Criatividade é o ingrediente para receita de sucesso

Bolo Carol Leopoldino

Bolo Carol Leopoldino

Por Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

A criatividade está presente na gastronomia desde a combinação de ingredientes a apresentação de lindo bolo de casamento. E inovar nas receitas, na decoração dos pratos e até mesmo na ambientação de restaurantes se tornou parte do processo criativo daqueles que investiram na gastronomia como fonte de renda e lucro.

Para maioria dos teresinenses, reunir-se com os amigos e familiares em um ambiente aconchegante e saborear uma boa comida já se tornou parte da sua rotina; além de ser um ótimo convite para apresentar aos turistas a riqueza da culinária piauiense. Por isso, a gastronomia também é destaque no Teresina Criativa, o programa especial da TV Cidade Verde, que vai ao ar no dia 16 de agosto deste ano, e será transmitido ao vivo pelo Cidadeverde.com.

Antecipando as histórias de pessoas que apostaram na criatividade para empreender na capital piauiense, o hotsite do Teresina Criativa conversou com a empresária Carol Leopoldino, conhecida por transformar bolos e doces em obras de arte, por que não?

“A criatividade ‘enche os olhos’ das pessoas, assim você conquista o seu espaço, pois nada melhor do que você criar algo que agrade a elas, sendo que criatividade tem que ser uma ‘constante’ para agradar o público em geral. A criatividade é fundamental para o sucesso”, destaca Leopoldino.

Carol era acadêmica do curso Direito quando despertou o interesse pela culinária, após ter o apoio da família e de organizar o primeiro aniversário da filha. Atualmente, ela conta com 14 colaboradores em sua empresa. Carol fala um pouco da criatividade de produzir um bolo especial para cada noiva ou aniversariante, contando com as ideias criativas que surgem a cada novo cliente.

Sopa de abóbora com carne de sol.

Tapioca recheada com carne de sol desfiada , queijo coalho assado

“Cada cliente é única. A gente tenta sonhar junto com cada cliente, e transformar seu sonho em realidade. A criatividade de nossas clientes faz com que o nosso trabalho seja ‘reiventado’ todo dia. Assim todo dia criamos modelos novos”, diz Carol, acrescentando que sempre busca fazer cursos na área para acompanhar as tendências e exigências do mercado.

Comida Regional

Do doce para o regional, o Teresina Criativa conversou com as empresárias Ceres Rebelo e Maria de Lourdes Nogueiras. Juntas, elas pensaram e abriram um restaurante com lanches típicos da culinária piauiense, que oferece, por exemplo, tapiocas, cuscuz e sopas. Para elas, a ideia era valorizar os ingredientes considerados típicos do Estado.

“Antes de iniciar o cardápio e definir algumas estratégias, nós fizemos uma pesquisa sobre o mercado. Nós pensamos em um menu que tivesse os nossos valores gastronômicos, das nossas raízes, até chegar em uma gastronomia mais contemporânea. É um cardápio baseado em tendências para agradar a todos. Que seja uma extensão da casa das pessoas”, conta Ceres Rebelo, lembrando que Teresina possui um turismo de negócios e que muitos visitantes gostam de conhecer a gastronomia daqui.

Já a empresária Maria de Lourdes destaca que a ideia do restaurante era “trabalhar os hábitos alimentares dentro daquilo que a gente gosta, que o piauiense gosta, resgatar a carne seca, o cuscuz, pois a nossa comida está muito universalizada, apreciada em todo o país”, disse. Para reforçar o cardápio voltando para o local, ela relata o cuidado com a decoração do restaurante que teve como base o cordel.

“Esse cuidado com a decoração da casa é importante. Nós pensamos no Cordel, que é uma leitura típica nossa, e temos uma exposição aqui; as pessoas leem, principalmente, as crianças, e conhecem um pouco mais a nossa cultura”, diz Maria.

Empresárias Maria de Lourdes e Ceres Rebelo (Foto: Wilson Filho)

 

Teresina Criativa

O  programa especial Teresina Criativa,  da TV Cidade Verde, em homenagem aos 165 anos da capital piauiense, vai ao ar no dia 16 de agosto deste ano, a partir das 10h30. Aguardem para conhecer outras histórias e nomes que se destacam na criatividade e gastronomia piauiense.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *