Cidadeverde.com

Vistoria encontra 11 barras de ferro usadas por presos para fugas e mortes

Imprimir
  • custodia01.jpg
  • custodia02.jpg
  • custodia03.jpg
  • custodia04.jpg
  • custodia05.jpg
  • custodia06.jpg
  • custodia07.jpg

A Casa de Custódia, maior presídio do Piauí, enfrentou sua quarta tentativa de fuga em menos de uma semana. Durante vistoria realizada nesta segunda-feira (17) foram encontradas 11 barras de ferro. Os objetos teriam auxiliado os presos na tentativa de fuga em massa que aconteceu na noite do último  (16). Os vergalhões que são retirados das paredes da Custódia também são usados para assassinatos nos pavilhões. 

A direção do presídio e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) afirmam que a segurança da unidade prisional é precária e ineficaz.

diretor do presídio, capitão Dênio Marinho, alerta que a estrutura física do local está comprometida e que isso ajudou os detentos na tentativa de fuga. "Em vistoria nós encontramos barras de ferro que são da própria estrutura da Casa. Eles também usaram lençóis e punhos de rede para montar uma corda", afirmou o militar. 

O Sinpoljuspi ratifica o alerta da direção de que a segurança do local é falha. Além do efetivo insuficiente, parte das câmeras de segurança e o detector de metal não estão funcionando.

"Você tem um leque de aparelhos para auxiliar o trabalho dos agentes. Na ausência deles se torna difícil garantir a segurança. Muitas vezes, o agente usa sua própria arma e munição, por falta de material", afirmou o diretor administrativo do Sindicato, Kleiton Holanda.

Ele diz ainda que o Estado deve tomar providências para evitar que situação no sistema prisional piauiense não atinja um estado de caos. "É triste e pode se transformar em algo pior e trazer ainda mais prejuízos para a sociedade. O Estado deve tomar providências. Só ele pode mudar esse quadro", finaliza.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais