Cidadeverde.com

Uespi abriga mais de 100 gatos e denuncia abandono de animais

Imprimir

Existem ao menos 100 gatos abandonados no campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí. A entidade lançou uma campanha para a identificação das pessoas que estão cometendo o crime contra esses animais.

O número aumentou nas últimas semanas. Os animais não podem ser acolhidos pela instituição e funcionários, servidores e alunos estão sendo mobilizados para denunciarem através de fotos.

Além disso, a Uespi está fazendo uma campanha para castrar os animais que já estão vivendo no campus. “A Uespi não é o lugar onde esses animais receberão os cuidados que precisam. Essa, inclusive é uma questão de saúde pública. Nós demos início a uma campanha de castração exatamente para controlar o aumento da população de animais na Universidade, mas as pessoas passaram a abandoná-los no campus. Esse ato é crime e quem for identificado será denunciado”, afirma a vice-reitora da universidade, Bárbara Melo.

O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal Nº 9.605 e pelo artigo 164 do Código Penal brasileiro. O artigo 32 da lei acima citada diz que “é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. O artigo 164 determina que é crime “introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo”. A pena é de detenção de até seis meses ou multa.

As denúncias podem ser feitas junto à Polícia Ambiental através dos telefones (086) 3225-2748 / (086) 9929-3407 e e-mails [email protected] e [email protected]

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais