Cidadeverde.com

Você é um empreendedor acomodado ou oportunista? Veja tipos

Imprimir

Algumas características e atitudes podem revelar muito sobre que tipo de empreendedor você é. Fazedor, oportunista, realizador, sonhador, tradicional e acomodado são os principais perfis de empreendedores, de acordo com a pesquisa inédita “O Céu e o Inferno do empreendedorismo”, realizada pelo Sebrae-SP. 

O estudo teve como base 120 entrevistas pessoais para definir os perfis de empreendedores e 1080 entrevistas telefônicas com microempreendedores individuais, proprietários de microempresas e empresas de pequeno porte. O período da coleta de dados foi de 10 a 25 de abril deste ano. Veja as características dos seis tipos mapeados de empreendedores.

1. Fazedor 

Esse tipo de empresário sabe gerenciar, cumprir as metas e fazer seu negócio dar lucro. Aprender a delegar é uma das habilidades que ele precisa desenvolver. Uma vontade do empreendedor é ter um sócio, apesar de não se sentir sozinho.

A maioria dos empreendedores é casada, apresenta superior completo e leve tendência à concentração no interior do estado de São Paulo. Do total de entrevistados, 21% se encaixam nesse perfil.

2. Oportunista 

Gosta de aprender com as pessoas com quem trabalha e acredita na sorte. Esse tipo de empreendedor é motivado por uma oportunidade interessante e representa 21% dos ouvidos pela pesquisa. A maioria é homem, com superior completo e não está concentrada em um local especifico.

3. Realizador

O empresário realizador não gosta de depender dos outros e é o que mais apresenta características de um empreendedor de sucesso. Acompanha o desempenho dos concorrentes e é competitivo, além de criativo e organizado. Dos entrevistados, 20% apresentam esse perfil, são homens e têm formação de ensino médio completo.

4. Sonhador

Uma das vontades desse tipo de empreendedor é ter mais habilidade para administrar o negócio, saber delegar, vender e investir melhor. É o grupo com maior concentração de pessoas que começaram do zero seu negócio: 19% dos ouvidos. A maioria apresenta ensino médio completo e tem leve tendência de se encontrar no interior do estado de São Paulo.

5. Tradicional

O empreendedor tradicional não busca inovações e não se atualiza. De acordo com a pesquisa, 10% dos entrevistados se encontram nesse perfil e tem uma média de idade de 43 anos. Eles têm superior completo e são os que menos encontram felicidade no negócio.

6. Acomodado

Esse tipo de empresário precisa desenvolver habilidades comportamentais porque se sente inseguro e despreparado para administrar um negócio. Não acompanha a concorrência e não quer assumir riscos. Dos ouvidos, 9% se encaixam nesse perfil e têm uma média de idade de 50 anos.

Fonte: Exame.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais