Cidadeverde.com
Universo Acessível

Promessas para o Transporte Eficiente

Prefeitura promete melhorias no Transporte Eficiente

.

                A tão aguardada reunião com o Prefeito de Teresina Firmino Filho trouxe algumas esperanças para o segmento das pessoas com deficiência física. A audiência que era uma solicitação há mais de dois anos aconteceu no final da tarde de quarta-feira, dia 23 de setembro e com quase duas horas de atraso o Prefeito chegou com parte do seu secretariado onde era aguardado por associados da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina, da Associação dos Cadeirantes e da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais, compareceram ainda o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que há muito é questionado pelo segmento por sua inércia e falta de transparência.

               Em termos práticos as principais reivindicações foram acatadas e com promessa de serem executadas em quatro meses, sendo que foi atendido da seguinte forma:

  1. Atendimento do Termo de Ajustamento de Conduta pactuado na Procuradoria do Trabalho e no Ministério Público Estadual, onde afirma que o Sistema Transporte Eficiente tem que fazer parte de empresas do Sistema de Transporte Coletivo de Teresina; Atualmente a gestão dividiu com uma empresa que não tem a finalidade de transportar passageiros o que vem agravando o sucateamento da frota,  pois é uma empresa sem porte financeiro. Foi prometido pelo Prefeito que em Janeiro as empresas que ganharam o consórcio assumirão a gestão do sistema.

  2. Aquisição de mais 20 carros para aumento real da frota, pois o que ocorre é apenas compra para substituição de veículos quebrados, não acompanhando a demanda crescente, a cada dia chegam 7 cadastros para atendimento de uma frota estática. A Prefeitura garantiu a aquisição de cinco vans até janeiro e até o final de 2016 mais cinco totalizando dez veículos.

  3. Recadastramento dos usuários para verificação das pessoas reabilitadas que já podem migrar para o sistema convencional de Transporte.

  4. Planejamento e estruturação do local onde é gerenciado o sistema.

              Para a Presidente da Associação dos Cadeirantes, Jucilene Silva, o momento é de acreditar na boa vontade do gestor e fiscalizar de perto as promessas feitas na reunião. Josefa Silva, representante da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina,  diz que houve pouco tempo para discussão de problemas que a Prefeitura acaba negligenciando e que esperava que o Prefeito tivesse mais disponibilidade em ouvir os problemas de acessibilidade enfrentados pelas pessoas com deficiência. “É frustrante aguardar, lutar tanto tempo por esse encontro e o secretariado do Prefeito vir tolhendo nossa pauta e cortando nossas falas, esperamos que pelo menos ele cumpra o pouco que prometeu, o que não faz mais do que sua obrigação” Assevera a representante.

             Gilmara Costa Silva do Nascimento, representante da Associação Piauiense pelos Direitos iguais,  acredita que parte das promessas sejam cumpridas e garante: "caso contrário vamos novamente protestar pelos nossos direitos".

             O blog está de olho e vai acompanhar o cumprimento dessas promessas, por enquanto é aguardar...