Cidadeverde.com

Mão Santa homenageia Wilson Martins em Parnaíba

O ex-governador Wilson Martins foi homenageado com medalha e diploma do Mérito Municipal em solenidade ocorrida no final de semana na praia de Pedra do Sal, em Parnaíba. É a mais elevada comenda do município. A atitude de Mão Santa (Solidariedade) também é visto no aspecto político. Wilson Martins é presidente estadual do PSB e mantém postura de severa oposição ao governo do petista Wellington Dias. "A tendência da oposição é crescer no Piauí", avalia Mão Santa. Em julho, o PSB realiza em Parnaíba, sob o comando de Wilson Martins, o seminário Piauí em Debate, evento político e de forte conteúdo oposicionista. O deputado estadual Rubem Martins (PSB) acompanhou o ex-governador na homenagem prestada pelo gestor parnaibano. "É a trincheira da resistência que começa a se fortalecer no Piauí", afirma Rubem. Wilson Martins agradeceu a homenagem e revelou disposição política para ampliar a oposição no Estado. "Ser homenageado em Parnaíba, pelo prefeito e ex-governador Mão Santa, é uma imensa honra", afirmou.

Lideranças desistem do PDC e migram para o PR

Suplente de vereador da capital pelo PV, Miranda Neto liderava grupo que tentava recriar no Estado o PDC (Partido Democrata Cristão) - já estava organizado em 37 municípios. Mas a situação política nacional  desmotivou o grupo a levar adiante o projeto. As lideranças decidiram migrar para o PR, após entendimentos com o presidente estadual da sigla, deputado Fábio Xavier. Segundo Miranda Neto, o grupo também está fechado no apoio à reeleição do governador Wellington Dias.

PPS investe em filiações

Celso Henrique e Mário Rogério percorrem o Piauí no esforço de preparar o PPS para os embates eleitorais do próximo ano. Filiar lideranças políticas, comunitárias e empresariais tem sido prioridade dos dirigentes. No município de Novo Santo Antônio, o PPS realizou filiação do empresário  Hélio Cabral. "Queremos renovar nosso partidos com novos integrantes, dispostos a defender mudanças na política", disse Celso Henrique. Na foto, o novo filiado entre Celso Henrique e Mário Rogério. O PPS promete filiar lideranças empresariais na capital.

Vereador dos idosos

O vereador Luis André (PSL) anda muito comprometido com apoio aos idosos na capital. Cobra políticas públicas, apoia o conselho municipal e recentemente foi autor de requerimento que resultou  numa sessão especial que tratou do combate à violência contra o idoso. Luis André também é autor de lei que criou em Teresina o dia municipal do idoso.

Pré-candidato, Wilson Martins sente o pulso de lideranças políticas

O ex-governador e presidente estadual do PSB intensifica agenda de viagens ao interior do Estado. Esta semana, visitou municípios do semiárido, conversou com lideranças políticas, correligionários e fez até um corpo a corpo com moradores em vários municípios. Wilson Martins ficou empolgado com os resultados  do contato direto com a população. Em Padre Marcos, ao lado do prefeito Valdinar da Silva (PSB), Wilson Martins, que é médico, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde e até ensaiou um atendimento, verificando a pressão arterial do gestor. Mas não faltou interpretação política ao gesto de Wilson Martins: "Na preparação de projetos de candidatura, é preciso sentir o pulso do povo e de seus líderes", disse uma liderança ligada ao ex-governador, pré-candidato ao Senado Federal em 2018.

TRE-PI inicia planejamento das eleições 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) dá início, nesta segunda-feira (19), ao processo de Planejamento Integrado das Eleições 2018, com a realização da Reunião de Abertura do Programa Eleições 2018. O evento contará com a participação do Presidente do Tribunal, Des. Joaquim Dias de Santana Filho, e do seu Diretor Geral, Edmar Holanda Luz.

 

O planejamento integrado das eleições e o respectivo monitoramento de suas atividades é uma das ferramenta utilizadas pelo TRE-PI para garantir o exercício pleno da cidadania, através do direito a votar e ser votado.

 

Dessa primeira reunião participarão os integrantes da Comissão Gestora do Planejamento Integrado do Programa Eleições 2018 - COGESPE, e os Líderes dos Projetos e Planos de Ação. Serão apresentadas a estrutura do Programa Eleições 2018 com as iniciativas aprovadas, as diretrizes, a sequência e o cronograma do processo de planejamento. Depois serão abordadas as principais lições aprendidas nas Eleições 2016 e as orientações técnicas sobre o processo de planejamento. 

Júlio César quer bancada federal contra fechamento de zonas eleitorais

O deputado federal e coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional promete mobilização política contra medida do Tribunal Superior Eleitoral  que prevê redução de zonas eleitorais em todo o país. O Piauí, que possui 98 cartórios, perderá de 25 a 30 Zonas Eleitorais. Nesta sexta-feira, 16, o parlamentar tratou de recursos com o juiz Tiago Brandão, presidente da AMAPI (Associação dos Magistrados do Piauí), que contesta o projeto do TSE. "Será um enorme retrocesso para a segurança e agilidades das eleições brasileiras, hoje modelo para o mundo", afirma Tiago Brandão. O deputado Júlio César já encontro com parlamentares da região Nordeste para fortalecer movimento contra a redução das Zonas Eleitorais.

Fábio Xavier acerta parceria política com Assis Carvalho

cidadeverde.com

O deputado estadual e secretário das Cidades fechou apoio para a reeleição do petista Assis Carvalho à Câmara Federal em regiões onde mantém bases eleitorais. Pelo acordo, Fábio Xavier (PR) e Assis Carvalho (PT) farão dobradinhas regionais. Porém, o presidente estadual do PR esclarece que o candidato do partido a deputado federal será Fábio Abreu, que se filiará ao partido no inicio de 2018.

Wellington Dias conversa com candidatos a Procurador Geral de Justiça

Os Promotores de Justiça  Cleandro Moura, Paulo Rubens e Hugo Cardoso já conversaram com o governador Wellington Dias sobre a última etapa do processo de escolha do chefe do Ministério Público do Estado. Após o encaminhamento da lista tríplice para o Poder Executivo, caberá ao governador definir quem será o Procurador Geral de Justiça. O anúncio deve ocorrer até o inicio da próxima semana. As conversas no Palácio de Karnak foram individuais, numa espécie de entrevista com os postulantes ao cargo. A particularidade na disputa pela chefia do Ministério Público é que os três candidatos são politicamente afinados.

Elmano defende adutora do sertão

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) esteve em audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para dar agilidade ao processo de licitação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA da Adutora do Sertão. O ministro garantiu celeridade na escolha do órgão responsável, que ficará à cargo da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, ligada ao Ministério, ou da Codevasf. O deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) e o ex-governador Guilherme Melo acompanharam o senador na reunião. A Adutora do Sertão foi incluída no PPA 2016/2019 e na LOA 2017, por meio da Emenda da Bancada do Piauí indicada pelo senador, que tem levantado esta bandeira para levar água subterrânea de ótima qualidade para cerca de 600 mil pessoas, em 51 municípios piauienses.

 

Posts anteriores