Cidadeverde.com

Farmácia Magistral é tema de seminário para acadêmicos e farmacêuticos

Gestão da Qualidade na Farmácia Magistral e Atividade Clínica do Farmacêutico na Farmácia Magistral são os temas dos dois minicursos oferecidos no III Seminário de Aprimoramento para Acadêmicos e Profissionais Farmacêuticos, que acontece dia 28 de março, das 08h às 18h, no Auditório do SEBRAE-PI, na Av. Campos Sales.

O número de farmácias magistrais no Brasil tem aumentado nos últimos anos e um dos motivos para o aquecimento desse mercado é a relação com a vantagem de que a terapêutica personalizada permite a adequação de doses, associação de fármacos e escolha da forma farmacêutica mais adequada ao paciente. Além disso, é possível preparar medicamentos órfãos, inclusive aqueles retirados do mercado pela indústria farmacêutica por razões econômicas ou outras, viabilizando também outros usos para medicamentos tradicionais.

Apesar das vantagens do medicamento manipulado, a farmácia magistral encontra alguns obstáculos à sua consolidação e estabilidade no mercado. O maior destes obstáculos é a perda da credibilidade junto à classe médica, órgãos sanitários e sociedade decorrente de desvios na qualidade de alguns medicamentos manipulados. Parte deste descrédito está relacionado com a suposição de que o medicamento magistral não seguiria os mesmos critérios rígidos de controle de qualidade do medicamento industrializado e dessa forma não teria a mesma eficácia e segurança deste. O fato é que a qualidade é um atributo básico e essencial para garantir a eficácia e segurança de qualquer medicamento, seja ele magistral ou industrializado.

Os minicursos serão ministrados pelo paulista Ivan da Gama Teixeira, especialista em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia e membro da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) e da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).

As inscrições estão abertas para estudantes de Farmácia e profissionais farmacêuticos e podem ser feitas através das acadêmicas Raissa Rocha (86-9852.4242), Stephanya Carvalho (86-9937.7513) e Erika Pinheiro (86-8150.0910) ou no dia e local do evento.
Todos os participantes receberão certificado de 10 horas.

 

Fonte: Ascom do CRF-PI

"Desconectar" ajuda a combater o estresse no trabalho

Que o estresse é considerado o mal do século, não é novidade. O blog VIDA leu um artigo americano que consideramos interessante e que foi publicado na revista Forbes, de autoria do especialista em controle emocional, Travis Bradberry. Ele afirma que o estresse tem dois lados, o bom e o ruim. Segundo Travis, o estresse pode melhorar o desempenho no trabalho, pois pessoas relaxadas demais demoram a se interessar e a ter concentração nas atividades. Porém, o especialista diz que estresse demais deixa o profissional muito ansioso e tem uma chance maior de dar um "chilique". O ideal é controlar o nervosismo, que não é nada fácil. Mas aqui seguem oito dicas de Travis Bradberry que podem diminuir o nível de estresse no trabalho. E uma delas, pásmem, sugere que o profissional fique desconectado das tecnologias por um período de tempo. Confira:

1 - Agradeça pelo que você tem – É cientificamente provado que quem agradece é menos estressado. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), pessoas que cultivaram uma atitude de agradecimento reduziram os índices de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – no sangue.

2 - Não use a expressão "e se" – Segundo Bradberry, essas duas palavrinhas, quando juntas, "colocam lenha na fornalha do estresse. As coisas podem se desenrolar em infinitas possibilidades. Para que ficar pensando no pior que pode acontecer?

3 - Fuja da "hora do café" – No momento em que todo mundo se junta para aquele cafezinho da tarde, raramente o papo é otimista, certo? Conversas pessimistas atraem o estresse. 

4 - Seja otimista – Um "truque" complementar às duas últimas dicas. Quando você pensa positivo, seu cérebro é direcionado para assuntos que não trazem nenhum estresse à mente.

5 - Desconecte-se – A tecnologia trouxe inúmeros benefícios às nossas vidas, mas causou alguns problemas: um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas ao dia, sete dias por semana. Por isso, sempre que possível, desligue o celular e fique longe da sua caixa de e-mails. Se você continuar resistente à ideia, tente se desconectar em horários com a menor possibilidade possível de um contato. Conforme aumentar a confiança, estenda esses momentos offline.

6) Tome menos café – A bebida é um gatilho para a liberação de adrenalina, hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina pode ser importante para fazer alguém correr ao se deparar com um urso, mas não é a maior aliada para quem precisa responder um e-mail delicado.

7) Durma – Colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e todos sabemos disso. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço.

8) Respire fundo – Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa.

Idosos participam de caminhada em Demerval Lobão

Com o tema "Em busca da qualidade de vida", foi realizada hoje uma vasta programação voltada para a saúde no município de Demerval Lobão, que fica a 28 quilômetros de Teresina. O blog VIDA teve a satisfação de participar e fizemos alguns registros. Os principais participantes foram os idosos, que deram show de disposição. A concentração foi na igreja matriz da cidade, com alongamentos e aquecimentos orientados por um educador físico. Depois, a equipe do Núcleo de Apoio á Saúde da Família - NASF seguiu pelas principais ruas de Demerval Lobão com essa turma super animada. O objetivo foi incentivar outras pessoas para a prática de atividade física e à visita ao médico regularmente. A caminhada terminou no centro de Convivência do Idoso, onde foi apresentada a equipe de fisioterapeutas que está fazendo um belo trabalho nos pacientes que estão acamados em casa. O momento de confraternização ainda teve exercícios de respiração e lanche.

