Cidadeverde.com

Teresina terá ônibus com ar condicionado e leis mais rígidas contra enchentes, diz Firmino

Imprimir

Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com

Teresina terá, sim, ônibus com ar condicionado. A informação foi confirmada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), em entrevista do Jornal do Piauí desta terça-feira (28). O gestor municipal também disse apoiar leis mais rígidas para evitar problemas com enchentes na capital. 

Os ônibus com ar condicionados serão aqueles que vão circular nos corredores exclusivos, que serão construídos dentro do projeto de integração. "Algumas mudanças previstas na integração já estão acontecendo, após a assinatura dos contratos, mas a grande mudança vai haver após a reformatação do sistema. O primeiro terminal já está sendo construído no bairro Bela Vista e teremos outro, em breve, no Parque Piauí. A partir da construção desses terminais, as linhas serão segmentadas", explicou o prefeito.

Firmino acrescentou que as faixas exclusivas para ônibus já existentes serão substituídas por corredores exclusivos, que serão construídos na pista do meio das avenidas e farão uma segmentação para que os demais veículos não utilizem o espaço. "A lógica do sistema é fazer com que os ônibus possam fazer viagens mais rápida. Esses ônibus que utilizarão os corredores terão ar condicionado", completou.

Drenagem urbana

Firmino Filho destacou que foi enviado à Câmara dos Vereadores um projeto de lei que obriga a novas ocupações imobiliárias a adotar uma legislação mais rígida quanto à drenagem urbana. "Nós vamos responsabilizar quem descumprir as regras", afirmou.

O prefeito ressaltou, entretanto, que vários avanços já foram feitos ao longo dos últimos anos. "No passado, inúmeras famílias ficavam desabrigadas no período de chuvas. Agora não temos nem 40 famílias precisando de abrigos. A região Norte era a que mais sofria, por causa das lagoas, mas temos visto que os programas de drenagem já realizados estão tendo resultados. Na zona Leste estamos fazendo uma grande galeria, que será retomada após o inverno. Estamos avançando", declarou.

Strans e Guarda Municipal

Firmino garantiu também que a Superintendência de Trânsito está passando por adequações para racionalizar o trânsito de Teresina e fortalecer a fiscalização. Ainda sobre segurança, o prefeito confirmou o concurso da Guarda Municipal com 100 vagas para o início dos treinamentos e um programa de combate às drogas.

Obras

Firmino explicou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa por uma reforma estrutural para formatar o pronto-atendimento, a entrada do hospital, que terá boxes individualizados para garantir um atendimento mais humanizado. Ele disse ainda que a intenção é chegar a 40 leitos de UTI.

Sobre a reforma do hospital do Monte Castelo, Firmino confirmou a inauguração para agosto deste ano, nas atividades referentes ao aniversário da cidade. Na mesma data será inaugurada também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença. Já a UPA do Promorar deve ficar pronta apenas no final do ano. 

Firmino ressaltou que, com emendas do ex-deputado federal Hugo Napoleão (PSD), há recursos garantidos para a construção do novo hospital do Matadouro  e, com emendas do deputado federal Rodrigo Martins (PSB), será construído o novo hospital da Primavera.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais