Cidadeverde.com

Vereadora diz que Teresina precisa de mais 2 mil táxis e quer licitação

Imprimir

A vereadora Graça Amorim (PTB) reclama uma licitação para que sejam liberadas novas vagas para taxistas em Teresina. A parlamentar informa que a capital piauiense tem um déficit de cerca de dois mil táxis, o que fica perceptível, para ela, principalmente aos finais de semana, e nos bairros mais distantes do centro. 

Amorim visitou na segunda-feira (15) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para solicitar a realização do processo licitatório. “É necessária a realização de uma licitação urgente porque enquanto faltam táxis na cidade, sobram reclamações da população. O serviço é uma concessão da Prefeitura e nunca foi licitado”, disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Antônio Barbosa, o déficit de táxis na capital hoje chega a dois mil profissionais. Hoje, Teresina tem 1.556 taxistas com alvará, que lhes permite trafegar pela cidade.

O problema se agrava, de acordo com Antônio Barbosa, com o fato de cerca de 30% dos táxis que deveriam estar nas ruas, atendendo à população, estarem dentro de garagens e sendo usados como carro particular.

"Muita gente tem o alvará que lhe dá direito a ter um táxi e usa isso apenas para ter as vantagens na hora de comprar um carro, pois nós sabemos que os taxistas tem uma série de benefícios na hora de adquirir um veículo, como o pagamento de impostos mais baratos", denunciou.

A atual frota, de 1.556 táxis, que tem alvará renovado anualmente em Teresina, não é atualizada há mais de dez anos, segundo informou o superintendente da Strans, Ricardo Freitas. Ele informou ainda que a legislação que regulamenta esse serviço na cidade é do ano de 1985 e encontra-se desatualizada.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais