Cidadeverde.com

Advogado lança primeiro livro

O Advogado Campelo Filho se prepara para o lançamento do seu primeiro Livro, Reflexões e Críticas - a condução da política no Brasil: Estado, Direito e Sociedade. A obra é resultado de uma coletânea de mais de 60 artigos escritos, que tratam sobre Políticas Comportamentais da Sociedade e Condução Política da Nação. A atual situação política do Brasil gerou um posfácio, que de certa forma é o resultado de tudo o que se anunciou ao longo dos últimos 10 anos. O lançamento acontecerá na próxima terça, 22 de agosto, no auditório do Fórum Central de Teresina.

Dudu quer MPF investigando denúncia de irregularidade em Teresina

O vereador Dudu (PT) protocolou pedido de audiência para solicitar a entrada do Ministério Público Federal na investigação sobre o possível desvio de finalidade dos recursos do Fundo de Desenvolvimento pela Educação pela Prefeitura de Teresina. “Protocolamos no Ministério Público Federal, solicitando que investigue possíveis irregularidades praticadas pelo Prefeito Municipal de Teresina, Firmino Filho, na assinatura e na movimentação dos recursos da ordem de R$ 229 milhões referentes aos precatórios do FUNDEF (Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental)”, afirmou o vereador.

"Decisão política para 2018 só em março", afirma João Vicente

O ex-senador João Vicente Claudino tem sido bastante assediado por lideranças governistas e de oposição. O PTB aposta na volta do ex-senador à legenda e numa candidatura majoritária na chapa do governador Wellington Dias. A oposição também se movimenta a acredita que o caminho de João Vicente será contrário ao bloco governista. Lideranças do PTB trabalham na reaproximação de João Vicente e Wellington Dias. Porém, o ex-senador informou à coluna que sua decisão ficará para o final de março de 2018. E serão três: filiação partidária, candidatura majoritária e aliança política (oposição ou situação).

Wellington Dias na pré-campanha de Lula

O governador piauiense é um dos líderes da pré-campanha de Luis Inácio Lula da Silva à presidência da República. Wellington Dias participou, em Salvador, do início de maratona de viagens de Lula pelo Nordeste. Na primeira semana de setembro, o ex-presidente visita Teresina e municípios do interior do Estado. A agenda de Lula no Piauí está sendo preparada com influência de direta do governador Wellington Dias, que em Salvador, participou de caminhada ao lado de Lula e de lideranças petistas da região.

Título de cidadania teresinense para Dória será reapresentado

O vereador Luiz André (PSL) já conseguiu as 15 assinaturas de parlamentares necessárias, segundo o regimento interno da Câmara Municipal de Teresina, para reapresentação do requerimento que concede título de cidadania ao prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB). A rejeição do requerimento na sessão de terça-feira, 15, não foi digerida pelo prefeito Firmino Filho, que orientou sua base de sustentação esforço para aprovar o título ao gestor paulistano. "Regimentalmente é possivel a reapresentação e nosso esforço será no sentido de corrigir a descortesia da rejeição do título para o prefeito João Dória", afirmou Luiz André. A nova votação poderá ocorrer já na próxima semana com amplas chances de aprovação.

PP quer filiar Zé Filho e Juliana Moraes Souza

Os convites foram feitos pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. O ex-governador Zé Filho, atualmente sem partido, promete decidir seu futuro partidário após definições da reforma política que tramita na Câmara Federal. Já a deputada estadual Juliana Moraes Souza é da ala oposicionista do PMDB. Zé Filho será candidato a deputado estadual em 2018. Os convites de Ciro Nogueira balançaram Zé Filho e Juliana. A dúvida é saber como serão digeridos pelo prefeito de Parnaiba, Mão Santa, aliado dos dois e adversário de Ciro. 

Partidos reagem ao "distritão"

A comissão especial da Reforma Política já encaminhou ao plenário da Câmara Federal o relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP), propondo mudanças no sistema eleitoral brasileiro. A mais polêmica é o sistema de votação em pleitos para deputados e vereadores. Saí o proporcional, onde é respeitada a votação dos partidos, e entra o majoritário, em que os mais votados nominalmente são os eleitos. Partidos reagem e prometem barrar o distritão no plenário. Uma frente nacional está sendo formada. No Piauí, representantes de dez partidos,  PPS, PSL, PSDC, PCdoB,PSC,PRP,PPL,PEN,PTC e PV participaram do primeiro encontro para formação da frente contra o distritão no Estado.

A reação a João Dória na Câmara Municipal de Teresina

Enzo Samuel - vereador PCdoB

O título de cidadania ao prefeito de São Paulo proposto pelo vereador Luiz André (PSL) foi derrotado pela oposição e apoio decisivo de parlamentares aliados ao Palácio da Cidade. Só a oposição não derrotaria a proposta no plenário da Câmara Municipal de Teresina.  Segundo o vereador  Enzo Samuel (PCdoB), João Dória (PSDB), além de não ter serviços prestados em Teresina, representa o lado sombrio da política. "Ele representa o ódio e não merece o título de cidadão teresinense, já que contribui para este momento tão conturbado da política", afirma Enzo Samuel.  Em nota, a Juventude do PSDB do Piauí agradeceu aos 17 vereadores que votaram a favor do título  e defendeu o tucano João Dória: "Em momento de crise, Dória tem se mostrado um inovador, revolucionando o modelo de se fazer gestão pública."

Mudança na Saúde

O médico Alderico Tavares, que exercia o cargo de diretor de descentralização e organização hospitalar na secretaria de Saúde do Estado, assumiu outra missão na pasta. É o novo superindentende da Sesapi, função antes exercida pelo coronel PM Gerardo Rebelo. Na foto, Alderico Tavares, que é esposo da deputada estadual Janainna Marques (PTB), secretária de Infraestrutura do Estado, Eliane Moura, vereadora em Monsenhor Gil, e Francisco Macedo, diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa.  

Gessivaldo Isaias reafirma convite para filiar Fábio Abreu ao PRB

PRB ou PR? Qual será o destino partidário do secretário de Segurança do Estado, deputado federal Fábio Abreu? Nesta terça-feira, 15, o deputado estadual Gessivaldo Isaias, presidente do PRB no Piauí, reafirmou convite oficial para filiação de Fábio Abreu à sigla. Já o deputado estadual Fábio Xavier, presidente do PR, confirma entendimentos avançados para filiar o secretário. Fábio Abreu assegura que deixará o PTB, mas só decide filiação partidária após aprovação da reforma política na Câmara Federal.

Posts anteriores