Cidadeverde.com

Justiça confirma atuação do farmacêutico na saúde estética

A atuação do farmacêutico na saúde estética foi confirmada através de sentença dada pelo juiz federal substituto, Victor Cretella Passos Silva, da 17ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, em ação ajuizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) contra o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o objetivo de suspender a Resolução/CFF nº 573/2013, que trata da matéria.

A sentença acatou todos os argumentos técnicos e jurídicos apresentados pelo CFF, rechaçando a tese do CFM que visava invalidar as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética, sob alegação de que os procedimentos descritos na referida resolução seriam invasivos.

Nas palavras do Magistrado, “(…) no caso, as técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos que a Resolução impugnada considerou passíveis de serem executados pelo farmacêutico não me parecem constituir, sob qualquer prisma de análise, procedimentos invasivos típicos, passíveis de atingir órgãos internos. (…) Assim, não vislumbro qualquer conflito de normas, e muito menos crise de legalidade ou excesso de poder regulamentar. (…) Nas normas que regulamentam a profissão de farmacêutico (Lei n. 3820/1960 e do Decreto n. 85.878/81) não há proibição expressa alguma, razão pela qual se torna possível legitimar normativamente os farmacêuticos para a execução de procedimentos estéticos, desde que não conflite com a norma que atribui parcial privatividade à atividade médica (art. 4°, III, da Lei n. 12.843/2013).”

 

 

O entendimento judicial foi inclusive corroborado pelo Ministério Público Federal, o qual delineou que: “O Decreto nº 85.878/81 elenca rol de atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos, sem enunciar proibição relativa ao exercício de outras atividades correlatas, para as quais, eventualmente, possam ser aproveitados conhecimentos adquiridos com a capacidade profissional adquirida na área do conhecimento de que se trata, a exemplo da estética. (…) No que respeita aos demais dispositivos da Resolução combatida, que definem incumbências do farmacêutico quando no exercício da responsabilidade técnica em estabelecimentos de saúde estética, tais encontram-se em consonância com o permissivo da alínea H do inciso I do artigo 2º do Decreto nº 85.878/81, pelo que isento de irregularidade.”


Fonte: Ascom Conselho Regional de Farmácia do Piauí

ENTREVISTA: Liamara Alencar fala sobre a tecnologia "lipo sem cortes"

Quem não sonha em perder aquelas gorduras localizadas super indesejáveis, mas morre de medo de cirurgias? Quem não está disposto(a) a enfrentar procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração, o blog VIDA traz uma dica moderna e tecnológica. É o aparelho Zerona. Ele é pouco conhecido, mas começou a ser testado nos Estados Unidos e depois de vários testes foi comprovada sua eficiência em 2010. Mas ele só chegou ao mercado mundial há pouco tempo e pesquisadores não hesitam em afirmar: "Um aparelho como esse é uma soluação melhor do que ir para uma lipoaspiração". O laser do Zerona atravessa os poros da pele e liquefaz as placas de gordura dentro das células. A gordura, dessa forma, é rejeitada naturalmente pelo corpo. Na prática, observa-se como desempenho uma redução média de 2,5 centímetros na circunferência do abdômen e da cintura, e de dois centímetros nas coxas, após duas semanas de aplicação. Para falar sobre esse assunto, convidamos a fisioterapeuta Liamara Alencar. Ela é especialista em Dermato Funcional e Cosmetologia, tem Formação Internacional em Tratamentos Faciais, é membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato Funcional, membro da Associação Brasileira de Cosmetoligia e membro da Associação Brasileira de Laser. 

 

Dra. Liamara Alencar, especialista em Dermato Funcional e Cosmetologia

 

MARCELO FONTENELE - Muita gente, em especial as mulheres, quer resultados rápidos para emagrecer e perder medidas. Mas, qual a importância das pacientes terem disciplina e seguirem as recomendações do especialista?

DRA. LIAMARA ALENCAR - A disciplina é pré-requisito básico para que qualquer tratamento seja eficaz e os resultados sejam duradouros. Resultados rápidos nem sempre são duradouros e na maioria das vezes não funcionam de forma eficaz. Em tratando de se perder gorduras e medidas, a pressa não é uma boa opção. Essa perca de medida tem que ser de forma gradativa e segura. E requer muita disciplina pois nenhum aparelho estético sozinho é capaz de fazer tudo. Por mais eficaz que ele seja, deve ser sempre associado a atividade física e uma boa alimentação.

 

MARCELO FONTENELE - O que é a tecnologia Zerona faz? Quais os benefícios desse procedimento?

DRA. LIAMARA ALENCAR - A tecnologia Zerona é um laser frio que faz um poro transitório na célula adipócita (gordura) expulsando essa gordura para o meio extra celular. Esse processo é indolor, sem nenhum corte, sem precisar repouso pós procedimento e que consegue reduzir de 12 á 20cm de área tratada. Ele é uma alternativa altamente eficaz para quem não quer recorrer a um procedimento cirúrgico. É o verdadeiro tratamento chamado de "Lipo sem corte"!

 

Zerona, a "lipo sem corte"


MARCELO FONTENELE - Eu não conhecia o Zerona. Não é fácil encontrá-lo nas clínicas...

DRA. LIAMARA ALENCAR - Esse aparelho já é bastante conceituado e usado nos EUA e Europa. Mas no Brasil ele chegou recentemente. Sendo encontrado apenas nos grandes Centros como Rio e São Paulo. Porém, a partir desse mês de julho ele chegará a Teresina. Assim, a capital piauiense será a primeira entre as regiões Norte e Nordeste com essa tecnologia.


MARCELO FONTENELE - Quais as indicações e as contra-indicações do Zerona?

DRA. LIAMARA ALENCAR - O Zerona está indicado para redução de medidas e celulite. E pode ser usado na região do abdômen, coxas, braços, flancos e glúteos. Ele está mais indicado para redução de gordura subcutânea. Porém, estudos têm mostrado uma perda razoável também de gordura visceral (que é a mais interna). Sua contra indicação é apenas para gestantes.


MARCELO FONTENELE - Em quanto tempo é possível perceber os resultados?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Como após a primeira sessão o Zerona ainda fica atuando na célula por 72h os seus resultados são visíveis dia após dia. Sendo necessárias apenas 09 sessões para que se obtenha o resultado ao final das 3 semanas de tratamento.

 


MARCELO FONTENELE - Depois do resultado obtido, é preciso fazer a manutenção com o mesmo equipamento ou outros procedimentos?

DRA.LIAMARA ALENCAR - Depois dos resultados com o Zerona a manutenção deverá ser feita apenas com a alimentação e exercícios físicos para que a pessoa não acumule gordura localizada novamente. Assim como é recomendado para o pós-cirúrgico de uma Lipoaspiração.


MARCELO FONTENELE - Qual a importância de fazer o tratamento com profissionais capacitados e habilitados?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Só um profissional capacitado saberá qual o tratamento mais indicado para cada caso. Pois, a grosso modo nem sempre o que deixou uma pessoa com a barriga da Sabrina Sato fará o mesmo efeito em outra. É importante salientar que cada caso é um caso e que nem sempre o que dá resultado para um dará para outro. Dai a importância de se recorrer a tratamentos mediante indicação de um profissional.

Metade dos portadores de glaucoma não sabe que tem a doença

O glaucoma faz parte de um grupo de doenças do olho que provoca danos irreversíveis no nervo óptico. É esse nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. O que deixou o blog VIDA intrigado, é que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países subdesenvolvidos mais da metade dos pacientes não sabe que tem a doença. Isso porque além do diagnóstico em si já ser difícil, os serviços públicos de saúde, somados com a desinformação da população, proporcionam esse índice alarmante. 

 

 

Não existem dados oficiais sobre o glacoma no Brasil, mas estima-se que existam mais de 1 milhão de pessoas com o problema. Essa é a principal causa de cegueira irreversível no país. O glaucoma pode ser diagnosticados em quatro tipos:

Glaucoma de ângulo fechado (agudo) - Ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. 

Glaucoma de ângulo aberto (crônico) - É o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. 

Glaucoma congênito - Como o próprio nome diz, é o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez.

Glaucoma secundário - Costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como orticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

 


Para evitar o glaucoma ou diagnosticá-lo precocemente, a principal dica é manter consultas regulares com o oftalmologista. Pois os sintomas variam de acordo com o tipo da doença. No glaucoma de ângulo aberto, muitas pessoas não apresentam sintomas até o início da perda da visão. Ocorre a perda gradual da visão periférica lateral, também denominada visão tubular.

Já no glaucoma de ângulo fechado, os sintomas podem ser intermitentes. São eles: Dor grave e súbita em um olho Visão diminuída ou embaçada, além de náusea e vômito, olhos vermelhos e de aparência inchada. No glaucoma congênito,  os sintomas costumam ser notados quando a criança tem alguns meses de vida. Nebulosidade na parte frontal do olho, aumento de um olho ou de ambos os olhos. olho vermelho, sensibilidade à luz e lacrimação.

Secretário de Administração diz aos fisioterapeutas que o governo cumprirá a lei

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí reivindicam o cumprimento da Lei que prevê o piso salarial para os profissionais da área. A Lei 6.201, que estabelece o plano de cargos e salários dos profissionais de saúde do Estado, é de março de 2012 e contempla os fisioterapeutas. A Lei está valendo desde o dia 6 de janeiro de 2015. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Fisioterapeuta, Marcelino Martins, a categoria queria explicações do Governo do Estado para uma possível ação para derrubar a Lei, que impactaria a folha do Estado.

 

Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Dr. Marcelino Martins

 

Segundo o Secretário de Administração, Franzé Silva, em nenhum momento o Estado teria questionado a Lei ou movido alguma ação para derrubá-la. “O governo Wellington Dia busca a valorização do servidor através da remuneração, qualificação e qualidade no atendimento. No caso da categoria, já pagamos o piso superior”, afirma. O piso é no valor de R$ 2 mil, para o regime de 20 horas, e de R$ 2,5 mil por 30 horas trabalhadas. Mas o Governo do Estado já está pagando acima deste valor para os profissionais. Instituições particulares e prefeituras não estão cumprindo a Lei, segundo o Sindicato da Categoria e o Conselho Regional dos Fisioterapeutas.

 

Secretário Estadual de Administração, Franzé Silva

Aplicativo de celular lê o mundo para deficientes visuais

Uma lata de sopa se parece muito com uma lata de feijão. Se você sacudí-los, eles fazem o mesmo som. Então, se você é cego e não quer jantar sopa hoje à noite, pense na possibilidade de baixar um novo aplicativo de smartphone que conecta você via vídeo, ao vivo, a um voluntário com visão normal que pode lhe dizer qual é qual.

Hans Jorgen Wiberg é o inventor do Be My Eyes, um aplicativo gratuito desenvolvido em Copenhague. Ele diz que a ideia original era que as pessoas cegas utilizassem o app principalmente em casa, onde há muitas coisas que precisam ser vistas e uma boa conexão por wi-fi.

Mas Wiberg disse à BBC que os usuários estão usando o aplicativo em outras situações também: "As pessoas usam quando eles vão a algum lugar de ônibus e, ao sair, não encontram a entrada do prédio. Usam o Be My Eyes para vencer esses últimos 20 metros", explica.

 

 

"A resposta tem sido esmagadora", diz Wiberg - que também é deficiente visual. "Lançamos o app há 12 dias e já temos 99 mil colaboradores em todo o mundo. Há tantas pessoas legais no mundo", diz. Um número muito menor, 8.000 pessoas cegas, se inscreveram em busca de ajuda.

Kevin Satizabal, de Londres, registrou uma demonstração do serviço que postou na internet. Ele bate o botão de conexão e nós ouvimos música durante a espera por um voluntário. A música para e aparece uma voluntária com um sotaque americano. Satizabal pergunta se ela está ouvindo e ela diz que pode ouvi-lo bem.

"Você poderia identificar esta embalagem?", diz ele. "Estou apontando a câmera para ele, não sei se você pode vê-lo."

A voluntária arregala os olhos para ver e responde. "É algo de Páscoa... morango sabor marshmallow." Depois de um rápido "obrigado" e "de nada", a ligação termina.

 

Experiência
Smartphones, juntamente com um cão ou uma bengala, tornaram-se uma parte importante do kit de ferramentas de uma pessoa cega. As comunidades online de fãs de tecnologia cegos trazem informações sobre quais modelos têm o software com leitor de tela por fala, por exemplo.

Mas esta é a primeira experiência com ajuda por vídeo ao vivo. Quando abrimos o Be My Eyes pela primeira vez, ele pergunta: "Qual é o seu papel?" O usuário pode então escolher: "Sou cego" ou "Não sou cego".


Fonte: Uol

Posts anteriores