Cidadeverde.com

Teresina reduz acidentes, mas está entre as capitais com mais mortes

Imprimir
Foi lançada na manhã desta quarta-feira (28) a Campanha Vida no Trânsito, durante o I Encontro Internacional do Projeto Vida no Trânsito. O objetivo é conscientizar os motoristas e motociclistas e traçar políticas públicas em diversos setores da sociedade.

Fotos: Raoni Barbosa 

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito Firmino Filho, o subcomandante da Polícia Militar coronel José Fernandes Albuquerque, o representante da Organização Panamericana da Saúde, Alberto Colombo, a representante do Ministério da Saúde Marta Maria Alves e outras autoridades.


O projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa que existe em nível mundial e é realizado em cinco capitais do Brasil: Teresina, Campo Grande, Palmas, Belo Horizonte e Curitiba. O primeiro encontro do país está sendo realizado na capital piauiense.


"Estamos lançando a campanha aqui em Teresina focando no excesso de velocidade. Foi realizada uma pesquisa com vários grupos de pessoas, que nortearam como seriam feitos os vídeos que trazem cenas fortes para chocar aqueles que estiverem vendo", explicou Marta.


Foram produzidos três comerciais que mostram uma família em um automóvel acima da velocidade. Em duas das peças ocorre um acidente fatal e, na última, o condutor é multado. 

Segundo Marta, além das campanhas publicitárias serão realizadas oficinas com diversos órgãos, entre eles secretarias municipais e estadual de saúde, de trânsito e Polícia Militar, a fim de traçar estratégias para aumentar a fiscalização e melhorar o socorro às vítimas.


O representante da UPAS, Alberto Colombo, informou que a campanha só terá sucesso se for realizada de forma integrada, com enfoque principal na educação e na fiscalização e punição dos motoristas infratores.


O evento acontece até sexta-feira (30). O estudo feito pela organização mostra que Teresina conseguiu reduzir o número de acidentes nos últimos quatro anos. De acordo com dados da prefeitura, em 2010 foram registrados 228 óbitos por acidente; em 2011 foram 205; em 2012 foram 196 e em 2013 foram 179 óbitos.

Flash de Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais