Cidadeverde.com

Aprenda a manter seu cérebro jovem

Atividades
É muito importante manter o cérebro sempre ativo e trabalhando, mas para isso não basta realizar somente as atividades do dia a dia. É necessário aprender algo novo e essa medida pode, até mesmo, paralisar a deterioração do cérebro. Iniciar novos hobbies que testam seus reflexos e a coordenação entre mãos e olhos, por exemplo, já é suficiente para exercitar o órgão. Tocar um instrumento musical também pode ser útil, já que a tarefa envolve diferentes partes do cérebro ? áreas responsáveis pela coordenação motora fina, audição e visão. As atividades físicas também influenciam positivamente o cérebro. Uma pessoa pode criar mais células na área cerebral que é importante para a memória ? o hipocampo ? se exercitando. A prática pode ser leve, sem maiores exigências.

Alimentação

Para manter o cérebro com vitalidade é importante observar a alimentação. Os alimentos que contêm antocianinas auxiliam na manutenção da jovialidade e previnem doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas. Todas as frutas e verduras frescas ajudam a manter a saúde, mas frutas roxas, como a amora e o mirtilo podem trazer ainda mais benefícios. A dica aqui é aproveitar todo o sabor do suco de amora e laranja ou ainda um suco de mirtilo, banana e iogurte.

Socialização

O contato direto e as atividades sociais estimulam o cérebro de maneira semelhante aos exercícios, como ler e fazer palavras cruzadas. Assim como aprender coisas novas, ou ser fisicamente ativo, atividades sociais ajudam a desenvolver conexões entre os neurônios em diferentes áreas do cérebro.

Artigo: Por que o fisioterapeuta não deve prostituir o mercado?

ARTIGO

Por: Dra. Amanda Damasceno Soares (*)

 

Quando um profissional se forma, tudo que ele quer é iniciar logo o exercício de sua profissão. Entre os Fisioterapeutas não é diferente, basta registrar-se junto ao Sistema COFFITO/CREFITO e já pode começar a trabalhar com atendimentos domiciliares, em hospitais, clubes, clínicas, centros de reabilitação ou mesmo dedicar sua carreira ao magistério formando novos Fisioterapeutas. Mas por que falar neste assunto? Porque enquanto um Fisioterapeuta aceitar trabalhar por valores a R$ 5, por exemplo, não haverá valorização da Fisioterapia e do Fisioterapeuta. Muitos Fisioterapeutas deixam de lado ou esquecem o esforço que fizeram ao estudar Fisioterapia e ainda fazem para melhorar sua capacidade profissional e por não encontrar outras oportunidades acabam aceitando o que o empregador quiser pagar.

Não é bem assim, é sabido que o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta não é fácil, principalmente para quem está recém-formado e que trás uma bagagem profissional com pouca experiência profissional, já que a experiência de estágio adquirida na faculdade nem sempre é suficiente, nem sempre ajudará porque querendo ou não a experiência e o olhar de quem já tem certo tempo de trabalho contarão muito mais, sobretudo nos momentos difíceis do trabalho que exigirão tomadas de decisão que só a experiência será determinante. É sabido também que além da pouca experiência, o novo Fisioterapeuta encontrará um mercado de trabalho altamente competitivo e agressivo, e que ficarão aqueles e aquelas que se dedicarem ao máximo e dispuserem a buscar atualizações, especializações e que também estejam preparados para novas tecnologias que surgem a todo instante. O Fisioterapeuta que está recém-formado ou quem já está há algum tempo no mercado de trabalho precisa pensar com responsabilidade no papel que está desempenhando e tomar cuidado para não prostituir a Fisioterapia, ela depende primeiramente do Fisioterapeuta para ser valorizada.

 

(*) Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estácio de Sá de Niterói e Especialista em Acupuntura pelas Faculdades Pestalozzi de Niterói

Tratamento caseiro para cravos e espinhas

Adicione em uma panela os ingredientes:
- 50 ml de água
- 2 colheres de sopa de argila medicinal
- ½ colher de enxofre
- 1 colher de camomila
 

Procedimento:
Ferva a água e coloque o enxofre, a argila e a camomila. Depois, utilize a máscara ainda morna em todo o rosto e deixe agir por 15 minutos. Enxague e utilize um creme facial.

HUT reforça equipes de plantão para atender demanda do Natal e reveillon

A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já reforçou as equipes de profissionais dos setores mais críticos que estarão de plantão no Natal e no Ano Novo. De acordo como o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, em épocas festivas como esta é esperado um aumento em torno de 60% na área do trauma e o reforço nas equipes se concentra, principalmente, nos setores de Ortopedia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Imagens e Gráficos. Para alertar os motoristas que ainda insistem em misturar álcool e direção Dr. Gilberto explica: “A mistura álcool e direção tem aumentado cada vez mais a gravidade dos acidentes e deixado as vítimas cada vez mais graves com sequelas muitas vezes permanentes. Quase 60% dos acidentados com motocicletas tem idade entre 21 e 40 anos, ou seja, está no auge da vida produtiva”. Em 2016, até novembro, o HUT realizou 65.782 atendimentos sendo que 12.896 foram de acidentes de trânsito. E dentre os acidentes de trânsito 10.786 foram com motocicletas.

Nutricionista explica como manter a dieta mesmo com as festas de fim de ano

Manter a dieta no final do ano parece impossível, são inúmeras as confraternizações neste período e o desafio é não ganhar peso com tantas delícias em excesso, já que o carnaval é logo no começo do ano e o desejo de muitos é estar em forma. A dica é não ir para a confraternização com fome, antes faça um lanche leve, como um suco, iogurte e sanduíche natural. Leve sempre na bolsa frutas ou barra de cereais, assim você não sairá da rotina. Segundo a nutricionista, Larissa Waleria, alguns cuidados podem ajudar a não fugir da dieta, como não sair da rotina e comer de 3 em 3h, além de mastigar bem cada porção de alimento. “É importante fazer boas escolhas na hora de montar o prato, de preferência começar com as saladas, legumes e verduras. Na ceia de Natal optar pelo peru, pois é menos calórico que o pernil e tender”, destacou Larissa.

Nutricionista Larissa Waleria

Para a Ceia de Natal planeje um cardápio mais leve, prepare os pratos com produtos light, com reduzida adição de gordura e açúcar. Use temperos naturais (orégano, salsa, limão, azeite e alecrim). Já para as sobremesas, uma ótima opção são as frutas, mas se sentir o desejo de comer algo diferente basta escolher apenas umas das sobremesas e colocar uma porção pequena. Algumas pessoas esquecem que as bebidas alcoólicas são calóricas, onde 1 grama de álcool equivale 7 calorias. Estas calorias todas serão transformadas em gorduras as quais atrapalharão no emagrecimento. Procure beber com moderação e intercalar o consumo com bebidas não alcoólicas para manter a hidratação do corpo. A última dica é não levar sobras da confraternização para casa, assim você evita sair da dieta e no dia seguinte volta à rotina de alimentação e exercícios.

Posts anteriores