Cidadeverde.com

Um livro que mostra "o lado sujo do futebol"

Imprimir

Está nas livrarias brasileiras o livro O LADO SUJO DO FUTEBOL, mostrando o que chama de"a trama de propinas, negociatas e traições que abalou o esporte mais popular do mundo", de autoria dos jornalistas Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet, com prefácio de Romário.

Vamos a alguns textos do livro:

"Bem-vindo.Você acaba de receber um convite para deixar a arquibancada e entrar na tribuna de um estádio de futebol. Desse lado, você vai conhecer torcedores diferentes, aqueles que vibram apenas com seus próprios interesses, que não têm ídolos ou paixões. Aqui é o território dos donos do jogo."

"O lado sujo do futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestaram o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Um grande jogo de boladas marcadas, cujo palco principal são as Copas do mundo."

"As páginas a seguir são incontestáveis, amparadas em documentos oficiais retirados de cartórios do Brasil e do exterior, transcrição de conversas gravadas, informações rigorosamente apuradas e criteriosa pesquisa em arquivos de revistas e jornais."Depois deste livro, você vai ver o futebol com outros olhos - aquele que não aparece nas mesas-redondas de domingo à noite e no caderno de esporte do seu jornal de segunda-feira."

"Prepare-se. Começa agora o jogo da verdade."

E mais:

"Em O Lado Sujo do Futebol, os autores desmontam uma intrincada rede de corrupção, que envolve grandes multinacionais, emissoras de televisão, empresários, clubes, políticos, jogadores. Aqui, sem meias palavras, é possível ver quem são os donos da bolada e entender como ela é enviada para paraísos fiscais. Nesse jogo sem vergonha, não existem limites. Vale bajular ditadores, fazer uso político dos atletas, colocar sócio  para comprar jogador na concentração, entregar contratos milionários aos amigos. Vale tudo nos podres poderes do futebol."

"Um livro audacioso, resultado de uma apurada investigação jornalística que desnuda as figuras mais importantes do esporte. Um grupo de cartolas e empresários que transformou o futebol em uma máquina de fazer e lavar dinheiro."

Em um dos pontos do prefácio, Romário escreveu:

"Por tudo isso e muíto mais, O Lado Sujo do Futebol é um golaço dos jornalistas. Instigante, a publicação embrulha o estômago dos desavisados porque desvenda o submundo da cartolagem e escancara como o esporte mais popular do planeta foi contaminado pela mentira e pela trapaça."

De Paulo André, um dos líderes do movimento dos jogadores de futebol:

"O futebol é um patrimônio do povo brasileiro. Mas, historicamente, tem sido usado por alguns para enriquecer. Quando o torcedor perceber a força que tem e os jogadores entenderem que são os principais atores do espetáculo, essa exploração acaba."

Os direitos do livro O LADO SUJO DO FUTEBOL são reservados à Editora Planeta do Brasil Ltda.

É mesmo uma situação grave envolvendo o futebol e não apenas os grandes clubes, as entidades mais fortes no panorama nacional e internacional. Até mesmo pequenos clubes de todas as regiões do País são vítimas de cartolas que entraram no futebol e dele tiram o máximo que for possível. Muítos levam as agremiações à miséria total e vão embora porque já conseguiram o que queriam. E nada acontece a eles. É indispensável uma reação dos torcedores, com o apoio da imprensa esportiva e da Justiça. Venda de patrimônio de clubes passou a ser um escândalo.

E o caso mais recente em nível nacional e internacional envolve o voleibol do Brasil. Foi descoberto um desvio valioso do patrocínio do Banco do Brasil, apurado pela CGU. As responsabilidades estão sendo apuradas.

Dídimo de Castro
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais