Cidadeverde.com

Três candidatos já estão na disputa pela vaga de conselheiro no TCE

Imprimir

Três candidatos já realizaram inscrição para disputar a vaga do conselheiro Anfrisio Lobão no Tribunal de Contas do Estado (TCE). São eles: Raimundo Gonçalves (militar e bacharel em Direito), Emídio Castelo Branco (contador) e do delegado da polícia civil Francisco Costa, o Baretta.

A fase de inscrição vai até o dia 15 de abril. Logo depois da verificação dos documentos é publicada uma lista com os nomes daqueles que estiverem aptos a concorrer, em seguida é aberto prazo para apresentação de recursos por parte dos candidatos que forem considerados inaptos. Julgados os recursos, uma nova lista com os considerados aptos será publicada e logo depois marcada data para eleição e sabatina dos candidatos. 

Além de idoneidade moral e reputação ilibada, os candidatos devem ter notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e, ainda, terem mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos.

Disputa no PMDB

O PMDB, particularmente, vai passar por dois processos de disputa. O primeiro deles é interno, já que dois líderes do partido querem a vaga: Kléber Eulálio e Mauro Tapety. Nesta quarta-feira (1), o líder da sigla na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), João Mádison, conversou longamente com Kléber Eulálio (prefeito de Picos) na tentativa de chegar ao diálogo. A tentativa foi em vão. O prefeito confirmou que faz sua inscrição na próxima semana.

"Eu pretendo fazer  na proxima semana. Estou juntando os documentos. Temos até o prazo final. Cada um de um dos candidatos, tanto eu como Mauro, tem suas razões e é legitimo. Os colegas gostariam que nao tivesse que escolher, enquanto o entendimento não chega, vamos cada um fazer suas conversas", afirmou Kléber.

O prefeito disse que chegou a conversar com o governador Wellington Dias sobre a disputa. "Conversei com o governador há 15 dias. Ele tem analisado o nome do auditor, Doutor Jailson, tem o deputados Luciano Nunes, o meu, vi na imprensa a possibilidade do João de Deus. É um momento de indefinição", explicou.

João Mádison, que deve votar em Mauro Tapety, disse que é amigo dos dois peemedebistas e que o momento é dificil. "Só não tem jeito pra morte", declarou.

Quem também já declarou voto a Mauro Tapety foi o deputado estadual Robert Rios (PDT). "Nós vamos votar no Mauro Tapety. Prometemos voto a ele", afirmou.

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais