Economia criativa avança na área do entretenimento em Teresina

Por Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
foto destaque: Uau!Fotos

Layane e a noiva Danielle: “produzir casamentos é trabalhar com sonhos” (foto: Live Fotografia)

Layane e a noiva Andressa (Foto: Live Fotografia)

O Entretenimento é um dos setores da Economia Criativa que mais gera o desenvolvimento econômico e a criatividade no país. E, claro, não poderia ficar de fora do Teresina Criativa, o especial da TV Cidade Verde que comemora os 165 anos da capital piauiense, e vai ao ar no dia 16 de agosto deste ano, a partir das 10h30.

Enquanto o programa não vai ao ar. O Hotsite traz histórias de pessoas que conquistaram Teresina com suas ideias criativas tanto na produção de eventos como na decoração dos locais em que serão realizados.

Para conversar um pouso sobre esse universo carregado de encantos e magias em que uma bela produção e ornamentação podem transformar um local, o Teresina Criativa convidou a cerimonialista de casamentos Layane Benvindo, a design de festas Ana Paula Araújo e o produtor de eventos Antoniel Ribeiro. Vamos lá?

A nossa conversa começa com a cerimonialista Layane Benvindo. Ela destaca que, atualmente, devido à instabilidade da economia no Brasil conseguir um trabalho está difícil. Por isso, a criatividade é uma ótima aliada, pois com uma pequena ideia, “você pode desenvolver um grande negócio!”, diz Layane dando a seguinte dica: “ler bastante, pesquisar e acompanhar diferentes perfis nas redes sociais nos faz abrir a mente, mas, antes de iniciar uma nova atividade, você deve amar e ter prazer naquilo que você escolheu pra fazer. Assim tudo flui naturalmente e o sucesso é garantido!”.

Casamento Thiago e Lanny | Decoração: Ana Paula Araujo (Foto: Marcia Burlamaqui)

Festeira desde criança, como se autodenomina a cerimonialista, Layane Benvindo lembra que assistir diversos filmes românticos a fez querer “trabalhar com sonhos”. Afinal, muitas mulheres e homens sonham com grande dia de dizer: “Sim, eu aceito”.

Quando o assunto é criatividade, ela ressalta que sempre busca fazer algo de diferente onde, os convidados ao olharem para aquela festa vejam e identifiquem o casal. “Nessa hora a criatividade deve estar aflorada, buscamos conhecer bem o casal, o estilo de festa, os familiares e convidados que ali estarão. Sempre falo que trabalhamos com sonho, e aquele dia é único, não volta, por isso devemos fazer tudo com muita cautela e amor”.

E quando algo inesperado acontece, questionamos Layane. É preciso ser muito criativo para resolver o problema e ter um final feliz. Ela citou situações “que precisou ter muito jogo de cintura”.

“Já aconteceu da calça do noivo rasgar na saída da igreja e eu ter de costurar; entrar debaixo do vestido da noiva para prender a saia de tule que estava caindo; conseguir um novo buquê para a noiva na hora de ir para Igreja; conseguir um bolo de casamento novinho em folha quase na hora da festa, pois o que chegou caiu e quebrou todinho. Nessa hora, agradeço a Deus, pois todos os imprevistos que tive, Deus me enviou anjos, chamados parceiros para me ajudar, e sem eles, nada e nenhum desses sonhos seria possível”, relembra Layane.

Decoração por Ana Paula Araujo (Foto: arquivo pessoal)

 

Outra que é apaixonada por casamentos é design de festas Ana Paula Araújo. “É muito gratificante ver tudo decorado, especialmente os casamentos, que são os eventos em que envolvem a família, a expectativa e a emoção é muito grande; é muito bom ouvir dos clientes que está como ele sonhou”, diz Ana Paula.

Decoração por Ana Paula Araujo (Foto: arquivo pessoal)

Para ela, “o mercado atual exige cada vez mais criatividade independe da área de atuação do profissional. Eu sempre fui muito observadora. Eu comecei a me incomodar com alguns detalhes em eventos que eu frequentava, então comecei a pedir pra ajudar e sempre pesquisa os temas. Aos poucos essa atividade se tornou minha profissão”, conta a designer, que trabalha na área há 5 anos.

Durante todo esse tempo, Ana Paula organizou desde pequenos eventos como grandes casamentos, festas de formaturas e aniversários. Dentre eles, ela destacou um que mais chamou a sua atenção: um casal de policiais que iriam se casar e queriam a temática com o tema polícia, com algemas e tudo.

Assim como a Ana Paula e a Layane, o produtor e diretor de eventos Antoniel Ribeiro coleciona situações inusitadas em seu currículo. Ele conta que é preciso muita criatividade não somente para produzir grandes eventos e encantar o público e, claro, o cliente, mas também para contornar alguns pedidos que, por vezes, surpreende quem está anos nesse segmento.

Ele lembra que uma cantora nacional chegou a solicitar escolta armada para o deslocamento aeroporto-hotel em Teresina. Mas, apesar disso, chegar ao final do evento e tudo ocorreu bem é a maior satisfação para ele e sua equipe. Para Antoniel, a Economia Criativa sempre está presente na inovação das suas produções e na busca por novas parcerias.

A criatividade de Antoniel já esteve presente nas produções realizadas pela Fundac, Balé da Cidade de Teresina, Palácio da Música, Projeto Seis e Meia (onde ficou por 15 anos), Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Parada da Diversidade (Shows Daniella Mercury e Vanessa da Mata), Folguedos, dentre outros eventos.

Cantora Vanessa da Mata no show da Parada da Diversidade. (Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com)

Teresina Criativa

O  programa especial Teresina Criativa,  da TV Cidade Verde, em homenagem aos 165 anos da capital piauiense, vai ao ar no dia 16 de agosto deste ano, a partir das 10h30. Aguardem para conhecer outras histórias e nomes que se destacam na criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *