Cidadeverde.com

Conheça alguns fatos curiosos sobre a testosterona

Imprimir

A testosterona é conhecida como o hormônio sexual masculino e explica características típicas dos homens, como maior massa muscular, desejo sexual elevado, grande quantidade de pelos no corpo e voz grossa. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ela também está presente nas mulheres, ainda que em menores quantidades.

“As mulheres têm de vinte a trinta vezes menos testosterona que os homens, mas esse hormônio é importante, principalmente, para estimular a libido feminina e também manter a massa muscular das mulheres”, explica Rosita Fontes, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Confira agora sete fatos interessantes sobre a presença da testosterona em homens e mulheres:

1. Fisiculturistas precisam fazer uso de testosterona para conseguirem ficar com os músculos tão definidos

O aumento da quantidade desse hormônio leva a mulher a apresentar características masculinas, como aumento da massa muscular, engrossamento da voz e aumento da quantidade de pelos pelo corpo. “Entretanto, o uso de testosterona sob a forma de medicamentos pode levar a alterações hepáticas e pressão alta”, alerta Dra. Rosita. Sendo assim, o uso desses suplementos não deve ser feito sem o acompanhamento médico.

2. Menos testosterona, e consequentemente, menos libido a partir dos 30 anos

Esse fato biológico ajuda a explica a gradual redução do desejo sexual da mulher até a menopausa, quando a produção de testosterona cai ainda mais drasticamente. Tratamentos de reposição hormonal, entretanto, são bastante eficazes nesses casos.

3. O uso de anticoncepcionais diminui a produção de testosterona

Por isso, é comum que mulheres jovens que tomam pílulas notem redução na libido, além de cansaço e alguma dificuldade para emagrecer. Os anticoncepcionais, que nada mais são do que hormônios femininos, estimulam a produção pelo fígado de uma proteína chamada Globulina Ligadora de Hormônio Sexual, que acaba capturando as testosteronas livres.

4. A testosterona é produzida pelo ovário

Assim como acontece com os hormônios femininos, estrógeno e progesterona, o hormônio masculino também é produzido no ovário.

5. Quando a mulher se apaixona, seus níveis de testosterona aumentam

Cientistas acreditam que o cérebro leva de 90 segundos a quatro minutos para se apaixonar e que, durante a paixão, a produção de testosterona aumenta. O cheiro da pessoa amada e suas características físicas estimulam esse crescimento.

6. Quando o homem se apaixona, seus níveis de testosterona diminuem

Durante a paixão, o hormônio masculino responsável pela libido diminui. Seria esse um empurrãozinho da natureza para eles conseguirem construir uma família sem olhar demais para a grama do vizinho? É fato que nem todos homens são assim, mas nesses casos, a testosterona mais baixa o ajuda a manter o foco em apenas uma parceira.

7. Cortar árvores leva a um aumento de testosterona de 50%

Curiosamente, um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a atividade influencia diretamente nos níveis do hormônio masculino.

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais