Cidadeverde.com

Três são conduzidos à PF por suspeita de boca de urna em Teresina

Imprimir

Atualizada às 12h12

Material apreendido durante a abordagem

Três pessoas foram levadas à superintendência da Polícia Federal de Teresina por suspeita de boca de urna. O caso foi flagrado por um policial militar no Centro Social Lar de Betânia, no bairro Monte Castelo, na manhã deste domingo (5). 

Segundo o soldado do Ronda Cidadão do 1º BPM, Lucas Lima, os três homens estavam na frente do Centro Social com o material de campanha fazendo boca de urna. “Eles estavam entregando santinho para os eleitores e mesmo com a presença da polícia, não se intimidaram. Eu chamei o reforço e fizemos a prisão em flagrante. Eles estavam com santinhos do Merlong (Solano, PT), da Flora (Izabel, PT) e da Odeni (de Jesus da Silva, PTC)", relata, citando os nomes do candidato a deputado federal e as candidatas a deputada estadual. 

O policial fez um vídeo que mostra o momento em que a boca de urna acontecia. Os três suspeitos foram encaminhados à sede da PF onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados. O trio deve ser intimados depois das eleições para depor. 

Em entrevista à TV Cidade Verde, um dos fiscais negou que estava fazendo boca de urna e disse que o material era de uso pessoal. 

 

Interior

O promotor Carlos Rubem informou que a irmã do deputado Mauro Tapety, Alzira Tapety Campos, foi detida no centro de Oeiras, na manhã deste domingo (5) acusada de fazer boca de urna. Segundo o promotor, ela estava com 151 santinhos fazendo campanha para o irmão que tenta a reeleição para deputado estadual.

"Ela foi levada para a delegacia para prestar depoimento e o material apreendido", disse o promotor.

Em Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km de Teresina, um homem identificado como Genivaldo Pereira da Silva foi encaminhado à delegacia também acusado de fazer boca de urna. Segundo a promotora Talita Bezerra Araújo, ele foi flagrado com 926 santinhos em frente a uma unidade escolar. 

"Ele estava distribuindo santinhos do candidato a deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) e alegou que não sabia que a prática era proibida no dia da eleição. Como é um crime de menor potencial ofensivo, foi feito apenas um Termo Cirscunstanciado de Ocorrência (TCO) e o acusado foi liberado", disse a promotora. 

 

Já na região de Picos até o momento não foi registrado caso semelhante, mas o vereador José Airton Cipriano da Silva, 41 anos, do município de Bocaina, foi preso acusado de porte ilegal de arma. De acordo com a Polícia Militar, ele foi flagrado com um revólver calibre 38 municiado durante uma blitz. 

O vereador foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Picos e liberado após pagamento de fiança. O carro modelo Ford Ka, placa NMW 0194, tinha placa de São Luís- MA. 

 

Boca de Urna
Prática ainda presente nas eleições, a propaganda de boca de urna é considerada crime pela legislação eleitoral. Na boca de urna, candidatos e partidos tentam ganhar nos últimos minutos o voto do eleitor com ações como a distribuição de panfletos e o convencimento de pessoas próximo aos locais de votação. De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/97), o recrutamento de eleitores ou a propaganda de boca de urna pode resultar em seis meses a um ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

 

Com informações de Vinícius Vainner (TV Cidade Verde)
Carlos Lustosa Filho, Sana Moraes, Graciane Sousa e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais