Teresina interditou, nesta terça-feira, a fábrica clandestina de goma fresca responsável pela produção e distribuição da marca Totô. Na operação foram apreendidos mais e 530 Kg do produto que, segundo recomendação dos técnicos, a população não deve consumir por representar riscos à saúde.  A interdição da fábrica se deu após a denúncia anônima formulada por um consumidor.

Associação Industrial na Piauí Sampa

A Associação Industrial do Piauí esteve  representada pelo novo presidente, Ezaquias Costa, na solenidade de abertura do Piauí Sampa 2009. O evento que, desde 2005 recebe de braços abertos o Estado do Piauí, segue até o dia 07 de junho.

Parlamento Alemão

A deputada Flora Izabel(PT) destacou o funcionamento do Parlamento Alemão, que é composto por 600 deputados titulares e 612 suplentes, eleitos nos 292 distritos eleitorais, através de eleições proporcionais a partir de listas.Cada parlamentar pode ter três mandatos .Em todo o país há cerca de 80 milhões de habitantes, mesmo o voto não sendo obrigatório, 62 milhões vão às urnas escolher seus representantes. As deputadas Flora Izabel e Lílian Martins visitaram a Alemanha cumprindo programação oficial.

Deputado nega CPI de Algodões I

O deputado Moraes Souza Filho (PMDB), que volta nesta quarta-feira,03, ao município de Cocal, norte do Piauí,  afasta possibilidade de instalação na Assembleia Legislativa de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as causas do rompimento da Barragem Algodões I. "Vamos cobrar do governo ações de socorro às vítimas e para recuperação da área destruída pela tragédia", afirmou Moraes Souza Filho.

Comissão suprapartidária

“Irei propor uma comissão suprapartidária de deputados pela Assembléia Legislativa para assim podermos acompanhar e fiscalizar de perto todas as barragens do Piauí”, disse o líder do PT na Assembleia Legislativa, João de Deus souza, durante visita a Cocal no último final de semana.
 

Prefeituras no Censo

Em reunião comandada pelo vice-governador Wilson Martins(PSB), no final da manhã desta terça-feira(02), no Palácio de Karnak, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) lançou os trabalhos da Comissão Censitária Estadual do Piauí, que é a preparação para a contagem populacional do país no ano de 2010. No encontro, o presidente nacional do órgão, Eduardo Pereira Nunes, pediu de forma veemente a colaboração de prefeituras para que os dados sejam reais e possam servir de embasamento para a gestão dos municípios. O prefeito de Teresina foi representado pelo secretário de planejamento, Freitas Neto.

Posts anteriores