Cidadeverde.com

Veja dicas de empreendedores para ter seu próprio negócio digital

Imprimir

O Brasil conta com 45 milhões de empreendedores, segundo estudo da Global Entrepreneurship Monitor para 2014. E muitos deles veem os negócios digitais como um bom ramo para abrir seu negócio, tendo como inspiração redes sociais e aplicativos de sucesso. 

Porém, ter um empreendimento online não é tão simples como pode parecer, já que esse segmento possui características bem específicas.

Por isso, listamos nesta galeria 25 conselhos de empreendedores que trabalham no ramo e já aprenderam, na prática, o que significa ter um negócio digital.

Avalie se você tem o emocional para entrar no ramo

André Santos, de 39 anos, é fundador e diretor de produtos da plataforma Atende Simples, que oferece soluções em gestão de telefonia.

"É importante destacar que empreender no mundo online é uma viagem incrível. Mas não é para todos", decreta o empreendedor. "É preciso ter muita perseverança, dedicação, paciência e... Estômago. Seu estado emocional vira uma montanha russa, indo do êxtase à depressão em poucos minutos". 

Estude as condições de desenvolvimento do seu negócio

Bruno Aracaty, de 31 anos, é o cofundador da Colab.re, uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas.

"É importante estar atento para soluções preexistentes que estejam dominando o mercado; se a tendência de longo prazo aponta para o aumento do problema que o negócio pretende resolver; e se você terá os recursos financeiros necessários para andar o bastante até seu negócio passar a ter fluxo de caixa positivo ou atrair investimentos", avalia Aracaty.

Foque no seu produto antes de pensar em investimentos

Tiago Dalvi tem 29 anos e é CEO da Olist, serviço que permite o cadastro e venda de produtos em grandes e-commerces, e também da Solidarium, site que comercializa produtos artesanais.

O empreendedor recomenda não focar no investimento primeiramente, mas sim na construção de um MVP (mínimo produto viável) eficiente. "O investimento será resultado deste trabalho. Você terá mais segurança para negociar termos melhores", recomenda. "O melhor planejamento para um negócio online é saber se, na prática, ele irá funcionar".

Inspire-se em exemplos mais concretos

Alex Barbirato tem 46 anos e é CEO da incube, desenvolvedora de startups como KiiK, Vá de Táxi e 99Motos.

O empreendedor recomenda analisar as experiências de pequenas e médias empresas que foram mal sucedidas. "Facebooks, Ubers e Twitters são exceções, não regras", afirma. "Também crie um plano de negócios voltado para o modelo de monetização", diz. Para ele, o valor de uma empresa não pode ser medido apenas pelo seu potencial, mas se é sustentável.

Não fique esperando a plataforma perfeita para começar

Felipe Dib, de 27 anos, é fundador e diretor da plataforma de ensino online de inglês Você Aprende Agora.

Segundo o empreendedor, não existe uma plataforma perfeita. "Você precisa lançar o que estiver ao seu alcance naquele momento e implementar melhorias de maneira contínua", avalia. Se você não tem dinheiro para começar um negócio, Dib recomenda abrir com uma ferramenta grátis. "As pessoas gostaram? Melhore! Muita gente aderiu? Profissionalize".

Teste o seu modelo de negócios (e não só no começo)

Gabriel Monteiro, de 27 anos, é o CEO do Shopgram, um aplicativo de vendas que permite descobrir novos produtos e vender diretamente no Instagram e no WhatsApp.

O empreendedor diz que uma das partes mais importantes de um negócio é testar seu modelo de negócios exaustivamente. "Quando ainda for uma ideia, critique-se e ouça críticas de todas as partes. Quando começar a desenvolver o produto, vá para rua e veja as pessoas testando. Quando fizer o lançamento, colha feedbacks e desenvolva o produto a partir disso", recomenda. "Não adianta criar algo super inovador mas que ninguém esteja disposto a usar".

Saiba que ter um aporte não é garantia de sucesso

Matias Recchia tem 33 anos e é CEO e cofundador do IguanaFix, site de busca e contratação de serviços para manutenção, consertos e reformas para casas ou escritórios.

"Muitas empresas divulgam o dinheiro conseguido em rodadas de investimento. Isso é um passo importante na história de uma empresa, mas obter o financiamento não lhe dá garantias de nada", afirma o empreendedor. "Cada dólar que você consegue de investimento é um dólar que precisa render para os investidores. Considere levantar dinheiro como uma responsabilidade e um meio para cumprir os objetivos do seu empreendimento e não como um objetivo final".

Fonte: Exame.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais