Cidadeverde.com

Estofados, carpetes e ar-condicionado: limpeza previne doenças respiratórias

Uma boa alimentação, a fuga do sedentarismo e uma rotina mais leve não são o suficiente para garantir uma vida saudável e livre de possíveis doenças. Para garantir que você está verdadeiramente protegido de todos os perigos, é necessário ficar sempre alerta à limpeza de todos os ambientes, seja em sua casa, seja no trabalho. A falta de higienização adequada pode acumular sujeira e, assim, criar as condições ideais para que sejam esenvolvidos problemas respiratórios, alergias e outras doenças. Com a chegada do inverno, a atenção deve ser redobrada, pois o clima seco propicia ainda mais o acúmulo de poeira em móveis, estofados e carpetes.

Estofados e carpetes

Todo ambiente deve ser higienizado com a frequência necessária para garantir o bem-estar de quem vive ou passa várias horas naquele recinto. Na época mais fria do ano, entretanto, é necessário redobrar os cuidados, porque as temperaturas mais baixas estimulam as pessoas a se manterem em ambientes fechados, muitas vezes evitando que as janelas sejam abertas para ter mais conforto. Por isso, os tecidos de estofados, carpetes e cortinas precisam ganhar uma atenção a mais! Eles se tornam locais propícios para ácaros e outros agentes que podem causar alergias e contaminações. Em vez de usar a vassoura para a limpeza, dê preferência a aspiradores de pó ou à contratação de empresas especializadas para a higienização, principalmente dos carpetes, que costumam acumular diversos micro-organismos. Já as cortinas, retire-as para serem lavadas e deixe-as secar bem antes de colocá-las de volta.


Ar-condicionado

O ar-condicionado pode ser um grande aliado para manter o conforto dentro de ambientes fechados. Diversos modelos desse aparelho garantem as temperaturas mais agradáveis, mas é importante se lembrar de que eles também exigem cuidados para funcionar adequadamente e oferecer a melhor eficiência. A limpeza do ar-condicionado deve ser feita com frequência e por pessoas bem capacitadas. Isso porque, com o uso, a sujeira vai se acumulando no interior do aparelho, impedindo que ele realize uma importante função: a de filtrar as impurezas do ar. Apenas os modelos limpos conseguem ainda garantir o seu melhor funcionamento, evitando o consumo de mais energia elétrica do que o necessário para chegar às temperaturas que você deseja.