Cidadeverde.com

Albumina pode ajudar no tratamento de doenças crônicas

Essa substância, que pode ser encontrada na clara do ovo, é uma proteína muito importante para o bom funcionamento do corpo, sendo que, para os atletas, ela age principalmente na reparação muscular e na redução da fadiga pós-treino. No entanto, a importância dessa proteína não está ligada apenas à musculação ou aos objetivos atléticos. Ela também é capaz de contribuir para o tratamento de várias doenças crônicas, já que facilita o transporte de alguns nutrientes no corpo. Em uma pessoa saudável, o corpo produz a quantidade necessária dessa proteína para o bom funcionamento do organismo. Contudo, em pessoas que possuem problemas de saúde, principalmente doenças hepáticas, a produção é reduzida, portanto, é necessária a suplementação.


Qual a função da substância no corpo?

Os hepatócitos, células presentes no fígado, sintetizam essa proteína a fim de regular a concentração de água que fica entre o sangue e os tecidos, sendo que, quando há a deficiência da proteína, a pessoa incha pelo acúmulo excessivo de água. Além disso, ela facilita o transporte de várias substâncias que não se ligam às moléculas de água, conhecidas como hidrofóbicas.Desse modo, quando a pessoa possui problemas hepáticos que dificultam a produção dessa proteína, a saúde fica comprometida, podendo, inclusive, surgir edemas em seu corpo devido à quantidade anormal de água nos tecidos. Qual o objetivo da suplementação para quem sofre de hipoalbuminemia? O termo hipoalbuminemia se refere à deficiência da proteína no organismo do indivíduo, podendo ser causado por um consumo muito alto, o que ocorre em atletas de alto rendimento ou por falhas hepáticas.

O suplemento dela, nesses casos, serve para repor a necessidade do organismo, para que,dessa forma, os níveis sejam regularizados e o funcionamento volte ao normal. Além disso, o suplemento é composto de várias outras substâncias combinadas à proteína, como vitaminas B, potássio e ferro. Esses nutrientes são recomendados para reduzir os riscos de infecções. Por conter propriedades diuréticas, o uso da suplementação também é recomendado para pacientes que possuem transtornos intestinais. 

 

A albumina e os tratamentos médicos

Além do funcionamento normal da proteína, alguns médicos utilizam o suplemento como forma de tratamento de quadros mais sérios, como hemorragias e queimaduras.

? Hemorragias graves: essa proteína possui propriedades coagulantes, o que auxilia no combate a hemorragias mais graves;

? Queimaduras: essa substância também contribui para a cicatrização dos tecidos, sendo utilizada no tratamento de queimaduras de terceiro grau. Além disso, quando uma pessoa sofre uma queimadura grave, ela necessita repor a proteína perdida, e o melhor modo para isso é por meio da suplementação.

Os nutrientes contidos nos suplementos contribuem diretamente para a saúde da pessoa, seja ela adepta de exercícios ou não. A ingestão desses nutrientes pode auxiliar, inclusive, no combate à desnutrição, principalmente quando causada por sintomas como diarreia e vômito.