Cidadeverde.com

Aprenda a manter seu cérebro jovem

Atividades
É muito importante manter o cérebro sempre ativo e trabalhando, mas para isso não basta realizar somente as atividades do dia a dia. É necessário aprender algo novo e essa medida pode, até mesmo, paralisar a deterioração do cérebro. Iniciar novos hobbies que testam seus reflexos e a coordenação entre mãos e olhos, por exemplo, já é suficiente para exercitar o órgão. Tocar um instrumento musical também pode ser útil, já que a tarefa envolve diferentes partes do cérebro ? áreas responsáveis pela coordenação motora fina, audição e visão. As atividades físicas também influenciam positivamente o cérebro. Uma pessoa pode criar mais células na área cerebral que é importante para a memória ? o hipocampo ? se exercitando. A prática pode ser leve, sem maiores exigências.

Alimentação

Para manter o cérebro com vitalidade é importante observar a alimentação. Os alimentos que contêm antocianinas auxiliam na manutenção da jovialidade e previnem doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas. Todas as frutas e verduras frescas ajudam a manter a saúde, mas frutas roxas, como a amora e o mirtilo podem trazer ainda mais benefícios. A dica aqui é aproveitar todo o sabor do suco de amora e laranja ou ainda um suco de mirtilo, banana e iogurte.

Socialização

O contato direto e as atividades sociais estimulam o cérebro de maneira semelhante aos exercícios, como ler e fazer palavras cruzadas. Assim como aprender coisas novas, ou ser fisicamente ativo, atividades sociais ajudam a desenvolver conexões entre os neurônios em diferentes áreas do cérebro.