Veja alguns registros, feitos por Luciana Cardoso e Walniza Rocha Lima:

ENTREVISTA: Dermatologista fala sobre os cuidados com a pele

A pele é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo e requer cuidados especiais. Já se foi o tempo em que ter esse cuidado era coisa exclusiva de mulher e apenas com caráter estético. A pele pode apresentar sérios problemas na saúde se não forem tomados alguns cuidados e pela ausência da visita ao profissional especializado. Para a entrevista especial desse sábado, o blog VIDA convidou a médica Iluska Dias, pós-graduada em Dermatologia e Mestre em Saúde da Família. Era início da tarde, no CEIR, quando ela nos recebeu. A sessão de fotos aconteceu antes dela se dirigir ao seu consultório, que fica dentro de uma grande clínica no Centro de Teresina. Leia tudo e fique atento às dicas!

 

FOTOS: Marcelo Fontenele

Dra. Iluska Dias - médica dermatologista

MARCELO FONTENELE - Uma pergunta que sempre tive vontade de fazer a dermatologista é sobre o uso prolongado e frequente de maquiagens. A gente sabe que hoje boa parte das mulheres não sai de casa sem usar esse artifício que melhora visualmente o aspecto da pele. Quais as consequências desse uso excessivo?

DRA. ILUSKA DIAS – O importante de se usar a maquiagem sem danificar a pele é retirá-la por completo. Pois a mesma pode obstruir os poros, levando o aparecimento de comedões (cravos) e o aspecto de pele cansada, sem brilho.

 

MARCELO FONTENELE - Moramos num Estado de temperatura predominantemente elevada. Por isso, creio que ter a pele oleosa deve muito comum entre as pessoas. Como podemos diminuir esse efeito da oleosidade?

DRA. ILUSKA DIAS – Isso é possível com o uso de sabonetes específicos para cada tipo de pele, gel que retém a oleosidade, evitando com que os poros fiquem dilatados, ou seja, mais visíveis, além de protetores solares com controle de oleosidade.

 

MARCELO FONTENELE - Quais as principais patologias que vocês dermatologistas recebem nos consultórios?

DRA. ILUSKA DIAS - Acne, melasma, dermatite alérgicas e de contato, estrias são queixas frequentes dos pacientes dermatológicos.

MARCELO FONTENELE - O tratamento para esses problemas é demorado?

DRA. ILUSKA DIAS - O tratamento para cada diagnóstico desses citados varia de acordo com o grau de evolução de cada patologia, sendo esses necessários controles e profilaxias.

 

MARCELO FONTENELE - Como a alimentação influencia na "qualidade" da pele?

DRA. ILUSKA DIAS - A alimentação equilibrada, sem frituras e o mínimo de gorduras, tem um papel importante na pele, além de ajudar  no controle da inflamação da acne, como evitar o aparecimento de xantelasma nas pálpebras, um tipo de lesão de pele que pode ser provocada pelo aumento do colesterol. Não esquecer também da hidratação oral, ingerindo até 3 litros de água por dia, para uma melhor hidratação da pele.

 

MARCELO FONTENELE - Outro tema que não podemos deixar de abordar é sobre a exposição ao sol. O que isso pode provocar, se acontecer de forma prolongada?

DRA. ILUSKA DIAS - O envelhecimento da pele, como manchas escuras e brancas, rugas e até levar o aparecimento de câncer de pele.

MARCELO FONTENELE - Como escolher o protetor ideal para cada pele?

DRA. ILUSKA DIAS – Devemos conhecer que tipo de pele você tem e optar por veículos compatíveis com sua pele. Por exemplo:

Pele Oleosa/ Mista - protetores solares a base de gel, gel creme, oil free, acqua, oil control e

Pele Seca - protetores solares a base de creme, loção, fluido

 

MARCELO FONTENELE - E quanto ao uso dos sabonetes... Geralmente as pessoas utilizam o mesmo sabonete para o corpo e para o rosto. Isso é certo?

DRA. ILUSKA DIAS - Não. Porque a pele do rosto pode se diferenciar da pele do corpo. Exemplo: Pele da face pode ser oleosa e a pele do corpo seca (ressecada). Logo, o ideal é o protetor solar da face com controle de oleosidade e para o corpo um com veículo creme ou loção.

 

MARCELO FONTENELE - O rosto também merece ter uma toalha específica para uso? Ou a que é usada para se enxugar após o banho pode ser utilizada?

DRA. ILUSKA DIAS - Você pode fazer uso da mesma toalha do corpo no rosto, desde que seja macia e limpa, sem manchas.

MARCELO FONTENELE - Os homens têm procurado mais a dermatologia?

DRA. ILUSKA DIAS - Sim. Os homens estão com as mesmas precauções das mulheres, evitando manchas e envelhecimento precoce.

 

MARCELO FONTENELE - Qual a importância de ir ao dermatologista com frequência?

DRA. ILUSKA DIAS - A importância de ir ao dermatologista com frequência é que o paciente tenha a sua pele cuidadosamente examinada e acompanhada. Assim, evitando alteração ou surgimento de alguma mancha ou sinal que possa levar alguma patologia mais grave.

Sábado é dia de entrevista no blog VIDA. O tema será "cuidados com a pele"

Sábado é dia de entrevista no blog VIDA. A nossa convidada é a médica dermatologista, Iluska Dias. Vamos falar sobre os cuidados com a pele. São muitas dúvidas com relação ao uso frequente e duradouro de maquiagens. O que fazer com as peles oleosas? Quais os problemas mais comuns que chegam nos consultórios dermatológicos? Vamos, ainda, abordar sobre os perigos da noss exposição ao sol e muito mais. Fique conectado! A entrevista completa entrará no ar nas primeiras horas desse sábado.

Dra. Iluska Borges Dias (CRM 3786)

Médica Dermatologista

Posts anteriores