Cidadeverde.com

Firmino elogia projeto de vereador

O vereador Luis André (PSL) encerrou em grande estilo o primeiro ano do projeto São João nos bairros. Segundo o parlamentar a iniciativa valorizou a tradição junina na capital, atraiu grande público e movimentou a economia com oportunidades de trabalho para pequenos empreendedores. O prefeito Firmino Filho fez elogios à iniativa Luis André e sinalizou para reforçar apoio da prefeitura nas futuras edições do São João nos Bairros, realizado com recursos de emendas do vereador ao orçamento do município.

Luiz Fux em Teresina

O ministro do STF, Luiz Fux, estará em Teresina no próximo dia 03 de agosto para participar do III Congresso de Direito Previdenciário do Piauí. O evento acontecerá no auditório da OAB e promete retomar discussões sobre o Sistema Previdenciário Nacional, inclusive, sobre a temida e polêmica Reforma da Previdência, que está parada na Câmara Federal.
 

Senado aprova financiamento para Teresina

O Senado aprovou nesta terça-feira,10, a contratação de crédito externo de até U$ 45 milhões pela cidade de Teresina. A matéria entrou na pauta do Plenário da Casa após o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentar requerimento solicitando urgência na tramitação do processo.

Com a aprovação, fica autorizada a operação entre a prefeitura da capital e a Corporação Andina de Fomento – CAF, com a garantia da União, para financiamento parcial do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável.

“Acompanhar todo o andamento até a aprovação foi uma missão que o prefeito Firmino me deu aqui no Senado. São recursos muito importantes para Teresina, por isso trabalhei bastante para garantir que a operação pudesse ser liberada”, comemorou o senador.

 

 

Teresina Sustentável

O programa Teresina Sustentável engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão. Os recursos serão utilizados em várias obras em Teresina, entre elas a Via Sul, que irá passar pela saída da Ponte Wall Ferraz chegando até a avenida Manoel Aires Neto, no bairro Parque Sul.

O projeto de Reabilitação do Centro de Teresina também receberá investimentos, como a requalificação de ruas e calçadas, planejamento de readequação dos espaços urbanos e arborização. O Parque Floresta Fóssil deverá receber uma obra para revitalização e preservação do local, permitindo que a população visite o parque.

 

MDB na parede

Nos bastidores é dada como certa a indicação do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), para a vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias. Porém, sem a garantia do chapão proporcional, reivindicação da sigla para a coligação governista que disputará mandatos na Assembleia Legislativa. Liderança petista informa que o sonhado chapão só é admitido com o MDB indicando candidato ao senado, ficando a vice com o PT. O governador segue calado e recomendando, sem sucesso, silêncio aos aliados.

Já está na Câmara Municipal projeto de PPP da iluminação em Teresina

O prefeito Firmino Filho encaminhou ao legislativo da capital o primeiro  projeto municipal  de Parceria Público Privada. Será na área de iluminação pública. Mas o presidente da Câmara, Jeová Alencar (PSDB), avisa que a matéria só tramitará após o recesso parlamentar, que começa na próxima quinta-feira, 12. Jeová informa que não pretende criar obstáculos à tramitação da mensagem, mas antes da votação em plenário promoverá amplo e profundo debate. Por isso, na última semana antes do recesso,  o presidende da Câmara não pretende nem mesmo fazer a leitura da proposta.

Firmino pavimenta a sucessão em 2020

O prefeito da capital não poderá disputar reeleição, mas já trabalha a sucessão em 2020. Dois nomes diretamente envolvidos no pleito majoritário deste ano estão nos planos de Firmino Filho: o tucano Luciano Nunes e o senador Elmano Férrer (Podemos). Mas o projeto dependerá do resultado das urnas em outubro. Luciano e Elmano estão empenhadíssimos em outra importante e desafiadora missão eleitoral: serão candidatos a governador pela oposição. Tucanos ligados a Firmino asseguram que todas as arestas da disputa eleitoral de 2012 já foram superadas nas relações políticas e pessoais com o senador Elmano Férrer.

Firmino quer veredores da capital na campanha de Luciano Nunes

O prefeito de Teresina está mesmo em campo na busca de palanque robusto para a campanha do tucano Luciano Nunes. Firmino Filho reuniu cerca de 15 vereadores da base aliada para discutir apoio ao pré-candidato do PSDB a governador. Foi um encontro fechado, mas, segundo participantes, proveitoso no aspecto político. Na Câmara Municipal de Teresina, só a bancada aliada ao governador Wellington Dias revelava compromisso com a eleição majoritária estadual.

Dr. Pessoa nega pressão para desistir de candidatura ao senado

Pré-candidato a senador pelo Solidariedade, o deputado Dr. Pessoa negou pressão da direção nacional do partido para trocar a disputa por uma vaga de senador por candidatura à Câmara Federal. Porém, Dr. Pessoa revela que a prioridade nacional da sigla é ampliar a base de representação na Câmara e o Piauí está na estratégia para atingir a meta. "O Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, nos deu carta branca para candidatura de senador e estamos trabalhando para montar uma chapa competitiva de candidatos a deputado federal", informou Dr. Pessoa, que não pensa em mudar de plano para a eleição no Estado. Na foto, Dr. Pessoa em reunião com o aliado Elmano Férrer (Podemos), pré-candidato a governador, e dois pré-candidatos a deputado federal: Jorge Lopes, vice-presidente do Solidariedade, e a major Elizete Lima, que deve se filiar à sigla até o final de julho. 

Direção nacional confirma candidatura de Válter Alencar ao governo

A Executiva Nacional do Partido Social Cristão (PSC) decidiu que em quatro Estados  cabem  candidaturas próprias de governador. Um dos Estados é o Piauí, com o Jurista Valter Alencar, atual presidente do partido no Estado. A candidatura foi posta pelo PSC, que nessa eleição vai apresentar candidatos também para o Senado, Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

O pré-candidato tem conversado com outros partidos e está percorrendo o Piauí de norte a sul. “O governo do estado não tem atendido às necessidades da população. Tem decepcionado o povo do Piauí e nós estamos determinados a mudar esse quadro de desinteresse dos governantes pelo seu povo”, pontuou o pré-candidato.

Posts anteriores