Cidadeverde.com

Marden Menezes convida Geraldo Alckmin para visitar o Piauí

O presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marden Menezes, está em São Paulo, onde participou de uma reunião com o diretório nacional do partido. Marden conversou com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.  Foram debatidos essencialmente temas  políticos. "Tratamos de vários assuntos, entre eles o próprio partido, política nacional, da ajuda que São Paulo está dando aos estados do Nordeste para minimizar a estiagem; e ainda sobre perspectivas para o Piauí", afirmou Marden, que convidou  convidou o governador para visitar o Piauí. Alckimin deverá agendar sua visita nos próximos meses ao Estado. Alckmin, que é presidenciável em 2018, esteve em Teresina na campanha eleitoral de 2006, quando disputou a presidência com o petista Lula.

PDT e PR declaram apoio à reeleição de Wellington Dias

Os dois partidos decidiram formar uma coalizão política e já anunciaram estratégia majoritária para 2018. Apoiam a reeleição do governador, mas não abrem mão de protagonismo na decisão da chapa majoritária. O acerto político, após consultas às bases partidárias, foi anunciado pelos presidentes do PR, Fábio Xavier, e do PDT, Flávio Nogueira. Para as duas siglas, das quatro candidaturas majoritárias para o pleito de 2018, governador, vice e dois senadores, apenas a do chefe do Executivo estadual está fechada. E PR e PDT querem participar das definições.

Prefeitos pedem socorro ao Tribunal de Contas

Os novos gestores de Nazária, Osvaldo Bomfim (PT), e de Monsenhor Gil, João Luis (PSD), foram ao Tribunal de Contas do Estado em busca de informações e apoio sobre ações como decretos de emergência e capacitação de assessores para gestão municipal. Os prefeitos mostraram ao presidente do Tribunal de Contas, Olavo Rebelo, quadros de extrema dificuldade nos dois municípios e formalizaram pedidos de socorro.

Prefeita propõe criação de sete secretarias

A prefeita Ceiça Dias (PTC) convocou a Câmara Municipal de Valença do Piauí para votar e aprovar um pacote de reforma administrativo que prevê criação de sete secretarias: Turismo, Esportes, Meio Ambiente, Relações Institucionais, Desenvolvimento Rural, Comunicação e Planejamento. Cria ainda a PGM(Procuradoria Geral do Município). Mas a oposição, com apenas dois vereadores: Iris Moreira(PP) e Rubens Alencar(PMDB), conseguiu fazer com que o presidente da Câmara, Nonato Soares(PSDB) encerrasse a sessão sem que o projeto fosse votado em plenário. Dentre as incoerências, num dos artigos a referência é feita não ao município de Valença do Piauí e sim de Cachoeirinha, em outro Estado. E num momento em que as prefeituras cortam despesas, não é oportuno um projeto ampliando a estrutura administrativa municipal. Na segunda semana de mandato, a nova prefeita já enfrenta a primeira crise na gestão  de Valença do Piauí.

Firmino define novo formato para Eturb

De um órgão prestes a desaparecer na estrutura administrativa de Teresina a instituição com missão desafiadora na cidade. O prefeito Firmino Filho decidiu atribuir à Eturb (Empresa Teresinense de Urbanismo) o papel de revitalizar o centro da capital. O novo presidente, vereador Levino de Jesus (PRB), já conversou com o prefeito sobre a missão da instituição e destaca comércio ambulante, Shopping da Cidade,  lojistas, serviços públicos, cultura e lazer como frentes de atuação. A situação dos imóveis antigos também preocupa a prefeitura e foi incluída como meta da Eturb.

Joel Rodrigues denuncia caos em Floriano

Foi o resultado do primeiro encontro do novo prefeito com a equipe administrativa. Nos relatórios de cada pasta, informações reveladoras da grave situação do município. Há pendências em contas bancárias e pagamento da folha de dezembro. Joel Rodrigues pediu compreensão dos servidores e priorizou serviços básicos como limpeza pública e funcionamento de escolas e hospitais.

Contabilidade na política

Um registro do contador George Wellington com alguns dos seus clientes na eleições de 2016: os vereadores José Filho(PTdoB), Valdemir Virgino(PRP), Pedro Fernandes(PRP)  e Nilson Cavalcante(PTdoB). Em Teresina ainda tiveram suas prestações de contas aos cuidados de George Wellington o vereador Enzo Samuel(PCdoB) e o primeiro suplente Edvan Silva(PTC). George Wellington também prestou serviços para diversos vereadores eleitos em outras cidades, como  Buriti dos Montes, Campo Maior e Miguel Alves. Os prefeitos eleitos de Boqueirão do Piaui e de Juazeiro do Piauí também  contaram com os serviços do contador, que é referência na área da contabilidade eleitoral e partidária.

Volta a chover nos cerrados

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB), informa que após um preocupante período sem chuvas nos cerrados do sul do Estado, também chamado de "veranico", o otimismo voltou ao semblante dos produtores rurais com registros de fortes precipitações pluviométricas na região mais produtiva do Piauí. Segundo Marcos Elvas, falta pouco para que uma grande safra de grãos seja confirmada nos cerrados piauienses.

PTB volta a pressionar Elmano para não sair do partido

A decisão política para trocar o PTB pelo PMDB já está tomada. Porém, lideranças e dirigentes petebistas voltaram a pressionar o senador Elmano Férrer para não deixar a legenda. Se Elmano assinar a ficha de filiação do PMDB, a bancada do PTB será reduzida a dois senadores e  perde espaços nas comissões técnicas, na mesa diretora, além de toda a estrutura da liderança partidária, como gabinete e assessores.  A direção do PTB quer evitar o prejuízo. No recesso parlamentar,  Elmano Férrer só retorna a Brasília no dia 24 para definir se muda mesmo de sigla ou cede às pressões do PTB. "Eu só tive um partido em toda a minha vida; mudar não fácil  como se imagina", revelou Elmano Férrer antes de  viagem para descanço com a família no litoral do Piauí.

Georgiano Neto propõe filiação do coronel Carlos Augusto ao PSD

A proposta foi feita pessoalmente pelo deputado estadual Georgiano Neto num encontro com o comandante da Polícia Militar do Piauí. O PSD investe no fortalecimento da sigla para as eleições majoritária e proporcional de 2018. Georgiano Neto ofereceu apoio para o coronel disputar uma vaga na Asembleia Legislativa pelo PSD.
 

Posts anteriores