Cidadeverde.com

PROS oferece legenda a Fábio Abreu

Na volta à Câmara para indicar emendas ao Orçamento Geral da União, o deputado federal Fábio Abreu, ainda no PTB, foi assediado pela direção nacional do PROS. Os dirigentes da sigla estão preocupados com a clásula de desempenho, que entra em vigor a partir de 2018 e determina limite de votação para que as legendas  tenham acesso aos recursos do fundo partidário. O critério fundamental é votação para Câmara Federal. O PROS, com apoio do presidente estadual, Amauri Araújo, ofereceu filiação e pleno apoio para a reeleição de Fábio Abreu, que  deixará o PTB em março do próximo ano e está em fase adiantada de acordo para ingressar no PR. Mas o PROS, pelo andar da carruagem,  promete entrar com força na disputa do passe político de Fábio Abreu.

Evaldo Gomes faz planos para chapinha

O deputado estadual tem sido bem-sucedido em alianças proporcionde ais que reúne pequenos partidos. Para a coligação PTC/PRB/PR/PCdoB/PODEMOS e outras siglas em fase de entendimento, também chamada de chapinha, a expectativa é conquistar duas vagas na Câmara Federal e pelo menos quatro na Assembleia Legislativa. Em 2014, o PTC elegeu dois deputados estaduais numa aliança com siglas emergentes. A previsão de Evaldo Gomes pode até ser exagerada na ousadia, mas merece respeito pelo histórico de exitosas campanhas eleitorais, desde o pleito de 2008 para a Câmara Municipal de Teresina.

Conselho federal anula decisão da OAB-PI

O Conselho Federal da OAB suspendeu a decisão do Conselho da Seccional Piauiense da Ordem dos advogados, que afastou do cargo a presidente da Subseção da Floriano, Isabel Carvalho, e toda a sua diretoria eleita em 2015.

A destituição sumária da diretoria  aconteceu no dia 04, onde foi dada posse, pela Diretoria da OAB Piauí, ao advogado Astrobaldo Ferreira Costa.

A decisão de suspender a posse do novo presidente, e consequentemente o afastamento da advogada Isabel Carvalho, foi proferida monocraticamente pelo Conselheiro Erik Limongi Sial, em medida cautelar em favor da diretoria legitimamente eleita, que nesta ação, teve os interesses patrocinados pelos advogados Alex Noronha e Rodrigo Mesquita.

A diretoria, até o momento afastada, retorna ao comando da subsecção de imediato.

Em 2015,  a chapa OAB Forte, capitaneada em Floriano pela advogada Isabel Carvalho venceu a eleição com  diferença de um voto. O candidato adversário protocolou Recurso Eleitoral na esfera administrativa, e em seguida judicializou o pleito. 

Silas abre divergência com PT e PMDB

O deputado federal Silas Freire (Podemos) não economizou palavras duras à reação dos grandes partidos governistas à chapa dos emergentes, formada pelo PTC, PODEMOS, PCdoB,PRB e PR. "Assis Carvalho e Marcelo Castro mandam no PT e PMDB, não em nossa aliança", desabafou o parlamentar após encontro que confirmou tendência de coligação das pequenas legendas governistas. Segundo Silas, PT e PMDB querem todas as forças aliadas ao governador Wellington Dias numa mesma coligação em 2018, majoritária e proporcional.
 

Pequenos partidos anunciam aliança para Câmara Federal

Presidentes do PTC, PCdoB, PRB e Podemos acertaram coligação para lançar chapa com candidatos a deputado federal em 2018. O deputado federal Fábio Abreu participou do encontro, reafirmou tendência para trocar o PTB pelo PR e integrar a chapa dos pequenos partidos governistas. Segundo Osmar Júnior (PCdoB), o melhor para a base governista é lançar duas coligações proporcionais: uma dos grandes partidos e outra com pequenas siglas. “A base governista é muito grande e permite mais de uma chapa com candidatos a deputado, federal e estadual”, disse.

Chapas proporcionais dividem governistas

PTC, PCdoB, PODEMOS, PR e PRB articulam chapas proporcionais para Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Por reunir pequenos partidos, o movimento já é chamado de chapinha. Na chapa de candidatos a deputado  federal  estão Silas Freire (PODEMOS), Osmar Júnior (PCdoB), Marcos Vinicius (PTC), Gessivaldo Isaias (PRB) e Fábio Abreu, caso confirme mudança do PTB para o PR.  O deputado federal Silas Freire defende a chapinha, mas revela que enfrenta forte resistência no PMDB e PT. "Os deputados Marcelo Castro (PMDB) e Assis Carvalho (PT) não aceitam nem ouvir falar nisso e só falam em chapão, com todo mundo junto e misturado", diz Silas Freire.
 

Militares cobram reajuste salarial

O vereador R Silva (PP) esteve reunido  com a vice-governadora Margarete Coelho e com os presidentes das Associações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, as categorias reivindicaram aumento salarial, além de melhores condições de trabalho. Os militares solicitaram o agendamento de uma reunião com o governador Wellington Dias para tratar do assunto.

Zé Filho é convidado para presidir Solidariedade

As portas do Solidariedade estão abertas para o ex-governador Zé Filho, ainda sem filiação partidária. O convite envolve filiação e presidência da sigla no Estado. Zé Filho é pré-candidato a deputado estadual e tem sido assediado por vários  partidos de oposição. No Solidariedade, Zé Filho estreitará parceria política com o gestor de Parnaíba, Mão Santa, que administra a segunda maior cidade do Estado e principal base do ex-governador.  Nesta quarta-feira, 11, Zé Filho, Mão Santa e o presidente do Solidariedade, Flávio Nogueira, tratarão do assunto num encontro político  em Parnaíba. Se aceitar o convite, Zé Filho informou que buscará adesões de lideranças politicas de outros partidos.
 

Solidariedade inaugura sede em Teresina e promete candidato ao governo

A nova sede do partido será oficialmente aberta nesta quarta-feira, 11, com presenças de dirigentes e lideranças políticas estaduais. O solidariedade confirmou participação do deputado Dr. Pessoa, que admite filiação à sigla para disputar o governo do Estado em 2018. O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, também confirmou presença na inaugura da sede do Solidariedade.

Firmino e Erick Amorim destravam projetos em Brasília

O secretário nacional do saneamento do Ministério das Cidades, Henrique Pires, intermediou em Brasília, no Ministério do Turismo, o encontro do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e do secretário de Planejamento, Erick Amorim, com o secretário nacional do Turismo, Toto Parente. No encontro foram apresentados  projeto da prefeitura de Teresina que deve contar com recursos do Prodetur. 

Posts anteriores