Cidadeverde.com

Vereadores e cadeirantes discutem mais verba para Transporte Eficiente

Imprimir

Melhorias do Transporte Eficiente foi pauta de reunião, nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Teresina, entre vereadores e cadeirantes, que discutiram destinação de recursos do Orçamento 2015 da Prefeitura ao programa que beneficia pessoas com deficiência. Uma reunião com a presença de representantes do Executivo foi marcada para o dia 4 de dezembro para tratar da questão.

Ascom/CMT

Participaram do encontro os vereadores Rodrigo Martins (PSB), que é presidente da CMT, Edvaldo Marques (PSB), Tiago Vasconcelos (PSB) e Inácio Carvalho (PP). “Iremos tratar com a Prefeitura para verificar o que tem previsto para o Transporte Eficiente dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano”, explicou Rodrigo.

Os cadeirantes buscam o aumento de recursos destinados ao programa. “Viemos pedir o apoio da Câmara para verificarmos como a Prefeitura pode melhorar o Transporte Eficiente e aumentar a sua frota, que conta com 10 veículos para cobrir toda Teresina”, explicou Silvana Miranda, que mora no bairro Monte Castelo, zona Sul.

Segundo ela, os cadeirantes ainda enfrentam algumas dificuldades no dia a dia. “Não apenas a ausência de asfaltamento e acessibilidade nas repartições públicas e privadas, mas a falta de conscientização do cidadão, que estaciona em frente às rampas ou nas calçadas impedindo a nossa passagem”, acrescenta Silvana Miranda.

Ações na cidade

O vereador Rodrigo lembrou que há um projeto de Lei aprovado na CMT que regulamenta a padronização de calçadas em relação a nivelamento do piso para facilitar a passagem de pessoas com deficiência.

O socialista adiantou ainda que os parlamentares buscarão ouvir o prefeito, o líder do prefeito na Casa, vereador José Ferreira (PSD), e o superintendente da Strans sobre previsões orçamentárias de 2015 voltadas ao Transporte Eficiente.

Já o vereador Tiago Vasconcelos afirmou que a Prefeitura apresenta uma programação de asfaltamento de ruas, sobretudo aquelas que possuem moradores cadeirantes. Ainda no encontro, o vereador Inácio Carvalho endossou o depoimento de Silvana Miranda sobre o desrespeito à acessibilidade em alguns órgãos públicos e empresas privadas.

Votação antes do recesso

O vereador Edvaldo Marques ressaltou que a Casa deve votar a Lei Orçamentária Anual até antes do recesso parlamentar. “O prefeito tem o desejo de aumentar e melhorar a frota de veículos. No dia 4 de dezembro, durante reunião com representantes da Prefeitura, iremos verificar essa possibilidade de contemplar os cadeirantes”, finalizou Edvaldo.

Atualmente, Teresina conta com 1 mil cadeirantes cadastrados no programa Transporte Eficiente oferecido pela Prefeitura.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais