Cidadeverde.com
Universo Acessível

Como ensinar as crianças a lidar com deficiência?

Como falar sobre pessoas com deficiência para as crianças?

 

Há tempos venho pensando sobre o tema, mas essa semana uma cena me deixou bastante preocupada.  Como estamos educando nossas crianças para lidar com pessoas com deficiência?

Sempre que estamos no shopping uma criança se aproxima ou mesmo de longe pergunta aos pais, mamãe ela está dodói? Quando vejo que tenho abertura explico aos pais que não ensine dessa forma, mas que ensine que andar numa cadeira de rodas é uma forma diferente, assim como andar de muletas, como precisar de uma bengala para se guiar, usar as mãos para se comunicar e que nós temos que respeitar e até achar uma forma descontraída de ensinar que deficiência não é doença.

A cena que me deixou preocupada aconteceu num consultório médico, um menino de aproximadamente 10 anos, estava lanchando com os pais, quando chegou uma pessoa de baixa estatura, essa criança ficou tão curiosa que queria ir falar, tocar nela, e a pessoa visivelmente constrangida se esquivava incomodada, os pais percebendo trataram de tirar a criança dali, não sei os que eles explicaram, mas viravam o pescoço do menino toda hora impedindo que ele olhasse. Então vi a necessidade de tratar do tema.

As crianças precisam ser educadas para a aceitação, e para isso os pais precisam buscar essas informações, infelizmente nem todas as pessoas com deficiência se aceitam e com isso dificultam esse aprendizado, porém esclarecendo talvez essas pessoas passem até a se aceitar. O processo de aceitação não é simples, muitos de nós apesar de convivermos há muitos anos com a deficiência ainda temos dificuldade, mais isso a gente trata em outro post.

Uma dica para os pais é incentivar o contato, deficiência não é doença, portanto não é contagioso, nunca diga a seu filho que a pessoa está dodói, diga que ela tem uma forma diferente de andar ou de se comunicar, incentive ele a aprender, por exemplo a língua brasileira de sinais, crianças adoram novidades e certamente vão curtir aprender falar com as mãozinhas e assim com todas as deficiências existem maneiras peculiares de ensinar.

Se educarmos nossas crianças certamente teremos uma sociedade sem preconceito, elas são a chave de um futuro melhor,  só depende de nós!