Cidadeverde.com

Viroses deixam urgências pediátricas lotadas e médica orienta os pais

Imprimir

As urgências pediátricas de Teresina costumam ficar lotadas de crianças neste período do ano devido à grande contaminação por diversos tipos de viroses. A médica pediatra Lorena Mesquita destaca que a transmissão é facilitada durante o período chuvoso e que é possível prevenir a contaminação mantendo as mãos das crianças sempre limpas.

"Se for para fazer uma única recomendação, diria que o ideal é lavar bem as mãos sempre. Isso porque a transmissão dessas viroses acontece pelo contato e pelo ar. As crianças em idade escolar são as mais afetadas, pois ficam muito juntas nas salas de aula. Se um colega está doente, logo toda a turma adoece também", explicou a médica no Jornal do Piauí desta terça-feira (31).

Lorena orienta os pais para que evitem levar as crianças ao hospital com menos de 24 horas do aparecimento dos primeiros sintomas. Ela diz ainda que a maioria das viroses transmitidas nesse período são autolimitadas, ou seja, desaparecem sozinhas entre 07 e dez dias.

"Muitas crianças chegam ao hospital somente com uma febre. Sem outros sintomas associados não é possível fazer um diagnóstico. Os pais podem dar um antitérmico que os pediatras costumam receitar e, caso a criança passe a sentir dores e mal estar após 24h, aí sim buscar um hospital". 

Maria Romero (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais