Cidadeverde.com

Vacinação e testes rápidos marcam Dia Mundial da Saúde Digestiva

Imprimir

Nesta sexta-feira (29), é comemorado mundialmente o Dia da Saúde Digestiva. No Piauí, também se comemora o Dia do Gastroenterologista. Uma vasta programação acontecerá no Teresina Shopping, a partir das 18h30 até as 22h. A presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Piauí, Joselda Lemos Duarte, faz o chamamento para a população comparecer, pois as palestras e serviços são gratuitos. Todos os anos, um tema é escolhido para enfatizar um problema de saúde amplamente alarmante e que atinge grande parte da população e dessa vez o tema será “Da azia à constipação intestinal – Sintomas comuns de doenças Gastrointestinais na comunidade: Impacto e Interpretação”. O evento acontecerá no segundo piso do Teresina no Teresina Shopping, ao lado da praça de alimentação.

 

 

Joselda Duarte abrirá o evento e em seguida a médica gastroenterologista Joceli Santos falará sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico – parte clínicas e exames. Depois mais uma palestra com a Dra. Sara, que tratará do Diagnóstico, endoscopia e tratamento clínico. A palestra seguinte será com o médio Raimundo Júnior, sobre o tratamento cirúrgico das doenças relacionadas ao tema. Também haverá orientações dos médicos sobre educação alimentar e palestra sobre esse tema.

Várias ações estão programadas para o público, como testagens rápidas para doenças como Hepatites B e C e vacinações, gratuitamente, com o resultado saindo em poucos minutos, basta chegar e pegar uma senha. A população poderá também conversar e tirar dúvidas sobre patologias com profissionais especialistas e titulados na área. Joselda Lemos Duarte, alerta que muitas pessoas sofrem de doenças como azia, queimação e refluxo e não sabem como tratar ou procuram tratamento incorreto. Segundo ela, bons hábitos de vida e alimentação estão na linha de frente para a cura. Haverá também distribuição de folhetos explicativos sobre o sintoma de azia.

O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, além da adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada. Dados apresentados no livro “Distúrbios Funcionais do Aparelho Digestivo”, editado pela FBG, mostram que é significativa a prevalência das doenças de trato gastrointestinal na população brasileira.

Somente o gastroenterologista poderá detectar as doenças que afetam o sistema gastrointestinal e definir o diagnóstico correto para cada pessoa. A azia é o principal sintoma da DRGE, seu sintoma é uma sensação de queimação que sobe da região do estômago para o esôfago. O tratamento deve ser feito com mudanças no hábito alimentar, evitando alimentos gordurosos e frituras, condimentos picantes e a ingestão de muito líquido durante as refeições, principalmente refrigerantes gasosos. Evitar também deitar-se após as refeições, o que favorece muito o refluxo e a azia.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais