Cidadeverde.com

25 casos de guillain barré confirmados neste ano

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que de janeiro à julho deste ano já foram confirmados 25 casos de pessoas com a síndrome de Guillain Barré. Uma pessoa morreu por causa da doença. Os números seguem a mesma proporção mundial, que é de 2 a 3 casos para um grupo de 100 mil pessoas. A Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular. Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente.

Aberto processo seletivo no CEIR

A Associação Reabilitar, entidade social que administra o Centro Integrado de Reabilitação, lançou edital de processo seletivo para o cadastro de reserva do Ceir. As áreas abertas são para terapia ocupacional, médico neuropediatra, musicoterapia, fonoaudiologia/audiologia, serviço social, fisioterapia (adulto), artes, enfermagem, educação física e fisioterapia aquática/hidroterapia. O período das inscrições e entrega de currículos será do dia 1° a 9 de agosto. Os interessados devem baixar o formulário de inscrição no site www.reabilitar.org.br, entregá-lo juntamente com o currículo na sede da Associação Reabilitar e realizar o pagamento da taxa, que é de R$ 60 reais, por depósito identificado ou transferência bancária. O resultado da primeira etapa, que é a avaliação do currículo, está previsto para o dia 15 de agosto. A segunda etapa será a prova escrita no dia 19. Em seguida, serão realizadas entrevistas do dia 28 de agosto a 6 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 10 de setembro. Os profissionais selecionados serão contratados de acordo com a demanda do Centro. O processo seletivo terá a validade de dois anos, podendo haver prorrogação do período.

FMS: Atenção para o prazo do processo seletivo

Termina na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, às 13 horas, o período de inscrições para o Processo Seletivo da Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresina. A seleção contratará 760 pessoas para trabalhar temporariamente substituindo profissionais do quadro da instituição em férias, licenças ou impedimentos. A prova escrita objetiva será realizada no dia 20 de agosto, no período das 9 às 13 horas. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 18 de setembro deste ano.

Chá previne e trata doenças neurológicas e cardiovasculares

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde por conter água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar inúmeras doenças. Os diversos ingredientes encontrados nas infusões podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes. Diante dos inúmeros benefícios da bebida, o mercado oferece uma excelente variedade de sabores. Entre eles, o chá de hibisco, os chás branco e verde com misturas diferenciadas de aromas, os chás de ervas e os de fruta, incluindo opções de chás orgânicos.

Um estudo realizado na universidade americana de Newcastle e publicado pelo jornal acadêmico Phytotherapy Research, dos Estados Unidos, mostrou que o consumo de chá inibe a produção de enzimas cerebrais associadas à perda de memória. No entanto, para que os efeitos possam ser percebidos, a bebida deve ser consumida diariamente. Ainda de acordo com a pesquisa, quando associada a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis o chá auxilia na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, aterosclerose e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Eles também ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e doenças relacionadas com o declínio da mente, como Alzheimer.

Não há um horário melhor que outro para se tomar chá, mas para obter ainda mais benefícios, os horários podem variar, de acordo com a Revista Viva Saúde. O chá preto, por exemplo, é indicado para ser consumido no período da manhã, uma vez que por conter cafeína, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia e ajuda a deixar a pessoa com mais disposição. Já após as refeições, o chá-verde é um ótimo digestivo e, por ter propriedades diuréticas, pode ser consumido durante as refeições.

Fonte: Ascom da Taeq

Retirar a camisinha sem a outra pessoa saber é crime

Retirar a camisinha durante o sexo sem o consentimento do outro pode oferecer sérios riscos para a saúde física e mental da vítima. Essa prática é chamada de Stealthing. Isso, além de causar diversos traumas emocionais, também podem causar danos irreversíveis à saúde. Uma das maiores dificuldades de quem é vítima do Stealthing é conseguir punir o agressor. As advogadas Ana Paula Braga e Marina Ruzzi, especialistas na defesa dos direitos das mulheres, ressaltam que as dificuldades são enormes, como em todo crime sexual, onde a palavra da vítima não é valorizada e as provas são difíceis de reunir. Mas o caso deve ser denunciado à polícia. Se perceber que algo ocorreu de forma estranha na relação sexual, busque ajuda especializada. Na área da saúde, é importante pedir auxílio médico e explicar o que ocorreu.

Posts anteriores