Cidadeverde.com

Votação do financiamento de campanha divide bancada do Piauí na Câmara

Imprimir

A votação da reforma política na Câmara dos Deputados dividiu a bancada do Piauí, pelo menos quando o assunto foi a proposta de financiamento de campanha que permite as doações de empresas para partidos. Dos 10 parlamentares que representam o estado, seis votaram favoráveis e quatro foram contrários ao projeto, que foi aprovado em votação na sessão de ontem (27). 

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou que será permitido o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos e as doações de pessoas físicas para candidatos. Foram 330 votos a favor e 141 contrários, além de uma abstenção. Uma nova lei deverá definir os limites máximos de arrecadação e dos gastos de recursos para cada cargo eletivo. 

Deputados do PCdoB, PT, PSOL e PSB protestaram na votação, alegando que houve manobra para reverter a derrota ocorrida na terça-feira, quando os parlamentares rejeitaram a emenda que autorizava doações de pessoas físicas e jurídicas a candidatos e partidos. 

A inclusão da permissão dessas doações na Constituição pode impedir que o financiamento seja questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que já tramita na corte ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionando a medida. Seis ministros do STF já votaram contra o modelo atual de financiamento. 

Veja como votaram os deputados do Piauí

Proposição: PEC Nº 182/2007 - EMENDA AGLUTINATIVA Nº 28

Marcelo Castro (PMDB) - Não
Iracema Portella (PP) - Sim
Silas Freire (PR) - Não
Átila Lira (PSB) - Sim
Heráclito Fortes (PSB) - Sim
Rodrigo Martins (PSB) - Não
Júlio César (PSD) - Sim
Assis Carvalho (PT) - Não
Paes Landim (PTB) - Sim
Mainha (SD) - Sim

Fábio Lima (com informações da Agência Câmara de Notícias)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais