Cidadeverde.com

TRE estima que 70% do eleitorado do Piauí use biometria em 2016

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) iniciou no mês passado a nova etapa do recadastramento biométrico de eleitores no Estado, para o biênio 2015/2016. Nesta etapa serão contempladas 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.

Ao todo serão convocados mais de 750.000 eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE-PI estima, que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, 70% do eleitorado piauiense esteja cadastrado com dados biométricos.

O processo de revisão eleitoral no Piauí, com o cadastramento de dados biométricos dos eleitores, iniciou em 2009. Até o momento fizeram recadastramento biométrico os municípios de  Piracuruca, Piripiri, Francisco Santos, Picos, Floriano, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia Ilha Grande, Oeiras, José de Freitas, Teresina e Nazária.

Já estão sendo recadastrados biometricamente, desde 04 de maio último, indo até 30 outubro de 2015, os eleitores dos municípios de Barras, Boa Hora, Cabeceiras, Campo Maior, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca.

Entre 1º de julho e 17 de dezembro de 2015, serão recadastrados os eleitores dos municípios de Aroeira do Itaim, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Santana do Piauí, São José do Piauí, Sussuapara, Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão e Pedro II, Bom Jesus, Currais e Redenção do Gurguéia, Lagoa Alegre, União, Corrente, Sebastião Barros, Altos, Coivaras, Pau D'arco, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó,  Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, São João da Serra, Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí e Batalha.

Entre 3 de novembros de 2015 a 21 de março de 2016, será a vez dos eleitores dos municípios de Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, São Miguel do Fidalgo, Amarante,  Brasileira,  Uruçuí, Miguel Alves,  Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí e Valença do Piauí, São João da Fronteira, São José do Divino, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Palmeirais, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Pajeú do Piauí,  Tamboril do Piauí, Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Alto Longá, Novo Santo Antônio,  Regeneração, Elesbão Veloso, Inhuma, Manoel Emídio, Landri Sales, Antônio Almeida, Porto Alegre do Piauí, Campinas do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Inácio do Piauí.

Para realizar o seu recadastramento o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).  O comparecimento é obrigatório.  Caso o eleitor não compareça terá o seu título cancelado.  

O recadastramento biométrico é obrigatório. Caso o eleitor não o faça terá seu título cancelado, o que implicará em uma série de impedimentos. Dentre os principais podem ser elencados: obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários, obter empréstimos em bancos oficiais.

O cancelamento do título eleitoral acarretará também em dificuldades para nomeação e investidura em cargos públicos, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, bem como obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais