Cidadeverde.com

Associação Reabilitar abre processo seletivo para enfermeiros

Enfermeiros que desejam trabalhar com atividades de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a traumatismos crianioencefálico e raquimedular podem se inscrever até o dia 15 deste mês para o processo seletivo da Associação Reabilitar. A entidade social, que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), desenvolve projetos que atuam no Piauí proporcionando, de forma educativa, à comunidade em geral, conhecimentos sobre a prevenção do AVC e de traumas decorrentes de acidentes.

 
Os interessados devem baixar o formulário de inscrição no site http://www.reabilitar.org.br, entregá-lo juntamente com o currículo na sede da Associação Reabilitar e realizar o pagamento da taxa, que é de 60 reais, por depósito identificado ou transferência bancária. O candidato deve apresentar diploma original e cópia autenticada em cartório, comprovando graduação no Curso de Enfermagem; além do Certificado de Conclusão do Curso, inscrição no Conselho de Enfermagem, RG e CPF originais e cópias autenticadas e comprovante de residência com cópia.
 
É exigida a experiência profissional comprovada mínima de dois anos em serviço de urgência e emergência em Hospital Público e/ou Privado. Serão considerados para fins de avaliação de títulos especialização em urgência/emergência e saúde pública, mestrado e doutorado na área da saúde.  
A divulgação da lista dos candidatos com inscrições deferidas será no dia 20 deste mês. As etapas seguintes são prova, no dia 24 de março, e entrevista, no período de 3 a 7 de abril. O resultado final do processo seletivo, que é para cadastro reserva, será no dia 12 de abril. A carga horária e a remuneração serão para o exercício do cargo de oito horas diárias e 44 horas semanais.

Os perigos da automedicação

A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Os benefícios da atividade física para a saúde da mulher

A prática de exercícios afasta os sintomas da TPM , além de deixar a mulher ainda mais feliz. Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma, porém hoje já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam em todos os aspectos do organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres. Ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejados e estruturados, a mulher observa a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e o aumento do HDL colesterol, o "colesterol bom". Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Na vida da mulher moderna essa prática é essencial, uma vez que a demanda da vida diária torna imperativo que se alcance e se mantenha um nível satisfatório de potência aeróbica, força e flexibilidade.


Fonte: Saesp

Edição: Marcelo Fontenele

Pesquisa comprova que a fome afeta o humor

Uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, comprovou o que muitos de nós sempre falamos: A irritabilidade e o estresse têm ligação direta com a fome. O estudo foi publicado na revista científica Biological Psychiatry, falando que a mudança de humor acontece por causa da variação de serotonina, hormônio que regula o nosso comportamento. De acordo com os cientistas, quando estamos com fome o nível de serotonina no organismo baixa, afetando as regiões cerebrais responsáveis por controlar sentimentos como a raiva. Estes níveis hormonais se estabilizam logo após a ingestão de comida. A pesquisa monitorou a dieta de voluntários saudáveis e os mesmos ainda responderam a um questionário de personalidade para avaliar se eles tinham, ou não, tendência natural para a agressividade. 

Aprenda a prevenir quedas em idosos

A queda é uma das principais causas de morte e de invalidez da terceira idade. Portanto, os familiares precisam redobrar a atenção com os idosos, principalmente em casa, onde as quedas mais acontecem. Nesta fase da vida, são comuns os problemas visuais e neurológicos que acabam limitando alguns movimentos. Então, seguem algumas dicas que podem evitar os acidentes domésticos:

Banheiro
1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário;

Quarto:
1. Usar tapetes fixos ao chão e não encerar o piso;
2. Usar sapatos com solado antiderrapante;
3. Ajustar a altura da cama e colchão firme;
4. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;

Sala:
1. Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça;
2. Preferir sofás firmes e altos;
3. Utilizar poltronas com braços;

Cozinha:
1. Utilizar armários fixos e de fácil alcance;

Escadas:
1. Deve possuir corrimão nas laterais;
2. Estar livre de objetos;
3. Utilizar fitas antiderrapantes nos degraus;
4. Ter interruptores de luz na parte superior e inferior da escada.

Posts anteriores