Cidadeverde.com

Torcedora do Grêmio relata ameaças e quer pedir desculpa a Aranha

Imprimir

A primeira reunião de Patrícia Moreira com o advogado responsável por sua defesa no caso envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ocorreu na manhã desta segunda-feira, no escritório dele, em Porto Alegre. Uma das primeiras iniciativas manifestada pela torcedora do Grêmio é pedir desculpas. A jovem de 22 anos foi flagrada por câmeras de TV chamando o jogador santista de "macaco" em jogo realizado na última quinta-feira, na Arena.

- Ela quer fazer um pedido de desculpas ao Aranha. Ela também quer pedir desculpas ao Grêmio e aos torcedores pelo xingamento, que foi infeliz, num momento de pressão do jogo. Aquilo aconteceu no calor do jogo, ela não é uma pessoa racista - disse Guilherme Abrão, que defende a jovem, antes de acrescentar.

- Ela é de uma família humilde, então tem amigos negros, que jamais tiverem qualquer tipo de problema com ela. Infelizmente, no futebol, que a gente sabe que prevalece muito mais a paixão, ela fez um xingamento errado e foi flagrada", disse.

Patrícia ainda não definiu como fará o pedido de desculpas ao goleiro. Em um primeiro momento, cogitou escrever uma carta para Aranha. Mas ainda estuda a melhor maneira de se dirigir ao jogador. Em entrevista ao Fantástico, o goleiro disse "sentir dó" de Patrícia por conta das ofensas proferidas a ele.

A jovem chegou ao escritório do advogado por volta das 8h45. Patrícia se dirigiu até o local junto com a ex-sogra e irmão. Nervosa e assustada, não quis falar ao GloboEsporte.com sobre o episódio e pediu que não fossem tiradas fotos. De acordo com o advogado, ela recebeu ameaças durante o final de semana, inclusive de estupro, e teve os dados expostos na internet. A família também não foi poupada. Uma prima de 14 anos não pode ir à escola e a casa onde Patrícia mora foi apedrejada. Após o incidente, sua mãe passou mal.

- Ela me relatou que sofreu ameaças, que vizinhos apedrejaram a casa e está preocupada com a própria segurança. Qualquer medida vai ser tomada após a apresentação dela na delegacia e prestar depoimento. Depois ela vai estudar o que vai fazer sobre isso. Ela recebeu ameaças na internet e foi xingada em programas da imprensa - disse Guilherme.

Patrícia também foi afastada do emprego ainda na sexta-feira. De acordo com o seu advogado, ela deve se apresentar à polícia entre quarta e sexta-feira.

Também na manhã desta segunda-feira, o titular da 4ª Delegacia de Polícia, Herbert Moura Ferreira, que investiga o caso, afirmou que, além de Patrícia, outra pessoa suspeita de cometer injúrias raciais a Aranha já foi identificado. Ele já recebeu fotos e um vídeo com cerca de uma hora com imagens da partida.

- Além do vídeo, temos fotos. Vamos ver se amanhã conseguimos intimá-la (Patrícia). Isso ocorrerá, no máximo, até o final da semana. Já identificamos um outro torcedor, mas há mais gente. No depoimento do Aranha, ele foi bem claro ao dizer que várias pessoas o xingaram - disse o delegado.

Guilherme também garantiu que Patrícia não tem relação com a Geral, torcida que fica localizada atrás de um dos gols da Arena. 

- Ela frequenta aquele espaço porque é o mais barato - disse.

Entenda o caso


O incidente aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo. 

A jovem foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida.

O goleiro Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na sexta-feira. No retorno a Santos, o camisa 1 evitou se pronunciar sobre o assunto. 

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro Aranha tiveram mais um desdobramento. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva e suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, na próxima quarta-feira, até que o caso seja julgado. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O julgamento ocorrerá na próxima quarta-feira. O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.

Advogado do Grêmio, Gabriel Vieira disse que o clube foi notificado formalmente pelo STJD na noite de sexta. 

- Nós fomos formalmente notificados pelo STJD. A partida foi suspensa e o julgamento está pautado para a mesma quarta-feira, às 14h. Agora, estamos sentando para ler o que está acontecendo, analisando a denúncia para ver que medida tomar - afirmou à Rádio Gaúcha.

 

Fonte: GE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais