Cidadeverde.com

Venda de computadores entre julho e agosto despenca 31%

Imprimir

A venda de computadores pessoais no Brasil despencou 31% nos meses de julho e agosto de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela IDC, consultoria que analisa o mercado da tecnologia.

A derrapada se deve ao avanço dos tablets, uma categoria de eletrônicos que cada vez mais ocupa o espaço dos computadores na vida dos brasileiros.

No bimestre, foram vendidos 1,5 milhão de computadores, dos quais 617 mil eram desktops (PCs de mesa) e 931 mil eram notebooks.

A comercialização para o consumidor final foi mais representativa no oitavo mês do ano. A participação dos PCs vendidos para usuários doméstico era de 69% em julho e subiu para 72%, em agosto. O restante foi de vendas a empresas. A IDC não registrou vendas para governos, já que a lei eleitoral não permite compras durantes períodos de votação.

No segundo trimestre deste ano, as vendas de PCs caíram 26%. Se seguir a tendência mostrada pelos resultados entre julho e agosto, o terceiro trimestre também deve ser de movimento fraco. As vendas mensais já caíram entre os dois meses, de 787 mil para 760 mil.

A IDC informa que a queda está dentro da estimativa para o ano, que é de vendas de PCs 24% menores.

"Os números estão de acordo com a nossa projeção. Já esperávamos um desempenho negativo do mercado. O momento pré-eleição, a queda na disputa de preços pelas empresas, principalmente no setor de consumo, têm impactado os números nesses últimos meses", diz o analista Pedro Hagge, em nota.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais